24 março 2013

Derby de fortes emoções dita empate

Académico Viseu - Lusitano Vildemoinhos 1:1
Golo Académico Viseu: Gonçalo Sousa (57 min)
Golo Lusitano Vildemoinhos: Barros (70 min) 

Académico Viseu: Tiago, Gustavo, Xavi, Pratas, Bernardo, Mauricio (Cláudio, 60 min), Gigi, Gui, Gonçalo, Pipo (Rui Silva, 53 min), Edgar.
Suplentes não utilizados: Rui Pedro, Pedro Nunes, Dani, Diogo, João Lage.
Treinador: Mário.
Lusitano Vildemoinhos: Daniel, Zé Maria, Caramelo, David, JP, Artur (Barros, intervalo), Diogo, Ricardo (Sousa, 53 min), Mendes (Silva, intervalo), Pereira e Renato (Edgar, 53 min).
Suplentes não utilizados: Bernardo, Gui e Tiago.
Treinador: Hugo.
Cartão amarelo:
Académico Viseu: Edgar (25 min),  Gustavo (55, 68 min), Rui Silva (68 min)
Lusitano Vildemoinhos: Mendes (28 min).
Cartão vermelho:
Académico Viseu:  Gustavo (68 min)
Árbitro: Nuno Silva, Auxiliares: Miguel Vieira e Pedro Reis.

Este é mais um derby citadino entre as equipas do Académico de Viseu e do Lusitano Vildemoinhos. Num campo mais dado à natação que à pratica do futebol disputa-se um jogo bastante importante sobretudo para os academistas na luta pela manutenção no escalão máximo deste escalão.
A partida começa com ambas as equipas a estudarem-se mutuamente e o primeiro lance de perigo surge aos 5 minutos com Simão Pipo a conseguir o centro para o interior da área trambela valendo o corte providencial de JP. No seguimento do canto é Pratas a cabecear com perigo à baliza de Daniel.
Dois minutos depois Gonçalo Sousa desmarca bem Gustavo que tem um remate forte mas bastante torto.
A resposta surge aos 10 minutos no seguimento de um canto com Pereira a antecipar-se à defesa academista e cabecear para defesa atenta de Tiago.
A partida está agora mais equilibrada com ambas as equipas a parecerem mais ajustadas uma à outra.
Aos 24 minutos Gui de muito longe remata  para defesa atenta de Daniel. Três minutos depois Renato aparece em boa posição a aproveitar o espaço dado e remata forte para grande defesa de Tiago a evitar o golo trambelo. Oito minutos depois JP tem um bom centro para Tiago defender a punhos. No minuto seguinte Simão Pipo centra bem para Gonçalo Sousa aparecer a cabecear fraco.
Chega-se ao intervalo com um nulo na partida.

A segunda parte começa com as equipas a equilibrarem-se e aos 40 minutos Gonçalo Sousa em boa posição a rematar com muito perigo à baliza trambela. Tal como na primeira parte os academistas parecem entrar melhor na segunda parte.
A resposta do Lusitano Vildemoinhos acontece aos 47 minutos num cruzamento de JP para defesa atenta de Tiago. As duas equipas parecem algo nervosas na hora do remate e o jogo está completamente partida.
Aos 57 minutos na marcação de um livre Gonçalo Sousa vê o seu remate embater com estrondo na barra da baliza trambela.
Contudo o marcador viria a marcar no seguimento de uma grande penalidade num lance muito duvidoso no interior da área trambela. Chamado a marcar Gonçalo Sousa marca bem o mesmo e coloca os academistas na frente do marcador.
A resposta tramblea dá-se aos 63 minutos com JP num livre a colocar Tiago a grande defesa.Na resposta num rápido lance de contra-ataque surge mais um lance muito polémico na área forasteira onde Edgar agora sim parece ser derrubado no interior da mesma mas Nuno Silva muito longe do lance nada assinala.
Os trambelos reagem bem ao golo sofrido e primeiro Barros e depois Silva têm nos pés o golo do empate que é anulado por grandes defesas de Tiago.
A equipa do Lusitano de Vildemoinhos em vantagem numérica motivado pela expulsão de Gustavo em mais um erro do trio de arbitragem carrega nos últimos minutos e aos 69 minutos Silva na zona frontal do campo remata muito perto da base do poste da baliza academista.
O empate viria a acontecer aos 70 minutos quando Barros na ala direita do seu ataque tem um centro remate que sobrevoa Tiago batendo no poste e entrando na baliza academista.
Após isso ambas as equipas ainda procuraram o golo mas mais com o coração do que com a cabeça e o empate acabaria por ser mesmo o desfecho final.
Resultado que acaba por ser ingrato para os academistas pois sofrem um golo mesmo no final da partida mas onde o Lusitano conseguiu aproveitar a sua pressão nos minutos derradeiros da partida.
Má arbitragem em mais uma exibição para esquecer deste trio de arbitragem.



Out: arbitragem. Um jogo em que foram muitos os erros da equipa de arbitragem e que condicionou o resultado final da partida. Com faltas assinaladas ao contrárias, lances polémicos nas áreas mal assinalados alguns e outros por assinalar o derby viseense foi atraiçoado pela exibição pouco feliz deste trio de arbitragem e onde as duas outras equipas não mereciam isso.
In: derby emocionante. Foi um jogo intenso e bastante emotivo que representa da melhor forma a intensidade dos derby. O empate acaba por expressar isso e ambas as 2 equipas estão de parabéns pelo fair-play demonstrado dentro do terreno e onde ambas sairam com nota alta.

NOTA:  À tabela classificativa emitida na semana passada foram retirados 3 pontos ao Repesenses e acrescentados 3 ao Meda face ao comunicado da FPF, processo 65 que castiga a equipa viseense com a perda de tais pontos 

Outros resultados:
Oliveirense - Avanca 3:2
Candal - Repesenses 1:2
Clube
J
V
E
D
GM
GS
Pontos
Lusitano Vildemoinhos842213945
Repesenses750215644
Oliveirense841311935
Avanca822481029
Académico Viseu8314131128
Candal83145825
Meda721431519