05 dezembro 2010

É sempre um prazer

José Ferreira Almeida Neves, mais conhecido no mundo academista por Trapattoni ou Jimmy Haggen ou ainda e simplesmente o nosso TINEVES nasceu a 05/12/1924, portanto faz 86 anos de uma eterna juventude.
Foi um daqueles jogadores duros mas leais que davam sempre o máximo por um clube que até agora representa com toda a sua força.
Poço de virtudes e simpatia, é um Exemplo de Vida para todos os jovens que vão passando no Académico e que com ele vivem experiências que ficam pintadas na sua recordação.
Esta é uma pequena homenagem de quem o AMA e que acima de tudo o acha digno que ser um símbolo ETERNO.

"Necessitamos sempre de ambicionar alguma coisa que, alcançada, não nos torna sem ambição."
Anos e anos de Académico, alegrias e desgostos, e, continua com a mesma ambição de um jovem, em ver o seu grande clube noutros contextos! Basicamente, está lá, sempre. Parabéns grande Trapattoni.

André Melo (júnior academista)

O tempo passa, mas os grandes momentos ficam sempre e por isso vou reviver um momento especial com o nosso amigo Sr. Neves.Época 2006/2007 era eu Juvenil de primeiro ano, e como quem já anda nisto à muitos anos sabe, eu cheguei no meio da 1ª volta. Então havia algumas caras novas do antigo C.A.F para este, mas a estrutura e a equipa era quase a mesma.Então houve um celebre jogo, em que na noite anterior eu e mais uns colegas de equipa tínhamos saído em véspera de jogo, era a festa do Liceu na antiga The Day After e portanto durante o jogo não tivemos o rendimento que era esperado e inclusive o Renato queria a força invadir o balneário.Mas a melhor parte estaria mesmo para chegar, já o final do jogo, depois deste episódio todo, o nosso amigo Neves, que na altura conduzia a carrinha dos jogadores de fora onde eu me incluía, preparava-se para nos ir levar a casa, e durante a viagem ele ia falando com o Tio Nelson o seguinte:
-Oh Nelson não percebi nada daquilo do Renato, ele só pode estar tolo, então nós não temos nenhum João Pedro na equipa, e ainda por cima estava a dizer que o viu na noite eram 5 e tal da manhã com mais um colega de equipa.
E eu sentado no banco de trás, com o resto dos jogadores de fora, olhando para a reacção do tio Nelson, que se virou para trás e nos piscou o olho de uma forma amiga e solidária e disse:
- Pois, também não entendi nada, é que o único jogador com o nome parecido é este aqui, o JP mas ele deitou-se cedo que eu sei.Parabéns amigo Neves, grande e eterno Academista.
Um abraço,
João Pedro (ex juvenil academista, actualmente no Sernancelhe)

Sr. Neves ou devo dizer Tio Neves:
É um exemplo a seguir na vida que estamos a construir! Um homem com um H grande pois não é toda a gente que chega as 85 anos com a energia e força de vontade como tem!
Obrigado por dedicar tanto tempo e dar tanto amor ao nosso grande clube pois sem si nada seria igual ! Um abraço do seu grande amigo de Sernancelhe

André Sobral (júnior academista)

O Sr. Neves é um homem com espírito competitivo, que sinceramente não lhe dava a idade que vai fazer. Têm ambição, frontal e ajuda bastante em tudo o que pode. É um perigo a andar de carro mas acima de tudo com ele uma boa risota esta sempre garantida.
Filipe (ex júnior, actualmente Sátão)

O Homem do clube, um marco do clube. O Académico corre-lhe no sangue – Vitor Nuno (ex juvenil, actualmente Nelas)

O Tio Neves é um dos símbolos do clube para todos os que andam no clube. Todos os que jogaram lá sabem quem ele é e a personalidade forte que ele tem. Faz-nos rir com alguns dos comentários dele e também é um homem que já fez e faz muito pelo clube. Era bom que ele ficasse lá por muitos e muitos mais anos. Simplesmente numa palavra é um fixe
Correia (ex: juvenil e júnior)

Ti Neves: O verdadeiro Trapatoni do académico! Aqui vai um abraço dos juniores para o Ti Neves que tanto nos tem aturado e sobretudo apoiado.
Diogo Cunha (júnior academista)

Embora não o conhecendo muito bem sei que é daqueles que dá tudo pelo Académico. Parabéns.
Diogo Correia (iniciado academista)

É um academista inveterado, doente, crítico e benevolente. Apesar da idade ainda dedica a sua pouca saude em favor do "seu" clube. Um exemplo!!!
Frias

Para mim é muito fácil falar do Sr. Neves, amigo de longa data, juntos vivemos grandes aventuras e dificuldades no CAF. Pessoa que provoca a todos os atletas uma grande empatia, ao longo dos anos foram realizadas amizades com todos os atletas e pais dos mesmos. Enfim um verdadeiro "gentilman" e é sagitário e isso diz tudo.
Abraço para todos e em especial ao Sr. Neves um abraço muito forte neste dia e que continue connosco (Ac. Viseu) muitos anos.
Monteiro

Sem dúvida um símbolo do nosso clube! É uma merecidíssima homenagem, a um homem com quem tive oportunidade de trabalhar quando fui dirigente do clube nos anos de 1992/1996, e com o qual fiquei com grande amizade. Envio desde já um forte abraço ao "Jimmy Haggen", pois foi no nosso departamento(futebol juvenil) que assim o tratávamos, face a algumas semelhanças que tinha com o antigo treinador inglês que passou pelo futebol português na década de 70.
Antonio José-Seccionista Infantis B

O Tio Neves foi das pessoas mais importantes para mim no Académico, porquê?
Para terem a noção ia buscar-me e levar-me a casa todos os dias antes e depois dos treinos durante 8 anos...
Todos os jogos estava presente e pronto para ajudar e incentivar os escalões de formação….
E aquelas histórias fantásticas que nos contava, como por exemplo, que marcava o canto e ainda ia cabecear para fazer golo, ou quando contava as histórias na carrinha a conduzir e tirava as mãos do volante e nós cheios de medo!!!
Para concluir e porque por mais coisas que se digam deste Homem nunca se vai chegar ao real valor dele, uma mensagem para ele :
Tio Neves um grande abraço e um grande obrigado por tudo que fez por mim e pelos meus colegas de formação.
Álvaro Dias (8, sénior academista)

Bem, que palavras poderei eu utilizar para caracterizar o Sr Neves, que eu carinhosamente chamo de "Ti Neves".
Considero que o Ti Neves é um figura emblemática da história do Académico de Viseu. Tive a oportunidade de conviver mais de perto com o Tí Neves, aquando das inúmeras viagens que fizemos de Mangualde para Viseu e vice-versa, quando me ia buscar a casa nos juniores para ir treinar. Um Senhor que adora e se dedica ao clube de uma forma espectacular e que é um ser humano igualmente espectacular estando sempre disponível para nos ajudar. Espero que esteja connosco por muitos anos. O meu muito obrigado ao Ti Neves por toda a disponibilidade demonstrada. Muitos parabéns. Um grande abraço para o Ti Neves e para toda a equipa do Magia. Força Académico.
Calico (sénior academista)

Antes de mais gostava de agradecer o pedido que o Jorge me endereçou no sentido de escrever algo sobre o Sr Neves. Sei, porque o sinto!, que não estou à altura de o fazer, mas também sei, porque o sinto!!, que não o quero recusar. É uma Honra!

Passei 5 anos no Académico e, entre momentos bons e maus, aprendi a sentir o clube. Tanto que o passei a sentir como meu também! Tal como a mão com que escrevo. Estou convicto (apesar da convicção ser "apenas" fundada no que sinto) que é a relação que estabelecemos com as pessoas dum clube que nos faz sentir o clube de uma ou doutra forma. Jogadores, treinadores, fisioterapeutas, delegados, directores, adeptos, são eles que definem o que é um clube. No meio de todas elas existem algumas especiais. Pessoas que pela dedicação que demonstram, pelas histórias que nos estimulam o imaginário, marcam-nos. Aquelas pessoas que nos fazem sentir honrados só pelo facto de saberem que existimos. Lembro-me perfeitamente de o sentir quando troquei as primeiras palavras com o Sr Neves. O sentimento pelo clube que dele jorra fez-me e faz-me sentir pequeno. Tão pequeno que mesmo que quisesse retribuir a dádiva, não podia. Por incapacidade de dar algo com o mínimo valor a quem me deu tanto por tão pouco. Agradeço. Só posso agradecer...
Obrigado "Ti neves"! (tanto carinho!...)
Eu sou do Académico. O Sr Neves é o Académico!
Um abraço amigo
Tiago Pina ( ex: juvenil, junior academista)

Quero aqui hoje prestar a minha homenagem a um Academista como já há poucos na nossa cidade.É um Homem que, apesar da sua idade, tem espírito jovem, positivismo, palavras de incentivo, amizade e apoio mesmo quando os jogos não correm de feição.
Admiro-o pela força do seu carácter, pelos seus princípios e pela dedicação a este clube, tirando muitas vezes o tempo que poderia dedicar á sua família para ajudar e resolver problemas que surgem no dia-a-dia deste clube.
Sei que "trabalha " neste clube com gosto e nunca pensou em obter nada em troca e é exactamente isso que faz do Sr. NEVES " Trapatoni " um homem de muito valor, um exemplo do verdadeiro ACADEMISTA !!!
Grande Abraço
José Pipo (treinador Juvenis Académico Viseu)

Pois é, o Sr. Neves está a celebrar mais um aniversário e não tenho palavras para o definir. Trabalho com ele e lido com ele todos os dias. Bem, talvez o consiga definir apenas por duas palavras: EXEMPLO DE VIDA.
Sim, para mim o Sr. Neves com a sua longevidade, à qual todos nós desejamos chegar e em plena saúde mental.
O Sr. Neves não chegou até aqui só com plena saúde mental, o Sr. Neves continua com força suficiente para enfrentar um batalhão de problemas e dada a sua experiência neste mundo, mundo mundo, e mundo do futebol também, aguenta sempre firme, sem se deixar ir abaixo, quando as coisas não correm assim tão bem.
Se é fácil trabalhar com o Sr.Neves? Não, não é nada fácil. O Sr. Neves poderia ser meu avô, é uma pessoa que estimo e respeito muito, é uma pessoa com muita força interior e sempre disposto a tomar qualquer tipo de atítude e sempre disponível para tudo e todos e prima pelo seu rigor. Confesso, a minha preocupação é constante, tanto trabalho, tanta correria, tanta responsabilidade sobre o Sr. Neves, que tenho medo que o coração dele não aguente... mas ele sempre consegue fazer mais e muito mais. Outra pessoa qualquer já teria desistido. Por isso mantenho a minha ideia, ele é um exemplo para todos nós, é um exemplo de vida e de força humana e não estou a imaginar o Académico sem ele.
O Académico deve muito a este Homem, todos nós lhe devemos muito. Enquanto ele estiver entre nós só devemos acarinhá-lo, como ele gosta de ser acarinhado e lembrado.
Para o Sr. Neves com muito carinho, um grande beijinho e um abraço para um feliz aniversário e desejo que ele continue entre nós por muitos mais anos.
Dulce Nogueira (secretária Académico de Viseu, colega e amiga)

Uma vez disse, mais ou menos assim, a Rainha Elisabeth: “Toda a minha vida, seja cumprida ou curta, será dedicada ao serviço do meu país…”.
Não posso deixar de ler tal mensagem da Rainha e não compará-la ao empenho, a dedicação e o amor que o Senhor Neves tem pelo nosso “academismo”.
Obrigado Senhor Neves pela dedicação sem limites ao nosso Académico.
Sem a sua ajuda, de certeza, o nosso Académico nunca teria chegado tão longe. Nunca seria tão grande!
Um grande abraço do amigo Edu

Um senhor do futebol, sem dúvida único, pelo seu empenho, pela sua dedicação, pela sua entrega a um grande clube como o Académico, que sempre honrou e apoiou.
Quem com ele convive um dia, uma hora, um minuto que seja, jamais o esquecerá. Pelas viagens na “banheira”, pelas historias de um trinco à maneira antiga, pelo apoio a todos.
Simplesmente OBRIGADO
Cristiano Morais Ferreira, guarda-redes júnior de 2006/2007

Antes de chegar ao Académico de Viseu já tinha ouvido falar de alguém que vivia como ninguém o seu Académico. Hoje dentro do clube reconheço e venero o seu "academismo".
Como dizia o Poeta Vinicius de Moraes:
"Quem já passou por essa vida e não viveu
Pode ser mais, mas sabe menos do que eu
Porque a vida só se dá pra quem se deu
Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu !

Sr NEVES é sem qualquer dúvida um símbolo do ACADÉMICO de Viseu que ao longo destes anos tem acompanhado gerações e gerações, transmitindo sempre o que é ser ACADEMISTA de corpo e Alma.
Um grande abraço do seu amigo
Júlio Rocha (treinador infantis e escolas)

Antes de mais muitos parabéns "avô" Neves.
Avô porque era assim que carinhosamente o tratávamos na altura em que eu era júnior do CAF.
Que esta merecida homenagem sirva para mostrar que as pessoas que verdadeiramente gostam do Académico nunca serão esquecidas.
Se alguém merece este tipo de agradecimento esse alguém é o "AVÔ" NEVES. Pelo amor que dedica ao futebol em especial ao Académico e pela alegria que transmite a todos que o rodeiam (onde me incluo), desejo-lhe as maiores felicidades.
Obrigado por todos os bons momentos que passámos e de certeza vamos continuar a passar."AVÔ" um grande abraço e tudo de bom.
Paulo Listra

Boa noite, sem me querer alongar muito e porque como é óbvio muita gente deve ter dado o seu testemunho eu aproveito só para agradecer ao Sr. Neves o facto de me deixar ser seu amigo e aproveitar para lhe dizer que é ou foi tão ou mais importante do que presidentes ou jogadores no ACADÉMICO ao longo de anos.
Os anos vão passando e no meu caso já lá vão 16 que o conheci e este homem continua a andar a levar e a trazer miúdos como fazia comigo, vai dando carinho e palavras de apreço e isso não tem preço, é por isso que lhe estamos todos muitos gratos e seguramente também é por si que o ACADÉMICO continua a ter formação. Grande abraço AMIGO NEVES....
Marco Almeida (senior academista)

Falar do Sr. Neves é, sobretudo, evocar as suas qualidades humanas, o seu companheirismo, a sua juventude.
Numa época muito complicada e difícil que trabalhei directamente com o Sr. Neves só posso agradecer por ele estar por perto. Mesmo nos momentos mais difíceis e solitários, teve sempre uma palavra, uma piada, um sorriso de conforto, de ânimo. Conhecedor da realidade do clube, na altura, solidarizou-se sempre com quem dirigia tecnicamente a equipa.
De todos os meus dirigentes no desporto, o Sr. Neves foi dos que mais me marcou, na minha actividade de treinador, pelos seus desinteresses particulares, pela sua figura imponente e respeitosa e pelo espírito de disciplina que incutia nos atletas de uma forma aceitável por estes. Não sou suspeito a falar isto, pois não tinha nenhuma relação de amizade com o Sr. Neves quando entrei no clube, SÓ tive da parte dele uma cumplicidade enorme e imensurável no exercício das nossas funções no clube. É o que se exige a quem ocupa semelhantes cargos.
Não há seres Humanos perfeitos. As virtudes e defeitos são intrínsecos ao homem. O Sr. Neves é um HOMEM de muitas virtudes. Muitos parabéns e as maiores felicidades Sr. Neves.
Ao Jorge Sá, por se lembrar e realizar este post, uma saudação muito especial.
Mais do que vencer ou perder, o desporto é, ou devia ser, uma escola de virtudes, de valores. Parabéns Jorge.

Vitor Santos ( ex treinador academista, actualmente treinador juvenis Viseu Benfica)

Tio Neves, esse grande senhor, esse grande ACADEMISTA, que ama mais este clube do que ninguém. Enquanto jogador era o nosso trinco, um jogador que quando tinha de deitar a baixo, deitava sem medo. Um jogador que deixava tudo em campo, segundo o próprio. Enquanto pessoa, queria enaltecer a sua energia, a sua paciência e a sua paixão pelo melhor clube do mundo.
O Académico não pode jogar nestas terras, o académico é um clube de dimensão nacional, ganhem para o levar para o lugar onde merece estar!". Esta é uma frase que ele costuma dizer no fim dos jogos, e que faz todo o sentido. Parabéns Tio Neves, e continua a somar anos e anos a representar este clube.
Luís Saraiva

Conheço-o desde o meu primeiro ano no Académico, já lá vão 13 anos, e durante os 11 que lá vivi, devo dizer que se há pessoa que me ensinou a amar o Académico como amo, se me ensinou a viver o Académico como vivo, se me ensinou a ser Academista, essa pessoa foi sem dúvida o Sr. Neves!
Todas as histórias que ele partilhava durante as longas viagens nas carrinhas faziam-nos sonhar, faziam-nos passar para outro mundo, mundo esse onde a grandeza do Académico era ainda maior do que realmente é, e isso a mim motivava-me a dar sempre mais e a um dia atingir coisas importantes pelo clube. Não só o seu amor ao ao Académico, como toda a sua personalidade, a sua forma de estar na vida, a sua eterna juventude, o espírito trabalhador e de vitória são exemplos para todos nós!
Um grande abraço para o meu enorme amigo Ti Neves, que conte muitos mais anos entre nós!! Parabéns!
Fábio Santiago

Já quase tudo foi dito e muito bem dito nas incontáveis mensagens de apreço que podemos ler nesta página da net, a propósito do SR. NEVES E DO SEU ANIVERSÁRIO RECENTE. ANIVERSÁRIO de que não interessa saber o número de anos, antes saber da robustez física e intelectual deste ENORME SENHOR e que pretendo se perpetue por muitos e longos anos.
Disse que já tudo foi dito sobre o SR. NEVES. MAS AINDA NÃO FOI TUDO DITO.
Nem nunca será tudo dito a propósito de pessoas com as características deste grande amigo.
As palavras são inesgotáveis quando dirigidas a pessoas ao mesmo tempo simples e humildes mas dedicadas e próximas. Apenos quero deixar escritas mais umas quantas palavras a este SENHOR. E as minhas palavras são de agradecimento:
Agradeço-lhe a forma afável e dedicada com que me recebe sempre que vou à sede; Agradeço-lhe as infindáveis horas que passou e passa a conduzir os nossos atletas; Agradeço-lhe a dedicação que tem dado a este clube, de dirigente, a ministrar primeiros socorros de tudo tem feito um pouco.
Agradeço-lhe a forma como sabe criticar e quão proveitosa tem sido a sua crítica. Agradeço por fim a bondade e ilimitada doçura que tem colocado em cada gesto para com os atletas deste ACADÉMICO.
Permita-me que o compare com alguns ídolos do Futebol que agora me ocorrem e dizer-lhe que o SR. NEVES ESTÁ PARA O ACADÉMICO COMO O SHÉU ESTÁ PARA O BENFICA; O JESUS CORREIA PARA O SPORTING; O DI STEFANO PARA O REAL MADRID; O PELÉ PARA A SELECÇÃO DO BRASIL; MICHEL PLATINI PARA A SELECÇÃO FRANCESA OU FRANZ BEKENBAUR PARA O BAYERN DE MUNIQUE. COMO TODOS ELES... UM VERDADEIRO SENHOR.
Termino dedicando-lhe uma quadra:

Altivo e sempre aprumado
O Sr. Neves conheço eu
Haverá alguêm mais amado
neste Académico de Viseu?

Um fortíssimo abraço

Rui Manuel Melo

Tio Neves
Um dos meus maiores orgulhos enquanto jogador da formação do Académico é conheço-lo e ter a oportunidade de lidar consigo nas mais diversas situações!
Nunca serão suficientes as palavras para agradecer a este senhor tudo o que faz por nos, e pelo nosso Académico .
obrigado acima de tudo pela sua bondade em todos os momentos, tanto bons como maus !
Um enorme abraço do seu amigo
Lobo

Uma palavra de agradecimento pelo esforço e dedicação prestados ao clube do coração, ao longo destes anos.
Um grande abraço para um grande Senhor.
Zé Pedro, Guilherme e José Coelho

Ao longo deste tempo que vivo o futebol e o Académico já chorei, sorri, emocionei-me e uma pessoa esteve sempre, sempre lá. Como se fosse um farol o Ti Neves está lá a iluminar o nosso caminho e com o seu sorriso e palavras carinhosas todas as pedras que este percurso tem se transformam em simples areia por onde passamos em problemas.

Com o Sr. Neves os nossos jovens tiveram uma alma e um ombro amigo com quem desabafar naqueles períodos onde a tristeza e o sofrimento controlava os nossos sentimentos. Por mais pessoas que passem na vida deles este nosso farol ficará SEMPRE no cantinho esquerdo do peito e que podem contar para a sua vida.
Isto passa-se igualmente comigo, pois aprendi também a amar este clube e principalmente estes nossos meninos e campeões. Com o suor que o nosso Neves me transmitiu e que acima de tudo tem orgulho em partilhar é simples amar e espalhar o "academismo". Para mim é um EXEMPLO DE VIDA com o qual todos os breves momentos que estou com ele aprendo mais um pouco e me torna ainda mais feliz.
O Académico jorra-lhe por todos os poros e ele sim é daqueles símbolos academistas que a caneta da imortalidade nunca vai fazer esquecer e sequer apagar pois se "Viver é desenhar sem borracha", o nosso AMIGO NEVES, torna a nossa vida numa palete de contornos sorridentes e que irão perdurar para sempre.
Para um amigo eterno, um enorme abraço do Jorjinho e ter palavras simples: OBRIGADO POR EXISTIR.
Jorge Sá

Sem comentários: