26 junho 2010

Escolas no 3º Torneio Internacional Nélson Fernandes

As jovens escolas academistas deslocaram-se a Braga para competir no 3º Torneio Internacional Nélson Fernandes. As equipas que componham o grupo C, onde os academistas figuravam eram os seguintes:
  • Benfica
  • Académico Viseu
  • Escola Fernando Pires
  • Salgueiros

Académico Viseu: Miguel, João, Assis, Leonardo, Gonçalo Leitão, Ricardo, Pipo, David Morgado, Guilherme, Rodrigo, Miguel Silva, Simão Pedro e Kiko.


Escola Futebol Fernando Pires - Académico Viseu 1:0
A primeira partida dos academistas foi com a equipa local, que entrou melhor na partida e foi assumindo o controlo do jogo mas caberia aos academistas a primeira ocasião de golo quando Rodrigo aos 8 minutos desmarca Pipo que remata bem para defesa atenta de Gonçalo.
A resposta bracarense é lesta e Bruno remata forte para defesa atenta de Miguel. Aos 12 minutos surge o golo inaugural da partida quando novamente Bruno deixado sem marcação remata cruzado e bate o guarda-redes academista.
Com o tempo a passar, os jovens academistas conseguiram despertar e aos poucos assumiram novamente o jogo e empurraram a equipa do Fernando Pires para terrenos mais atrasados e aos 25 minutos Pipo em boa posição não consegue o remate fatal.
O mesmo jogador aos 27 minutos bem desmarcado por Rodrigo aparece solto na área mas na altura exacta é desarmado por Diogo.
No minuto seguinte Leonardo centra longo e Pipo mais lesto que a defesa bracarense aparece a rematar mas é infeliz a ver a bola caprichosamente bater na base do poste de Gonçalo.
Até ao final os academistas ainda tentaram o golo com remates de David Morgado e Rodrigo que não bateram Gonçalo.


Académico Viseu - Salgueiros 6:1
Depois de um retemperador almoço os jovens academistas e já com o sono bem longe defrontaram a equipa do Salgueiros e entraram bastante pressionantes e aos 4 minutos Ricardo marca bem um canto e Rodrigo aparece a marcar o primeiro golo academista.
Dois minutos depois e materializando o seu maior ascendente na partida os academistas marcariam de novo quando num pontapé de baliza Gonçalo Leitão remata forte e leva a bola caprichosamente a sobrevoar o guarda-redes salgueirista e anichar-se nas suas redes.
Aos 10 minutos Gonçalo Leitão desmarca bem Rodrigo que remata forte e faz o terceiro golo academista.
No minuto seguinte na sequência de um livre na zona central do campo e perto da baliza portuense Gonçalo Leitão remata bem e carimba mais um golo para os jovens viseenses.
O Salgueiros tentava reagir onde Rúben e Simões eram os elementos mais irrequietos mas a defensiva academista conseguia controlar as suas investidas e aos 19 minutos viria a alargar novamente o marcador quando o guarda-redes academista lança Kiko que nas costas da defensiva academista aparece a fazer o quinto golo academista.
Dois minutos depois novo golo viria a surgir para os academistas desta vez com David Morgado a aparecer sobre a direita do seu ataque, bem desmarcado por Guilherme a rematar forte sem qualquer hipótese para o guarda-redes salgueirista.
O resultado final viria a ser carimbado à passagem do minuto 26 quando numa jogada de contra-ataque a bola chega a Simões que em boa posição faz o golo de honra dos portuenses.


Académico Viseu- Benfica 0:2
No terceiro jogo das escolas os academistas defrontavam o Benfica e sabiam que teriam que obter uma vitória para aceder à fase final do seu escalão. Contudo quem entrou melhor foram os benfiquistas que logo no minuto inaugural obriga Miguel a boa defesa.
Aos 4 minutos seria João a fazer o corte providencial quando o atacante benfiquista já se preparava para o golo. Contudo aos 7 minutos o golo viria mesmo a surgir quando após três remates com boas defesas de Miguel a bola chega a Dani que cabeceia bem batendo Miguel.
A resposta academista dava-se aos 9 minutos quando Rodrigo centra bem para Guilherme não conseguir o melhor remate. Dois minutos a seguir seria Rodrigo a rematar muito perto da baliza benfiquista.
A partida tomava uma toada mais equilibrada com ambas as equipas a procurarem o golo mas sem conseguirem muitos lances de perigo e só aos 22 minutos é que se assistiria a nova situação perigosa que viria a resultar no golo da tranquilidade benfiquista.
Já sobre o apito para o final Rodrigo tem uma boa jogada individual e desmarca Guilherme que não consegue dar ao seu remate a melhor direcção.
Com esta derrota chegava ao final a participação dos jovens academistas neste torneio, que acaba por ser positiva onde a equipa conseguiu mostrar algum do seu futebol e onde alguns jovens jogadores ganharam já mais ritmo e entrosamento para a próxima época.

Restantes resultados:
Benfica - Salgueiros 8:0
Benfica - Fernando Pires 0:3
Salgueiros - Fernando Pires 1:3

Classificação Final:
  1. Benfica
  2. Escola Fernando Pires
  3. Académico Viseu
  4. Salgueiros
Vencedor torneio de escolas: F.C.Porto

Sem comentários: