27 setembro 2009

A subir..

Tourizense - Académico Viseu 1:2
Golos Académico Viseu: Rui Sérgio e Rui Pipo.

Académico Viseu: Pedro Martins, João Rodrigues, Diogo, Stefane, Alexandre, Frederico (Guilherme), Rui Pipo, Rui Pedro, Rui Sérgio, Márcio e Flávio (Renato).
Treinador: João Costa.

Este era um jogo que colocava em confronto duas equipas empatados na tabela classificativa com uma vitória cada um.
Foi uma partida equilibrada e disso é prova o nulo com que ambas as equipas regressaram aos balneários.
O Académico conseguiu aos poucos assumir o controlo do jogo e viria a marcar por intermédio de Rui Pipo. Os locais viriam a reagir bem imprimindo uma toada mais pressionante e viriam a conseguir o empate. Contudo a partir daqui os academistas viriam novamente a assumir o jogo e apertar o cerco à equipa local e conseguiriam o golo em mais um golo de Rui Sérgio o seu quarto no Campeonato.
Com esta vitória o Académico aproxima-se dos lugares mais cimeiros do seu campeonato.

Outros resultados:
Oliveirense - Mangualde 2:0
Repesenses - Beira Mar 1:6
Águeda - São Romão 0:1
Lusitano Vildemoinhos - Estação 3:0
Taboeira - Marialvas 3:0

Clube

J

V

E

D

GM

GS

Pontos

Beira Mar33001919
São Romão3300409
Taboeira321062

7

Académico Viseu3201646
Repesenses320147

6

Oliveirense3111214
Mangualde3102543
Tourizense3102553
Marialvas3102463
Lusitano Vildemoinhos3002383
Estação30032110
Águeda30030110

26 setembro 2009

Reviravolta juvenil

Oliveira de Frades - Académico Viseu 1:4
Golos Académico:
Zé Henrique, Tiago e Micael .

Oliveira de Frades: André Cid, Bruno, André, Marco Almeida, Loureiro, Tiago Cid, Mauro, Zeca, Eduardo, Diogo e Rui .
Jogaram ainda: Diogo, Ruben, Beto, Francisco, Joaquim, Marco Paulo, Pedro Silva, Veríssimo, Pedro Amaral, Sérgio, Tiago Dias, Zé Pedro e Moreno.

Académico Viseu: Renato, Luis Pedro, Mauro, Rui Correia, Nuno, Dani, Zé Pedro, Zé Henrique, Diogo Pereira, Guilherme e Tiago Almeida.
Jogaram ainda: Tiago, Paulo Renato, Mica, Daniel e Micael .
Mais um excelente ensaio da equipa de juvenis em preparação para a época que se avizinha. Deste feita o opositor, foi uma equipa da mesma série que o Académico e portanto um candidato à respectiva fase final.
Foi interessante apreciar a forma como os academistas evoluíram perante uma situação de desvantagem no marcador logo a partir dos 15 minutos do encontro.
De facto a resposta ao bonito golo do Oliveira de Frades, não poderia ter sido melhor, onde ninguém perdeu a orientação, confiando cegamente no potencial da equipa.
Durante toda a partida não seria exagero dizer que as oportunidades de golo criadas foram tantas que as duas mãos não seriam suficientes para as contar .
De assinalar a invencibilidade da equipa nesta pré época , mas acima de tudo a mostar muito e bom futebol.

22 setembro 2009

Bom ensaio juvenil

Académico Viseu: Rui Pedro, Luis Pedro, Mauro, Rui Loureiro, Nuno, Dani, Zé Pedro, Zé Henrique, Guilherme, Tiago e Diogo Pereira.
Jogaram ainda: Tiago e Renato ( grs ), Paulo Renato, Mickael e Daniel.
Treinador: Pipo e Nuno Gualter.
Povoenses: Fábio, Ricardo, Marcelo, Pedro, João, Patrick, Fábio T, Cassua, Fábio C, Rafael e Russo .
Jogaram ainda: Dennis , João Pereira, Jerome, Diogo Luis e José Diogo.
Treinador: Carlos Lima



No feriado municipal as equipas: Junior do Povoenses e Juvenil do Académico defrontraram-se em mais um jogo treino visando a melhor preparação para o Campeonato de cada uma das categorias.
Foi um bom treino, jogado a um bom ritmo onde se assistiu a bons sincronismos e que permitiu assim mais um bom ensaio,

21 setembro 2009

20 setembro 2009

Raça e querer dita vitória



Académico Viseu - Marialvas 2:0
Golos Académico: Rui Sérgio (4 min), Diogo (41 min)

Académico Viseu: Pedro Martins, João Rodrigues, Diogo, Eduardo (Stefane, 69 min), Alexandr, Frederico (Gonçalo pipo, 58 min), Guilherme (Rui Pipo, intervalo), Rui Pedro, Rui sérgio, Márcio e Flávio.
Suplentes não utilizados: Mário, Miguel Marques, Tiago Pinto e Renato Ferreira.
Treinador: João Costa.
Marialvas: Mica, Pedro Marques (João Griné, 48 min), Diogo Simões, Miguel Reis, daniel (Monteiro, intervalo), João Neves, Rodrigo, João Luis, Júlio (José Cavaco, 58 min), André Miguel Neves.
Suplentes não utilizados: Costinha, Pedro Lopes, Luis santos e Favorito.
Treinador: José Azevedo.

Cartões Amarelos:
Académico Viseu: Rui Sérgio (26 min) e Rui Pipo (45 min)
Árbitro: Francisco Vicente, Auxiliares: Bruno Costa e António Trindade (A.F. Vila Real)

Eram duas equipas que vinham de resultados antagónicos. Se os academistas vinham de uma derrota, os jovens marialvas vinham de uma vitória robusta. Desta forma o Académico entrou mais pressionante de forma a conseguir uma vitóriae logo aos 4 minutos viria a marcar quando Márcio descobre Rui Sérgio que à saida do guarda-redes forasteiro mostra frieza e faz o golo inaugural.
O Académico dominava a partida e aos 8 minutos é Guilherme que tem um bom remate de longe e obriga Mica a voar de forma a evitar o segundo golo academista. No minuto seguinte é Rui sérgio que fica perto do golo valendo o corte providencial de Miguel Reis.
Era o Académico que tinha o domínio do jogo e só aos 18 minutos é que a turma marialva faz um remate na direcção da baliza defendida por Pedro Martins, por intermédio de João Luis.
O jogo começava a tomar um ritmo maus pausado e mastigado, sem grandes ocasiões de golo e só aos 35 minutos é que Júlio é diexado com espaço e entra na área academista obrigando Pedro Martins a boa defesa evitando assim o golo do empate.
Chegava-se ao intervalo com uma vitória parcial academista justa face a um bom início de partida que causou vários calafrios à defensiva forasteira.
O primeiro lance de perigo seria forasteiro quando novamente Júlio com bom remate fica perto do golo valendo a atenção de Diogo em corte providencial. Aos 41 minutos viria a surgir o golo academista quando Diogo bate um livro bem longe da área e faz sobrevoar a bola sobre Mica levando a bola a anichar-se nas redes forasteiros.
Estava feito o golo da tranquilidade e a vantagem cademista podia ter sido alargado quando Flávio aparece bem lançado e entra na área e obriga Mica a defesa atenta.
A equipa forasteira sentiu o golo sofrido e o dominio pertencia à turma local que à pssagem do minuto 60 fia perto do golo quando Rui Pedro tem boa jogada e no minuto de remate é desarmado providencialmente por João Luis.
O Marialvas reagia timidamente sem grandes lances de perigo e já nos descontos de tempo quase que sofre novo golo quando Márcio consegue através de uma boa jogada individual entrar na área contrária e quando ia executar o remate tem em Diogo Simões um ultimo muro que consegue fazer o desarme.
Arbitragem bem tecnicamente, sem grandes lances para ajuizar, mas mal disciplinarmente onde pareceu errar na amostragem dos cartões.
Vitória justa numa exibição, onde o querer e a raça foram tónicos que permitiram aos academistas obter uma boa e justa vitória.

Melhor em campo: Diogo. Foi a par de Rui Pedro os elementos que dera mais segurança à equipa que não deixou a tuma marialva pisar terrenos problemáticos. Na liderança da defesa assumiu o seu papel e deu um boa segurança. Para além disso conseguiu premiar a sua exibição com um golo de livre que deu uma maor segurança e tranquilidade à turma academista.
In: querer e raça. A turma academista entrou com uma postura e querer de forma a mostrar que o ultimo resultado tinha sido um acidente e conseguiu colocar-se em vantagem bem cedo. Soube eliminar os pontos fortes contrários e desta forma obtém uma vitória justa.
Out: fragilidade atacante marialva. Três remates durante a partida foi um registo pouco abonatóro para uma equipa que vinha de uma goleada. Com uma boa defesa, o jogo não chegou aos seus atacantes e desta forma o registo fraco e remates.

Outros resultados:
Oliveirense - Taboeira 0:0
Mangualde - Repesenses 1:2
Beira Mar - Águeda 6:0
São Romão - Lusitano Vildemoinhos 1:0
Estação - Tourizense 1:4

Clube

J

V

E

D

GM

GS

Pontos

Beira Mar22001306
São Romão2200306
Repesenses220031

6

Taboeira211032

4

Académico Viseu2101433
Mangualde2101523
Tourizense2101433
Marialvas2101433
Oliveirense2011011
Estação2002280
Lusitano Vildemoinhos2002080
Águeda20020100

