11 novembro 2012

Dura lei da eficácia (e não só) tomba academistas

Lusitano Vildemoinhos - Académico Viseu 2:0
Golos Lusitano Vildemoinhos: João Silva (20 min), Tomás (36 min)
Lusitano Vildemoinhos: Tomás Miranda, Gonçalo Correia, Tomás Almeida, João Figueiredo, Guilherme Marques, João Oliveira, Pedro Figueiredo, Bernardo Melo, Pedro Loureiro, Diogo Costa, Pedro Pereira e Diogo Tavares.
Treinador: Fernando
Académico Viseu: Guilherme, Vasquinho, Kiki, Chico, Luis, João, Rafa, Rodrigo Silva, Miguel Loureiro, Gonçalo, Luiz e Mário.
Treinador: Carlos Lopes.
Árbitros: Rafael Silva e Bernardo Simão.

Este é um derby sempre apetecível entre as equipas benjamins do Lusitano Vildemoinhos e o Académico Viseu. Um jogo que promete fortes emoções entre duas das melhores equipas deste escalão.
Começa mais pressionante a equipa trambela que vê Diogo Costa a rematar com perigo à baliza de Gui, valendo a atenção deste.
A resposta academista dá-se no minuto seguinte quando Gonçalo e depois Miguel não consegue o melhor remate. Sobre o 4 minutos é a vez de Tomás aparecer solto de marcação mas falhar na hora do remate permitindo o corte providencial de Chico.
Ambas as equipas mostram-se algo nervosas talvez devido à importância deste derby. Esse nervosismo parece passar também para a outra equipa presente que à passagem do minuto 7 deixa passar uma grande penalidade a castigar falta sobre Rafael quando disputava a bola com o defesa Tomás.
Os academistas estão mais dominantes e aos 9 minutos Miguel Loureiro aparece bem desmarcado por Rafael e quando se preparava para o remate sofre o desarme providencial de Diogo Tavares.
A resposta local ocorre sobre o minuto 10 quando João Oliveira consegue aparecer solto mas remata muito por alto.
Aos 12 minutos é Rafael na sequência de um livre colocar à prova Tomás Miranda que responde com uma boa defesa. Três minutos depois é João Figueiredo aparecer rematar perto da baliza de Gui,
Pouco passava dos 18 minutos quando Chico desmarca bem Miguel Loureiro que remata colocado ficando muito perto do golo.
Os academistas parecem estar mais perto do golo e melhor na partida mas aos 20 minutos e um pouco contra a corrente de jogo vêem a equipa do Lusitano de Vildemoinhos a marcar na sequência de um canto quando João Silva no meio da defensiva academista remata de forma algo acrobática batendo Gui que ainda consegue a defesa mas sem a força necessária para impedir isso.
No minuto seguinte os academistas respondem bem com Vasquinho após um bom lance colectivo rematar à base do poste da baliza de Tomás Miranda.
Chega-se ao intervalo com uma derrota injusta para os academistas que mostraram um bom futebol e que criaram algumas boas ocasiões para marcar mas viram João Silva ser mais eficaz colocando a sua equipa em vantagem no marcador.
A segunda parte começa com os academistas a procurarem o golo enquanto que a equipa local procurava o golo que lhe desse maior segurança na partida o qual esteve perto de acontecer para a equipa local quando João Silva aparece em boa posição a rematar para boa defesa de Gui. No minuto seguinte é Bernardo Melo a aparecer em boa posição mas a falhar o remate.
Rafael na marcação de um livre obriga Tomás a boa defesa. Sobre os 35 minutos João aparece em boa posição mas a defensiva trambela consegue o corte providencial.
Só que aos 36 minutos a equipa do Lusitano de Vildemoinhos viria a ampliar o marcador num lance de inspiração de Tomás que de muito longe desfere um remate por alto que só para quando beija as redes contrárias.
Um resultado muito ingrato para os academistas que parece terem sentido este golo e que viriam João Silva aparecer solto de marcação e levar muito perigo para a baliza academista.
Aos 39 minutos Rafael coloca novamente Tomás Miranda à prova que faz uma boa defesa preservando a vantagem trambela. Dois minutos depois novo lance onde parece que a dupla de arbitragem parece estar mal quando Tomás em disputa de bola parece derrubar Rafael dentro da sua área, ficando assim nova grande penalidade por assinalar.
Aos 45 minutos é Miguel Loureiro aparecer a rematar mas sem conseguir bater o guarda-redes local. Os academistas apertavam o cerco aos locais mas seriam os locais a disfrutarem de uma boa ocasião para marcar quando Pedro Figueiredo aproveita o desequilíbrio na defensiva academista e aparece solto perante Mário mas o guarda-redes academista consegue a defesa.
Chegava-se ao final da partida com um resultado ingrato para os academistas que premeia a eficácia da equipa do Lusitano Vildemoinhos e que assim continua invicta no Campeonato.
Out: arbitragem. Ambas as equipas não mereciam um trabalho tão desastrado da outra equipa em campo, Com troca de faltas e lançamentos o seu trabalho ficou marcado por os dois lances na área trambela que poderiam ter dado outro rumo à partida. Para além disso a partida que sofreu na segunda parte várias interrupções por lesões dos jogadores de ambas as equipas e que não motivaram qualquer desconto no tempo da partida. Um trabalho a merecer reflexão por parte dos jovens árbitros.
In: exibição academista. Frente a um adversário com muito valor e que mostrou ser letal no aproveitar dos deslizes contrários os academistas nunca baixaram os braços perante as adversidades e realizaram uma boa exibição que não merecia a derrota. Contudo os academistas mostraram o seu valor e foram uns dignos vencidos num jogo emocionante.

Outros resultados:
 Vila Chã Sá - Repesenses 0:11
Dínamo Estação - Viseu 2001 2:3
Clube
J
V
E
D
GM
GS
Pontos
Lusitano Vildemoinhos33001239
Repesenses32011756
Viseu 20012200956
Académico Viseu3102453
Viseu Benfica2011391
Vila Chã Sá30125201
Dínamo Estação2002260