09 setembro 2012

Vitória escassa para o dominio academista


Académico Viseu - Tourizense 2:0
Golos Académico Viseu: Bruno Nunes (5 e 30 min)
Académico Viseu: Tiago; Paulo Renato, Bruno Cabral, André Ferreira e João André; Marco, Tiago Almeida (João Marcelo, 89) e Mauro; Christian (Gui, 62), Dino Besirovic e Bruno Nunes (Kiko, 81).
Suplentes não utilizados: Popó, Diogo Correia, Rui Pipo e Lucas.
Treinador: José Pipo, Carlos Moreira e Filipe Pipo.
Tourizense: Miguel Batista; Miguel Paiva, Pedro Martins, João Mascarenhas e João Madeira (Maicon, 45), Manteigas, João Paulo e Relvas; Abrantes, António Costa e Paulo Costa (Saraiva, 37).
Suplentes não utilizados: Morais e Simão
Treinador: Edilson

Cartão amarelo;
Académico Viseu: Dino Besirovic (31 min), João André (45 min), Bruno Cabral (78 min), Marco (80 min)
Tourizense: António Costa (83).
Árbitro: Luís Ramos, Auxiliares: Jorge Ramos e Fábio Loureiro (C.A. Viseu)


Depois de ter perdido na jornada inaugural em casa da Naval 1.º de Maio, de forma injusta, de acordo com as declarações de muitos viseenses que assistiram ao encontro, o Académico de Viseu recebeu o Tourizense com vontade de demonstrar que é uma das boas equipas da Série e que há que contar com ele para a disputa dos primeiros lugares.
A entrada em campo mostrou um Académico expectante e, sobretudo, no estudo da movimentação da turma forasteira. Assim, logo que se apercebeu que a técnica era a arma do Tourizense o conjunto academista tratou de elaborar um futebol prático e de eficácia atacante.
Aos 3 minutos podia ter aberto o activo por Bruno Nunes, depois de um bom passe de Christian, mas atirou ao lado. Foi o aviso de que o golo estaria para acontecer, o que se verificou dois minutos depois com Dino Besirovic a trabalhar bem no meio campo, a visionar Tiago Almeida desmarcado no lado contrário que foi à linha do fundo e deu de bandeja para Bruno Nunes inaugurar o marcador.
Entretanto, o conjunto orientado por Edilson reagiu e em jogadas de contra-ataque tentou chegar à baliza de Tiago, o que aconteceu por três pu quatro vezes, mas sem criar dificuldades para o guardião da casa. Assistiu-se a algum equilibrio durante 15 minutos e aos 27 minutos Christian deixou-se desfeitear com uma defesa arrojada de Miguel Batista. Na resposta, Paulo Costa teve uma boa iniciativa, mas Bruno Cabral acabou por evitar o pior.
Aos 30 minutos, Bruno Nunes num bom lance individual, depois de um passe magistral de Tiago Almeida, ultrapassou um defesa contrário, isolou-se e à saída do guarda-redes do Tourizense fez o segundo da conta pessoal e da sua equipa. Até ao intervalo, o Académico teve ainda três ou quatro oportunidades de golo, mas Christian, Bruno Nunes e Mauro fizeram o mais difícil ao não concretizarem.
No segundo tempo o Tourizense surgiu bem mais afoito no ataque, o que foi aproveitado pelos viseenses para darem festival de futebol atacante.
Mas se deram espectáculo de futebol de ataque, também colocaram emoção no encontro, pois perderam duas boas mãos cheias de golos, praticamente, feitos. É verdade que o Tourizense trocava bem a bola, respondia como lhe convinha, mas isso não foi suficiente para apagar a superioridade da equipa comandada por José Pipo.
Com um Dino Besirovic a trabalhar o meio campo, abrindo espaços para os seus companheiros de ataque, o Académico falhou, por uma dezena de vezes, o terceiro golo.
O 2-0 continuava a manter-se e à medida que o tempo decorria, os adeptos academistas nem queriam acredita no que se passava dentro das quatro linhas. É que o medo que o Tourizense aproveitasse algum erro do adversário para marcar e depois relançar o jogo, esteve sempre patente.
E o receio aumentou quando num lance fortuito, Relvas rematou ao poste de baliza de Tiago. Os falhanços de baliza aberta e a forma como os visitantes se 'encostavam' à sorte, nunca descansaram jogadores e público.
Isso só aconteceu quando o árbitro Luís Ramos que, diga-se, fez um trabalho muito positivo, apitou para o final do encontro. O resultado é mais do que justo e só peca por escasso, mas castiga a falta de concretização dos donos da casa.

Fontes:
Foto: Rui da Cruz
Texto: Silvino Cardoso - Diário de Viseu 

Outros resultados:
Beira Mar - Naval 2:1
Vigor Mocidade - Oliveira Frades 2:2
Sp. Covilhã - São Romão 4:3
Leiria Marrazes - Anadia 0:4
Clube
J
V
E
D
GM
GS
Pontos
Anadia2200616
Beira Mar2200416
Académico Viseu2101323
Sp. Covilhã2101443
Naval 1º Maio2101333
Leiria Marrazes2101453
Tourizense2101123
Vigor Mocidade2011341
Oliveira Frades2011241
São Romão2002480

Sem comentários: