20 janeiro 2010

Momentos explosão


Académico Viseu - Águeda 5:1
Golos Académico Viseu: Rui Sérgio (19 e 25 min), Flávio (28 min) e Rui Pipo (34 e 61 min).
Golo Águeda: Telmo (52 min)

Académico Viseu: Pedro Martins (Fábio Farias, 62 min), Alex, João (Miguel Ângelo, 62 min), Diogo, Stefan, Márcio, Rui Pedro, Rui Sérgio, Flávio (Rafael Silva, intervalo), Rui Pipo e Gonçalo Pipo (Frederico, intervalo).
Suplentes não utilizados: Cunha, Pedro Costa e Guilherme Moita.
Treinador: Paulo Chaves.
Águeda: Paulo Jorge, Ricardo, David (Alexandre, 67 min), Pedro, Rui Filipe, Lucas (Luís Filipe, 70 +1 min), João Micael (João Dias, intervalo), David, Telmo, Wilson (Jorge, 35 min) e Henrique.
Suplentes não utilizados: Vasco, André e Daniel.
Treinador: Zé Miguel.
Árbitro: Renato Gonçalves, Auxiliares: Sérgio Guelho e Marco Vieira. (A.F. Guarda)

Os jovens iniciados academistas realizaram mais um jogo no Campeonato Nacional do seu escalão. Se do lado do adversário, a equipa do Águeda procurava pontuar para ainda tentar a fuga à despromoção, os academistas queriam uma vitória para ainda continuarem na luta pela fase seguinte.
Desta forma o jogo começou de forma aberta e coube à turma forasteira o primeiro remate por intermédio de Telmo. A resposta academista deu-se aos 5 minutos com Alex a cruzar bem para Rui Pipo sem marcação cabecear muito ao lado da baliza de Paulo Jorge.
Aos 9 minutos é David que solto na ala direita do seu ataque remata por alto. No minuto seguinte é Wilson que coloca à prova a atenção do guarda-redes academista. Aos 13 minutos Rui Sérgio numa jogada individual bem desmarcado por Rui Pedro entra na área e remata forte mas sem a melhor direcção.
Aos poucos os academistas iam tendo mais posse de bola e aos 19 minutos viria mesmo a marcar quando Rui Sérgio aparece nas costas do seu defesa directo e entra na área contrária desferindo um remate que abria assim o marcador.
Aos 22 minutos nova ocasião de golo para os academistas quando Paulo Jorge tem uma má saída e deixa a bola escapar para os pés de Rui Pipo que todavia não consegue dar ao seu remate a melhor direcção. Contudo a vantagem academista viria mesmo a ser ampliada quando Rui Sérgio é novamente deixado sem marcação e este aproveita para arrancar para a área contrária e fazer o golo.
Era o melhor período academista que empurrava a equipa contrária para a sua defesa e aos 28 minutos numa jogada de insistência de Rui sérgio que remata por duas vezes para defesas de Paulo Jorge e na sobra Flávio aparece de forma decidida a empurrar para o golo.
A finalizar a primeira parte surge o melhor golo da partida com um livre algo desviado para a direita do ataque academista com Rui Pipo a assumir as rédeas da marcação e a rematar de forma indefensável para o guarda-redes forasteiro.
Chegava-se ao intervalo de uma partida onde os momentos de explosão dos academistas contribuiram para a vantagem alcançada face a um adversário que após uma boa entrada foi obrigado a reduzir linhas e a ficar muito próximo da sua defensiva.
Tal como aconteceu na primeira parte foi o Águeda que entrou melhor nesta fase e Jorge fica perto do golo com um bom remate após uma boa jogada individual.
Aos poucos o Académico ia equilibrando novamente a partida e o jogo tornava-se mais monótono e sem grandes lances de perigo e só aos 50 minutos é que Rui Pedro consegue dar um abanão na partida com um bom remate para defesa atenta do guarda-redes forasteiro.
Dois minutos a seguir, surge o golo forasteiro premiando a luta e entrega da equipa, resultado de uma jogada de João dias na direita do ataque e a desmarcar bem Telmo que remata forte e bate Pedro Martins, para gáudio dos adeptos forasteiros.
Este golo teve o condão de moralizar a equipa visitante e esta pressionou mais os academistas mas os remates de João Silva e Telmo nos cinco minutos seguintes não levaram a melhor direcção.
O resultado final viria a ser carimbado de forma definitiva à passagem do minuto 61 quando Frederico liberta bem Rui Sérgio que numa jogada individual consegue ultrapassar vários defesas contrários e em seguida centra para o interior da área, onde aparece Rui Pipo a rodar bem e a rematar de forma calma traindo Paulo Jorge, que fica mal na fotografia.
Com este golo e com as várias substituições realizadas a partir deste momento a partida desceu novamente de ritmo e poucos momentos de animação surgiram até ao apito final do trio de arbitragem
Arbitragem com alguns erros mas sem influenciar no resultado final, sendo o meu maior pecado a falha de admoestração e punição de algumas entradas mais viris.
Vitória justa academista num jogo em que sem realizar uma partida de alto ritmo, os momentos em que os jogadores academistas explodiram foram suficientes para detonar uma defensiva forasteira algo débil quando pressionada. Com esta vitória e com a conjugação de vários resultados o Académico consegue estar num lugar de luta pela fase seguinte de forma indirecta estando mesmo assim também perto dos dois postos de acesso directo.

Out: criticar em vez de apoiar. No desporto todos ganhamos e todos perdemos, mas ontem esse não foi o lema que se reflectiu no apoio dado por uma reduzida falange de apoiantes visitantes a alguns dos seus jogadores. Criticar desta forma ríspida e desmotivadora um jogador, no caso Wilson, faz com que estes campeões fiquem desmotivados para fazer o que mais gostam, que é o futebol. Força ai campeão, cabeça bem levantada!
In: explosões academistas. Mesmo sem fazer uma partida de altissima qualidade, os jovens academistas conseguiram criar boas oportunidades para uma gorda vitória que viriam a conseguir. Sempre que explodiam e partiam para cima da defensiva contrária esta denotava fragilidades e que resultavam em golos.
Melhor em campo: Rui Sérgio. Perante o muito espaço dado para as suas investidas, Rui Sérgio foi exímio em aproveitar as mesmas e partir para jogadas que resultaram em dois golos marcados por ele e ainda mais dois marcados por colegas após suas assistências. Desta forma teve uma exibição para recordar, num jogo em que Rui Pedro também teve papel preponderante no meio campo academista de forma a eliminar as investidas forasteiras.



Outros resultados:
Tourizense - Taboeira 0:1
Beira Mar - Mangualde 6:0
São Romão - Oliveirense 3:1
Estação - Repesenses 1:3
Marialvas - Lusitano Vildemoinhos 3:1

Clube

J

V

E

D

GM

GS

Pontos

Beira Mar16151063646
Taboeira1612224511

38

Académico Viseu16933431733
São Romão15834251327
Marialvas16745292025
Repesenses157351817

24

Oliveirense16637211821
Tourizense16556262820
Mangualde16538212318
Lusitano Vildemoinhos16231110389
Águeda1612137655
Estação1602148592

Sem comentários: