16 agosto 2010

Nas mãos do Renato

O Renato é trabalhador e procura sempre aprender de forma a tornar a sua missão tão espinhosa o mais doce possível. É um lutador e no lugar de guarda-redes procura sempre dar ânimo à equipa e ser o ultimo muro aos ataques contrários. Tem na família e amigos os seus grandes suportes ao qual mostra a sua lealdade e amor.

Em poucas palavras, como pudemos definir o Renato como jogador e pessoa? Penso que sou bastante trabalhador, lutador, sincero, humilde e muito frontal.

Qual o percurso que fizeste até chegares aqui aos Juvenis do Académico?
Comecei no clube da terra onde vivo, Casa do Povo de Santiago de Besteiros (actualmente Novo Capitulo Futebol Clube) como infantil de 1º ano, na época seguinte fui para o São Joaninho (Pinguizinhos). Depois rumei ao Repeses como iniciado de 1º ano, não gostei do ambiente nesse clube e na época seguinte apareceu uma oportunidade no Academico. Então decidi experimentar e foi nesse momento que rumei ao Academico e onde já estou há 2 anos.

Porque o futebol como desporto de eleição para praticares?
Na escola estava sempre a jogar e como todos os meus colegas tinham receio de ir á baliza porque tinham medo dos remates dos alunos mais velhos, eu oferecia-me para ir e comecei a gostar do que fazia e foi a partir dai que comecei a dizer á minha mãe que queria jogar num clube.

Estando numa posição sempre ingrata, como é a do guarda-redes. Como é ser guarda-redes?
Ser guarda-redes é a posição mais bonita mas também a mais difícil porque nem todos os jogadores têm a coragem de dar o corpo ao manifesto. É verdade que é uma posição muito ingrata porque somos sempre os últimos a ser batidos e por isso as pessoas criticam-nos muito quando cometemos algum erro mesmo que esse erro não dê em golo. É natural que quando algo corre mal as pessoas tentem pôr as culpas em alguém e o alvo mais fácil somos nós.

Como ficas quando sofres um daqueles golos que se costuma chamar de “frango”?
Eu fico descontente comigo próprio e quando erro eu sou o primeiro a criticar-me(isto no fim do jogo), porque enquanto houver jogo tento concentrar-me e esquecer o que se passou porque se estiver frágil a equipa também fica e tudo começa a correr mal.

Durante o tempo que já jogas futebol tiveste bons e maus momentos. Podes dizer um momento para recordar e outro para esquecer?
Bom - A grande época que a minha equipa fez na época 2008/09,tanto a nível colectivo como pessoal
Mau - tive dois. A época que fiz no São Joaninho por causa das lesões que me afectaram muito e a época seguinte no Repeses em que o ambiente não era muito bom entre jogadores e principalmente a direcçao.

Que treinador te lembras melhor, por te ter marcado na tua formação?
Mister Joao Costa e Mister Tó (não esquecendo também o mister Carlos dos pinguizinhos)

Que clube foi para ti a revelação e a desilusão do Campeonato?
Penso que não houve nenhuma surpresa. Para algumas pessoas nós fomos a verdadeira revelação porque os nossos ditos rivais andaram a dizer que só passamos a primeira fase porque não estavam lá o Mangualde e o SVB. Na fase final só dependemos de nós e fizemos as pessoas verem que estavam enganadas.

O que achaste do campeonato feito por vocês?
Foi um grande campeonato, apesar de aspectos negativos que foram aparecendo no decorrer da época.

Como foram as emoções loucas dos últimos minutos do Campeonato?
Foi uma grande sensação porque estivemos fora do 1ºlugar durante a maior parte do jogo e graças á nossa força de vontade fizemos tudo para que no final tudo acabasse bem.

