01 dezembro 2011

Um clube de dois lados de rua

Devem estar intrigados que clube será este?
Falo do nosso Académico de Viseu que cada vez mais vive realidades bem distintas no tratamento dado aos vários sectores do seu futebol. Se o futebol sénior (lado do Fontelo), tem boas condições e sobretudo apoio directivo, o futebol que se pratica do outro lado da rua (1º Maio e Futebol de 7), está vetado à falta de apoios de quem manda no nosso clube.
Sinceramente fiquei contente e esperançado quando nas últimas eleições e nas naturais entrevistas aos jornais e rádios locais, ouvi elementos recém-empossados no nosso clube dizerem que iam apoiar em tudo estas camadas jovens. Mesmo em reuniões com os encarregados de educação dos jovens atletas estas palavras foram referidas SEMPRE.
Contudo passado alguns meses depois vejo que afinal é mais do mesmo e que o outro lado da rua não merece o mesmo tratamento dado aos seniores. Porque será?
Falo desta forma porque ao longo das 42 horas que passo todos os fins de semana a acompanhar estes escalões vejo um notório abandono de quem dirige a estes jovens que sem nada receberem dão o seu melhor pelo emblema desta honroso clube e que muitos amam de verdade desde quase a nascença.

Quantos jogos vezes foram ver os jogos destes 8 escalões de competição desde o seu inicio?
Vão dizer que não há tempo para correrem os mesmos todos.. Mas porque não irem num fim de semana a uns e depois no seguinte a outros? Não é preciso virem a todos, basta aparecerem e darem-se a conhecer aos pais e sobretudo a atletas que quase mais de 90% não sabe quem são os dirigentes e sobretudo o presidente do clube em que jogam.
Só assim se cria uma bola de apoio onde as camadas jovens podem ter um papel importante no apoio ao futebol sénior?
Se nos outros clubes vejo os dirigentes presentes nos jogos deste lado da rua, os "nossos" só se vêm no outro lado da rua: perto do relvado do Fontelo. Mas porquê?

Posso falar de casos concretos pois vejo atletas (naturalmente suportadas pelos pais dos mesmos ou mesmo das suas mesadas) a custearem despesas que achava impensáveis de se cobrar quando um atleta está ao serviço do clube. Será isto normal?
Será que do outro lado da rua se faz o mesmo e pede-se para atletas seniores pagarem as suas refeições nas deslocações?

Falo também da falta de uma palavra ou incentivo na página oficial do clube existente nas redes sociais. Como todos sabemos estes jovens andam por lá, pois de Internet eles dominam e por decerto eles gostariam de ver os seus jogos divulgados e acima de tudo ver que os seus dirigentes sabem da sua existência e que lhe dêem uma palavra de ânimo e carinho. 
Muitos ficam desanimados e comentam entre si esta falta de atenção mas vão vivendo pois os seus treinadores e pais lhes dão esse mesmo carinho. Como disse anteriormente se o sentissem dos seus dirigentes acredito que mais iriam dar o seu apoio e com isso os seus pais ao futebol sénior!

Apareçam nos treinos e vejam como os treinadores, seccionistas e atletas lutam por vencer em condições complicadas. Quantos já não teriam deitado a toalha ao chão e abdicado?
Como disse em relação aos jogos, podem não aparecer em todos no mesmo dia mas apareçam de vez em quando e lutem por dar as melhores condições ao nossos jovens. Ouçam as queixas existentes e sei que se as ouvirem irão actuar! Nada melhor do que alguém que tenha poder e visibilidade para ajudar a que estas situações se resolvam!

Finalmente sugiro que realizem algumas festas em que se unam todos os sectores deste clube e se mostre um clube único e onde todos lutam por todos. Por exemplo em tempos de Magustos teria sido uma óptima altura
para juntar o futebol sénior e o jovem. Quantos dos nossos jovens não anseiam estar perto de um jogador sénior e ter uma palavra com ele? Porque não promover estes encontros? Penso que seria altamente motivante para os nossos jovens e mesmo para os nossos seniores verem que são amados e reconhecidos pelas crianças.

Fico com pena mesmo de que as palavras voem e não se concretizem. Estes mais de 100 atletas merecem outro apoio e acima de tudo CARINHO por tudo o que fazem pelo nosso ACADÉMICO. 
Todos o queremos mais fortes, mas temos que remar todos para o mesmo lado e que os dois lados da rua se unam!

Sem comentários: