24 abril 2010

Cumprir sem acelerar


Académico Viseu - Mangualde 3:1
Golos Académico Viseu: Freddy (42 min), Jorge (63 min) e Vinicius (90+1 min).
Golo Mangualde: Pedro Almeida (29 min).

Académico Viseu: Toni, Tiago Oliveira, Fábio Oliveira, Regueira, Freddy (Guilherme, 79 min), Alécio (Vinicius, 69 min), Vasco, Leandro, Mickael, Ferreirinha e Jorge (Lobo, 75 min).
Suplentes não utilizado: Cunha, Rui Loureiro, André Sobral.
Treinador: Sérgio Nunes.
Mangualde: Sérgio, Diogo, Pedro, Nuno, Sérgio, Pedro Almeida, Bruno, Zé Xavier, Tomás, João e Mário.
Suplentes não utilizados: Rúben e Rui Miguel.

Cartões amarelos: Sérgio (35 min), Pedro (50 min) e Lobo (81 min)
Árbitro: Luís Castainça, Auxiliares: Luís Caetano e Pedro Fernandes

Os juniores academistas encerraram esta primeira fase com uma vitória frente ao Mangualde. Foi um jogo jogado a baixo ritmo embora com ambas as equipas a procurarem obter o golo.
Este ficou perto de acontecer aos 9 minutos quando Vasco ganha bem o lance e centra bem, faltando o melhor seguimento para o lance dos avançados academistas.
Aos 12 minutos é a vez da turma mangualdense aparecer a criar perigo com Mário a aparecer sem marcação e já no interior da área academista quando se preparava para bater Toni sofre o desarme providencial de Regueira.
Cinco minutos depois Leandro descobre Jorge que remata bem valendo a defesa de Sérgio. No seguimento do lance Freddy de forma acrobática leva a bola a embater na barra.
O mesmo jogador aos 28 minutos viria a criar novo lance de perigo quando no seguimento de um canto marcado por Jorge, aparece a cabecear muito perto da barra forasteira.
Quem não marca arrisca-se a sofrer e seria mesmo isso que iria acontecer quando Pedro no minuto seguinte na marcação de um livre aproveita a má formação da barreira academista e de forma exímia bate o guarda-redes academista.
O Académico de Viseu após o golo sofrido tenta o empate e aos 35 minutos Micael após um livre de Ferreirinha aparece a rematar mas a direcção do seu remate leva a bola a rasar o poste da baliza mangualdense. O golo viria mesmo a surgir aos 42 minutos quando Freddy aparece a cabecear mas se à primeira ainda permite a defesa do guarda-redes contrário, na segunda leva a bola a sobrevoar o seu adversário e desta forma o empate estava conseguido.
Sobre o apito para o intervalo os academistas iriam criar mais um lance de muito perigo com Micael após centro de Jorge rematar novamente à barra. No seguimento do lance Vasco e Leandro não conseguem o golo, quando os adeptos academistas já gritavam o golo.
Chegava-se desta forma ao intervalo com um empate que castigava a ineficácia academista,
Os academistas entraram mais rápidos e pressionantes na parte derradeira da partida e logo no minuto inicial Vasco consegue ultrapassar em corrida dois adversários e centra faltando o remate fatal para o golo. Aos 49 minutos é a vez de Jorge rematar forte e Sérgio responder com uma defesa atenta. Com uma hora de jogo decorrido a equipa do Mangualde tem uma ocasião flagrante para marcar quando Mário aparece nas costas da defensiva academista valendo a atenção de Toni a sair bem e a ter boa defesa.
Três minutos depois os academistas viriam a dar a cambalhota no marcador quando Micael consegue ter um bom centro e Jorge sobe mais alto que a defesa contrário e fazer o golo.
Com este golo sofrido o Mangualde tenta subir no terreno e assume o controlo do jogo e aos 70 minutos Pedro remata forte para defesa atenta de Toni. Aos 74 minutos surge a melhor ocasião para obter o empate quando João remata forte e a bola é cortada por Regueira já sobre a linha de golo. Na sobra primeiro Pedro e depois Mário não conseguiram a frieza necessária para bater a defensiva academista. Era o melhor período da turma forasteira e aos 80 minutos Mário com um centro largo leva a bola a embater na barra da baliza academista.
Os academistas tentavam reagir em contra-ataque e no minuto seguinte Micael centra bem e Leandro aparece a rematar muito por alto. Aos 83 minutos nova ocasião para a turma forasteira quando Mário centra bem e Tomás liberto de marcação remata torto à baliza contrária. Já sobre os 90 minutos lance rápido de contra-ataque onde a bola surge para Lobo que perante Sérgio remata e a bola chega a Vasco que não contando por certo com ela remata muito torto.
O resultado final viria a ser carimbado já no primeiro dos minutos dados de compensação pela equipa de arbitragem quando o recém- entrado Guilherme consegue ultrapassar dois defesas e sobre a linha centra para Vinicius marcar na sua estreia no campeonato.
Arbitragem embora muito contestada pela turma forasteira realizou uma exibição atenta e sem grandes erros.
Vitória final academista justa numa exibição mais pálida do que já fez ao longo deste campeonato, mas por um resultado demasiado dilatado face à oposição aguerrida e lutadora da equipa forasteira
Out: ritmo do jogo. Foi um jogo embora com bastante emoção jogado a ritmo mais lento. Fruto das decisões já estarei tomadas as duas equipas foram realizando uma exibição mais apagada mas ainda assim apimentados com fortes emoções.
In: emoção. Se o ritmo da partida foi lento, os adeptos não podem queixar-se da emoção e dos momentos de golo criados em ambas as balizas. Se a eficácia fosse a melhor o resultado seria pintado com números bem mais gordos.
Melhor em campo: Regueira. Foi o bombeiro de serviço na defensiva academista. Sempre atento conseguiu realizar uma boa exibição, procurando sempre eliminar as investidas mangualdenses que deram bastante à defensiva academista.

Outros resultados:
Silgueiros - Repesenses 1:6
Santar - Campia 1:2
Tondela - Povoenses 6:2
Ranhados - Viseu Benfica 1:2
Mortágua - Nelas 2:0
Cabanas Viriato - Molelos :

Clube

J

V

E

D

GM

GS

Pontos

Viseu Benfica2622
31871569
Académico Viseu2620421082664
Repesenses261835882857
Tondela261745862855
Molelos251555723250
Mortágua261628
643550
Nelas2612212596738
Mangualde268315355627
Cabanas Viriato257315277224
Campia266515355823
Ranhados267118366622
Silgueiros2643192910215
Santar2634182811113
Povoenses262618248212

1 comentário:

Anónimo disse...

Jorge um lembrete:
Parabéns ao Vinicius que creio sendo o primeiro jogo como junior e ainda sendo ele juvenil merece os nossos PARABÉNS pelo seu importante golo| Parabéns ao Sr. Júlio pelo enorme esforço que fez para que este jogador vestisse a camisola academista.