07 abril 2013

Empate garante fase final a academistas

Tondela - Académico Viseu 1:1
Golo Tondela: Gonçalo(5 min)
Golo Académico Viseu: Carlos (78 min)
Tondela: Rúben, Gadocha (Semedo, 71 min), Diogo, JP, Romão, Zoi, Hugo (Varanda, 69 min), Pedro, Tiago, Gonçalo e Mini (Candeias, 64 min)
Suplentes não utilizados: Miguel Sousa, Fábio, Pedras e Bandeira.
Treinador: Marinho e Pedro.
Académico Viseu: Miguel, Eduardo (Pedro Pereira, 67 min), Carlos, Paulo, Rafael Silva, Rafael Barreiros, Marcelo (Vasco, 71 min), Benjamim, João Soares, Micolli e Jimmy (Rafa, 61 min)
Suplentes não utilizados: Fábio, Ricardo, Vaz Pinto e João Silva.
Treinador: Roger.
Cartões amarelos:
Tondela: Gadocha (58 min) e Gonçalo (63 min).
Académico Viseu: Eduardo (78 min)
Àrbitro: Joel Portelada, Auxiliares: Rui Pires, André Martins.


Este foi um jogo emotivo mas bastante atipico pois ambas as equipas não praticaram o futebol que já habituaram,talvez condicionados pelos muitos nervos que a importância deste jogo reservava.
Tanto o Tondela como o Académico de Viseu sabiam que este jogo poderia dar a passagem à fase final deste escalão.
O primeiro remate da partida tem como autor Benjamim que desmarcado por João Soares remata forte mas um pouco ao lado da baliza tondelense.
A resposta local é pronta com Hugo a ser bem desmarcado e quando se preparava para o remate final sofre o corte providencial de Paulo. No seguimento do canto surge um lance bastante contestado pelos adeptos academistas quando o árbitro assinala grande penalidade a castigar falta da defensiva academista sobre o atacante tondelense. Chamado a marcar Gonçalo marca bem a grande penalidade e coloca a equipa do Tondela na frente do marcador.
Três minutos depois livre de Marcelo a passar perto da baliza defendida por Rúben. Os academistas tentam reagir ao golo sofrido e aos 19 minutos Rafael Silva marca o livre para defesa atenta de Rúben. Aos 22 minutos Jimmy remata forte mas um pouco por cima da baliza local.
Dois minutos depois lance de muito perigo na área academista quando na sequência de um lance de bola parada primeiro Tiago e depois Mini ficam perto do golo após muitas dificuldades de Miguel e da defensiva academista a conseguirem o alivio.
Os academistas estavam por cima mas o Tondela bem estruturado na sua defesa não permitia lances de perigo aos forasteiros e só de remates de longe é que primeiro João Soares e depois Rafael Barreiros rematam à baliza tondelense.
Contudo aos 39 minutos Micolli perde uma flagrante oportunidade para conseguir o golo do empate quando vê Rúben primeiro e depois Romão este sobre a linha de golo a darem o corpo às balas nos seus remates quando estava com o golo à sua mercê.
Na resposta Mini aparece em boa posição a rematar com muito perigo à baliza academista.

Chegava-se ao intervalo com uma vitória parcial do tondelense, onde os academistas se mostraram muito ansiosos e entraram no jogo da equipa local que assim conseguiu atenuar os pontos fortes da equipa academista.
A segunda parte começou com os academistas a procurarem o golo mas nos primeiros 10 minutos os lances de perigo estiveram longe de ambas as balizas e seria só aos 51 minutos é que primeiro Diogo pela parte do Tondela e depois Jimmy para os academistas conseguiriam levar perigo para a baliza contrário valendo as intervenções de Miguel e Rúben.
Aos 58 minutos na sequência de um livre leva a bola a passar perto da baliza de Rúben. Os academistas apertavam o cerco à defesa contrária e aos 31 minutos primeiro Rafael Silva e depois Micoli tem dois bom centros mas aos quais Rúben se antecipa a todo o ataque academista.
A partida encaminhava-se para o seu término e num lance de muita felicidade para os academistas Carlos à saida do seu meio campo tem um passe que acaba por resultar no golo quando a bola bate à frente de Rúben e este é traido pela direcção que a mesma sofre.
Era o golo que se ajustava aos acontecimentos da partida e ate ao final da partida nenhuma das equipas criou perigo mantendo assim o empate na partida que permitiu às duas equipas o acesso à fase final da prova. 
Embora bastante contestado, o trio de arbitragem esteve bem onde deixou que ambas as equipas disputassem o lance até ao limite e isso permitiu que o jogo fosse bastante movimentado.No lance da grande penalidade estava em cima do lance e terá todo o benefício de dúvida.
Out: nervosismo. Foi um jogo marcado por muito nervosismo por parte de ambas as equipas e isso não deixou que jogassem o futebol que já conseguiram mostrar ao longo da prova. Com isso o futebol foi muitas das vezes jogado mais com o coração do que com a cabeça e dai a menor qualidade da partida.
In: partida electrizante. Como já referencei esta partida podia dar a fase final aos dois clubes e desta forma ambas queriam vencer e foi isso mesmo que se assistiu ao longo de toda a partida. Isso tornou o jogo electrizante e muito disputado e que teve o resultado em aberto até ao apito final o que fez o muito publico não dar o seu tempo como perdido apesar da chuva.



Outros resultados:
Lusitano Vildemoinhos - Canas Senhorim 6:1
Mangualde - Viseu Benfica 1:3
Ranhados - Mortágua 2:2
Penalva Castelo - Cabanas Viriato 7:0