O que pensaste ao fazer aquela defesa nos últimos segundos da partida conservando assim um título merecido?
Muitas pessoas dizem que salvei o campeonato com aquela defesa. Mas não é bem assim porque antes daquele jogo houve muitos jogos anteriores onde o Rui Pedro, o Tiago e todos os outros deram o melhor pelo Academico. Eu apenas fiz aquela defesa porque estava lá naquele momento. Mas não podemos esquecer do que os outros fizeram antes. As pessoas deviam dizer que a equipa salvou o campeonato e não um jogador em particular.

Como é ser campeão?
É uma sensação extraordinária e acho que todos os jogadores do Academico se sentem orgulhosos pelo feito maravilhoso que conseguimos alcançar.

Como é vestir a camisa academista?
É um orgulho, não só por ser o clube da zona com mais prestigio mas também pela forma como me trataram quando eu vim do Repeses. Estou muito agradecido ao Academico por isso mas em particular ao Mister Joao Costa, Mister Tó e Mister João Gomes porque eles sempre acreditaram em mim e mesmo eles não estando no clube estão sempre a apoiar-me.

Para o ano novo Campeonato, desta vez nos Nacionais e numa série sempre complicada. Como achas que vai ser?

Vai ser difícil porque hoje em dia nada é fácil. A serie é realmente muito difícil mas penso que temos qualidade para nos manter. Só temos que acreditar uns nos outros, lutar e rumar sempre para o mesmo…ou seja, o bem estar de todos os elementos da equipa e obter bons resultados.

O que achas que poderia ser melhorado nas camadas jovens do Académico?
Penso que os dirigentes do AVFC não estão muito ligados as camadas jovens. Nós poderemos vir a ser os próximos jogadores dos seniores do AVFC mas para isso eles têm de acreditar nos jogadores da “casa”. Penso que todos sairiam felizes se isso acontecesse.

O que mais gostas de fazer nos teus tempos livres?
Estar com os amigos e família. São eles que nos apoiam na vida, logo, são eles os mais importantes nas nossas vidas.

Se te dessem o dom de mudar algo o que farias?
Acabar com as desgraças que existem no mundo.

Tv ou cinema?
Cinema

Que sonho gostavas de concretizar?
Poder jogar na 1ª Liga pelo AVFC

O que para ti é mesmo difícil de resistir?
Ir aos treinos e chocolate.

Um ídolo?
Buffon

Uma palavra para os sócios, adeptos, direcção do Académico?
Acreditem sempre no AVFC porque é um grande clube e apesar de estar a passar por algumas situações difíceis será sempre o clube de coração de todos os viseenses. Á direcção só quero pedir que olhem mais para as camadas jovens porque “nós” somos o futuro do clube.

E já agora para todos os leitores do blog e para o blog.
Há por ai muita gente a criticar o Jorjao, os adeptos e os jogadores do académico, a essas pessoas só peço que olhem para as suas acções e dos seus respectivos clubes porque todos erram e não existe ninguém por aí que nunca tenha cometido um erro.
Força Academico!! E obrigado jorjao pelo que fazes por todos os jovens academistas!!!

4 comentários:

Anónimo disse...

É de louvar a tua postura. Algumas vezes injustiçado,mas sempre soubeste responder com elevação e dedicação. Hoje recordo, a teu respeito, a frase proferida por um anónimo a algum tempo a esta parte. És grande miúdo.

Anónimo disse...

Um grande guarda-redes, um grande homem e uma pessoa que trabalha imenso na conquista dos seus objectivos. É um atleta que qualquer treinador gostaria de ter, quer pela sua qualidade, quer pelo seu espirito de sacrifício, quer pela sua entrega total ao trabalho, quer pela sua humildade. Continua a acreditar... Esta será concerteza uma época de grande relevo para ti, tens tudo para voar...
Um grande abraço deste teu amigo

JC

Anónimo disse...

obrigado por tdo, misters


renato

Anónimo disse...

Mais um atleta que quer abandonar o Academico. Deve existir motivo bastante forte, para que este guarda-redes, que até é bonzinho, pretenda deixar de jogar no nacional, considerando que de entre os outros atletas foi um que contribuiu para a subida.