20 janeiro 2010

Tiros derrotam lamaçal


Mangualde - Académico Viseu 1:3
Golo Mangualde: Pedro (56 min)
Golos Académico Viseu: Alécio (7 e 27 min), Ferreirinha (32 min)

Académico Viseu: Toni, Vasco (Cunha, 85 min), Melo, Freddy, Fábio, Leandro, Nicolau (Tiago, 76 min), Alécio, Mickael (Amândio, 22 min) , Ferreirinha e Lobo.
Suplente não utilizado: André Sobral.
Treinador: Sérgio Nunes.
Mangualde: Sérgio, Diogo, Bill, Domingos, Rui (Sarmento, 90+1 min), João Miguel, Marcelo (Nights, 23 min), Marcelo II (Tomás, 90 +1 min), Sérgio, Pedro e Mário.

Cartões amarelos: Lobo (40 min), Sérgio (44 e 75 min), Freddy (44 min), Alécio (67 min) e João Miguel (85 min).
Cartões vermelhos: Sérgio (75 min, acumulação) e Nights (85 min)
Árbitro: Luis Gomes, Auxiliares: José Soares, Marco Guerra.

Este era um jogo muito condicionado com as precárias condições do campo, devido à muita chuva que se abateu na zona de Mangualde. A primeira jogada de real perigo coube aos mangualdenses, logo no minuto quatro quando numa boa jogada pela ala direita do seu ataque Marcelo centra bem para Mário obrigar Toni a defesa atenta.
A resposta academista deu-se de forma fatal com Lobo a marcar um livre contra a barreira contrária mas na sobra a levar a bola a embater com estrondo na barra da baliza de Sérgio. Contudo na sobra Alécio consegue ser mais lesto e fazer o golo inaugural.
Com o golo o Académico conseguiu assumir o controlo do jogo e aos 15 minutos é Leandro a rematar para defesa atenta de Sérgio.
O jogo era muito jogado à base da força sem grandes tácticas e só à força do tiro é que os golos voltariama surgir. Foi esse o caso do segundo golo academista quando Alécio já em queda faz o golo que alargava a vantagem academista. Aos 32 minutos viria a surgir novo golo para as hostes viseenses numa jogada enrolada com a bola a ficar presa na água já no interior da área e Ferreirinha acredita fazendo o golo.
A resposta mangualdense dá-se logo de seguida com um remata forte de Nights mas ao lado da defesa de Toni. Aos 35 minutos Leandro fica perto do golo obrigando Sérgio a defesa atenta. quatro minutos a seguir Âmandio, com uma boa entrada em campo, de ângulo dificil obriga Sérgio a boa defesa. Já sobre o apito para o intervalo uma situação de desentendimento na defensiva mangualdense quase resulta em golo, contudo Ferreirinha não consegue o remate fatal.
Chegava-se ao intervalo com uma vitória justa academista que soube adaptar-se melhor ao terreno e ser eficaz nos lances que criou.
A segunda parte começou com a mesma toada, com o Académico a assumir o jogo e logo no primeiro minuto Leandro lança bem Ferreirinha que não consegue o golo devido a corte providencial de João Miguel para canto. No seguimento do mesmo Lobo marca bem o canto para Freddy subir mais alto e obrigar Sérgio a boa defesa. Aos 51 minutos Mário tem um remate de longe e obriga Toni a defesa incompleta.
Aos 56 minutos Freddy perde uma bola em zona fatal e Pedro entra na área e sofre falta de Melo. Chamado a marcar Pedro faz o golo e faz renascer a esperança mangualdense em atingir um bom resultado nesta partida. Com este golo os locais pressionaram mais e aos 61 minutos é Pedro que remata forte para defesa atenta de Toni.
Após uma natural reacção mangualdense aos poucos o meio campo academista liderados por Leandro (numa subida de forma notória) e Alécio conseguiram voltar a assumir o jogo que foi-se tornando contudo bastante mais quesilento e sem grandes momentos de interesse.
Com muitas faltas assinaladas o ritmo baixou e só em lances de bola parada é que se teria perigo, e só nos minutos finais é que em cantos Cunha primeiro e depois Freddy ficaram perto do golo.
Arbitragem com uma boa primeira parte mas que se foi degradou ao longo do tempo e a parte derradeira esteve mal, com muitas faltas mal assinaladas e deixando que o jogo se torna-se mais violento e sem a respectiva punição.

Out: condições de campo, comportamento de Pedro. Com a muita chuva que se abateu na região, o campo foi inimigo para a boa qualidade de jogo. Um clube que tanto já fez pelo futebol regional, merecia melhores condições para os seus escalões de formação. Outro aspecto negativo foi o comportamento negativo de Pedro. Desde cedo entrou em picardias com os jogadores academistas e que se vou avolumando em agressões, pisadelas e cuspidelas que resultaram num triste espectáculo no final de uma partida de FUTEBOL e não de boxe e luta. Para se ser jogador, não basta arte (e isso Pedro até tem) mas sim também ter cabeça e respeito por colegas e adversários.
In: adaptação academista. Os academistas souberam desde cedo ver a melhor forma para obter a vitória. Num jogo em que o campo foi o principal adversário a "táctica" foi jogar directo e de forma simples e os academistas souberam interpretar isso da melhor forma e liquidar as aspirações mangualdenses com uma boa eficácia na primeira parte com três golos.
Melhor em campo: Lobo. Foi a par de Alécio e Leandro, um dos elementos mais inconformados da partida. Lutou, conseguiu criar desequilibrios e foi num dos livres marcados por ele que a cortina mangualdense se desmoronou, quando Alécio foi matador. Se Alécio foi o matador de serviço com dois bons golos, Leandro em notória boa forma soube ser a trave mestra do meio campo a evitar as investidas contrárias.

Outros resultados:
Molelos - Canabas do Viriato 6:0
Repesenses - Silgueiros 8:1
Viseu Benfica - Ranhados 4:0
Povoenses - Tondela 2:2
Campia - Santar 0:1
Nelas - Mortágua (adiado)

Clube

J

V

E

D

GM

GS

Pontos

Viseu Benfica13112045635
Académico Viseu131012521331
Molelos13931471230
Repesenses138233312

26

Nelas12804282124
Tondela137334117

24

Mortágua12804281224
Campia13517212716
Silgueiros13409155612
Cabanas Viriato1331993910
Ranhados13301014309
Santar1323817459
Mangualde13211020387
Povoenses1303

10

8503

Sem comentários: