02 junho 2013

Academistas confirmam título com vitória guerreira


Crasto - Académico Viseu 2:3
Crasto: Tiago, Pote, Ivan, Picaré, António (Anthony, 51 min), Pedro Pinto, Teles (João Matos, 64 min), Rui Silva, Fábio Rodrigues, Hugo (David Ramos, 51 min) e Márcio.
Suplentes não utilizados: Ze Eduardo, Lucena, Zé Diogo e Carlos.
Treinador: André Sapata.
Académico Viseu: Fábio Farias (Miguel, 50 min), Pedro, Carlos, Eduardo, Rafael Silva, Rafael Barreiros, Marcelo, João Soares (João Silva, 74 min), Jimmy (Rafael Campos, 51 min), Benjamim e Micoli.
Suplentes não utilizados:Ricardo, Renato, Tiago Vaz Pinto e Vasco.
Treinador: Roger e Pedro.
Cartões amarelos:
Académico Viseu: Rafael Barreiros (80 + 5 min)
Cartões vermelhos: 
Crasto: Ivan(60 min)
Académico Viseu: Rafael Campos (80 min)

Árbitro: Pedro Saraiva, Auxiliares: Sérgio Pinto e João Martins.
Este era um jogo que apesar de as maiores decisões ja estarem tomadas nenhuma das equipas queria perder. Estas equipas foram ao longo de todo o Campeonato as que se mostraram mais competentes e acima de tudo superiores e com isso o espectáculo prometia.
Logo no primeiro minutos Jimmy desmarca Micoli que aparece solto perante Tiago que se antecipa ao avançado academista.
Foram minutos iniciais de muito estudo mútuo sem que nenhuma das equipas criassem lances de perigo para ambas as balizas.
Esse lance surgiria aos 12 minutos para o Crasto quando Fábio Rodrigues surge desmarcado a rematar forte obrigando Fábio a boa defesa. Sete minutos depois Benjamim remata em boa posição para defesa fácil de Tiago.
O marcador viria a funcionar à passagem do minuto 20 quando num livre marcado de forma rápida e aproveitando a desatenção da defesa academista a bola chega a Márcio que centra para Fábio aparecer a encostar fazendo o golo da equipa local.
A resposta academista surge aos 24 minutos quando João Soares após uma boa jogada individual com um centro remate quase que surpreende Tiago.
No minuto seguinte o guarda-redes local nega por duas situações o golo primeiro após remate colocado de Rafael Silva. No seguimento do canto é Rafael Barreiros a ver negado o golo após cabeceamento colocado. Grande momento para o guarda-redes local! 
Aos 27 minutos Teles desmarca Pote que remate colocado muito perto da baliza academista.
Três minutos depois o empate viria a ser alcançado quando num livre de muito longe de Rafael Silva, Tiago tem uma defesa incompleta e Micoli é mais rápido que a defesa local e restabelece o empate.
Aos 32 minutos Jimmy desfere um bom remate mas vê Tiago a ter nova grande defesa a evitar o golo academista. No minuto seguinte após bola perdida em zona proibitiva surge um lance de rápido contra-ataque conduzido por Fábio Rodrigues que em boa posição remata perto da baliza defendida por Fábio.
Aos 35 minutos Teles marca o livre da melhor forma para o interior da área academista valendo o corte providencial da defesa academista quando Ivan se encontrava em boa posição para o golo.
Aos 39 minutos surge o primeiro dos lances muito polémicos que marcaram esta partida. Foi num lance muito rápido de ataque, Ivan disputa a bola com Micoli ficando a dúvida se este derruba o avançado academista.
Chamado a marcar Rafael Silva marca forte e coloca os academistas na frente do marcador, sendo este o resultado com que as equipas iriam regressar aos balneários para o merecido descanso.
Coube aos academistas o primeiro lance de perigo para uma das balizas acontece aos 42 minutos quando Pedro tem um bom centro para Micoli aparecer a rematar perto da baliza de Tiago.
Na resposta é Teles a rematar perto da baliza academista.
Aos 45 minutos Rafael Silva sobe bem na sua ala e centra colocando à prova o guarda-redes local.  Aos 53 minutos é a vez de Pedro Pinto aparecer a cabecear para grande defesa do agora guarda-redes academista Miguel. O mesmo jogador que evita o golo quando responde com nova boa defesa a remate de Fábio Rodrigues.
Corolário deste maior ascendente da equipa local o empate viria a ser alcançado num  livre lateral onde Ivan parece ser o ultimo jogador e o mais lesto a antecipar-se ao cacho de jogadores que se encontravam no interior da área academista.
Lance bastante contestado pelos academistas que se queixam da falta assinalada bem como de falta sobre o seu guarda-redes e que motivam a expulsão de director e treinador academista.
Três minutos depois novo lance muito contestado surge desta vez pelos locais quando numa disputa de bola entre Ivan e Micoli o avançado é tocado pelo defesa local e como se iria isolar tem ordem de expulsão. No livre Marcelo vê a bola ainda rasar o poste da baliza de Tiago.
Aos 65 minutos da partida Benjamim aparece solto de marcação e com um remate habilidoso vê Tiago negar-lhe o golo.
Os academistas em vantagem numérica apertam os locais e aos 71 minutos Micoli entra bem na área sendo tocado pelo defesa local. Chamado a marcar Benjamim remata fraco e ao lado desperdiçando assim uma boa oportunidade para colocar a sua equipa em frente do marcador.
Dois minutos depois João Matos obriga Miguel a uma boa defesa que têm resposta à altura pelo guarda-redes local Tiago quando este voa a negar o golo após remate colocado e com selo de golo de Rafael Silva.
No minuto seguinte é João Silva bem solicitado por Marcelo a aparecer em boa posição a rematar bem mas a ver Tiago a ter boa defesa.
Aos 80 minutos lance contestado pelos academistas quando após defesa de Tiago fica a dúvida se a bola não atravessa por completo a linha de golo. Ficam as dúvidas!
Um minuto depois Rafael Silva na marcação de um livre obriga novamente Tiago a grande defesa que se assumia o principal entrave para a vitória academista.
Esse desidrato viria a ser conquistado pelos academistas quando na sequência de um livre lateral de Marcelo a bola chega a Rafael Barreiros que se antecipa à defesa local e faz o golo para gáudio dos academistas.
Até ao final da partida mais nada viria a ser conseguido e desta forma os academistas conquistam uma vitória cheia de querer e entrega que caracteriza da melhor forma a prestação destes nesta fase final frente a um adversário que também ele mostrou o porque desta boa prestação na prova.
Um jogo marcado pela actuação desastrosa do trio de arbitragem que foi acumulando erros em prejuízo do futebol que as outras duas equipas foram mostrando ao longo dos 80 minutos. O poder que um apito dá não pode ser o suficiente para que um juiz tenha tantos erros e uma autoridade alicerçada em atitudes de excesso e injustificado poder. A merecer reflexão pois o espectáculo que estas duas equipas protagonizaram não mereciam tal trabalho.


Out: Associação Futebol Viseu. Penso que os campeões dos diversos escalões competitivos  merecem da instituição que tutela as competições distritais o mesmo reconhecimento mas hoje duas situações mostram que não é bem assim. Em primeiro lugar a arbitragem de Pedro Saraiva que estragou por completo um jogo em que as restantes equipas não mereciam tal trabalho. A merecer bastante. Em segundo prende-se com o facto de a taça merecida a estes campeões não ter sido entregue a quem durante 9 meses lutou arduamente pela sua conquista. Se na semana passada ainda pode haver desculpas esta semana as mesmas não são válidas e fica este enorme reparo pois acima de tudo todos os clubes devem ser tratados por igual na altura das derrotas e das vitórias. A reflectir!

Outros resultados:
Tondela- Drizes 3:4
Clube
J
V
E
D
GM
GS
Pontos
Académico Viseu651015716
Crasto62311399
Tondela612310145
Drizes61057153