19 setembro 2009

Assim não


Académico Viseu - Tondela 4:0
Golos Académico: Dani (10 min), Mickael (16 min), Mauro (31 min) e Zé Pedro (52 min)
Académico Viseu: Tiago, Luis Pedro, Nuno, Rui Loureiro, Paulo reanato, Dani, Mauro, Guilherme, Zé Henrique, Zé Pedro e Mickael.
Jogaram ainda: Rui Pedro, Renato, Daniel e Tiago Almeida.
Treinador: Pipo e Nuno Gualter.
Tondela: Bandeira, Miguel, Marco, Fábio, Diogo, beto, Tiago, Barreto, Fuji, Tiago e Leonel.
Jogaram ainda: Daniel, Jonathan, Rui, Luis Paulo, Brito, Bernardo, Tiago III e Ruben.
Treinador: Carlos Sobrino e Luis Viana.
Este era um jogo de preparação para os campeonatos que se avizinham entre as equipas dos juvenis do Académico de Viseu e do Tondela.
Começou mais pressionante o Tondela que conseguiu empurrar a turma academista para a sua defesa mas os jovens locais procuravam reagir com rápidos contra-ataques. Após um canto do lado direito do ataque a bola sobra novamente para Luis Pedro que centra para o interior da área e a bola chega a Dani que consegue inaugurar o marcador de calcanhar.
A turma forasteira sentiu o golo e aos 16 minutos viria a sua desvantagem no marcador alargar quando Zé Henriques descobre Mickael e este remata forte de forma indefensável para Bandeira.
Aos 22 minutos Tiago Almeida recém-entrado na partida consegue ganhar bem o lance e centra da melhor forma para Guilherme não conseguir o melhor cabeceamento.
O Tondela tentava reagir onde Fuji era sempre o elemento mais inconformado e procurava levar o perigo à baliza academista. Contudo o Académico viria a marcar novamente sobre o minuto 31 quando na melhor jogada de envolvimento a bola passa por vários jogadores academistas e sobra para Mauro que de primeira consegue um remate indefensável.
Sobre o apito para o intervalo bom livre de Zé Pedro com Tiago a aparecer bem e a obrigar Bandeira a boa defesa.

A segunda parte começou com o mesmo ritmo e aos 3 minutos Tiago após boa jogada leva a bola a embater no poste. No seguimento é Daniel que obriga o guarda-redes contrário a boa defesa. A resposta forasteira foi pronta e Tiago consegue criar desequilibrios e obriga Rui Pedro a boa saída evitando assim o reduzir do marcador.
Aos 14 minutos é Luis Pedro que bem desmarcado obriga o guarda-redes forasteiro a boa defesa. Três minutos a seguir Tiago em mais um bom lance colectivo consegue cabecear bem e leva a bola a embater desta vez com estrondo na barra. Na ressaca do lance Zé Pedro à entrada da área consegue um bom remate e fazer o golo.
Contudo o espectáculo em breves segundos tornou-se deplorável quando após uma entrada mais dura os jogadores de ambas as equipas se envolveram em cenas que não devem acontecer. O espectáculo ficou desta forma mais triste. Um episódio que deve servir de exemplo e reflexão para que não volte a acontecer, pois acima de tudo o futebol deve ser um divertimento.

Sorteio Escolas

Foi recentemente sorteado o Calendário do Campeonato Distrital de Escolas para a época de 2009/10.
As equipas que fazem parte da série dos Escolas A são:
  • Académico Viseu Futebol Clube
  • Sátão
  • Ferreira Aves
  • Estrela Mondego
  • Mangualde
  • Paivense
  • Penalva Castelo
  • Viseu Benfica B
Desta forma os jovens academistas têm no seu primeiro jogo a 10 de Outubro, com o Ferreira de Aves, cabendo na jornada seguinte um sempre apetecível derby com o Viseu Benfica.
Fica aqui o Calendário Escolas A.

Por sua vez as equipas que fazem parte da série dos Escolas B são:

  • Académico Viseu Futebol Clube
  • Repesenses B
  • Viriatos
  • Dínamo Estação
  • Ranhados
  • Mangualde
  • Lusitano Vildemoinhos
  • Castro B
  • Viseu Benfica
Desta forma os jovens academistas têm no seu primeiro jogo a 10 de Outubro, com um derby com a equipa do Ranhados. Este jogo marca a estreia de mais uma equipa academista à qual desejamos desde já boa sorte!
Fica aqui o Calendário Escolas B.

18 setembro 2009

16 setembro 2009

Sorteio Juvenis

Foi recentemente sorteado o Calendário do Campeonato Distrital de Juvenis para a época de 2009/10.
As equipas que fazem parte da série Norte de Juvenis são:


  • Académico Viseu Futebol Clube
  • Vouzelenses
  • Cinfães
  • Drizes
  • Viriatos
  • Cracks Lamego
  • Oliveira Frades
  • Resende
  • São João Pesqueira
  • O Castro
  • Penalva Castelo
  • Vilamaiorense
Desta forma os jovens academistas têm no seu primeiro jogo a 18 de Outubro, seguindo o seu primeiro jogo em casa com a equipa do Drizes.
Fica aqui o Calendário Juvenis.

14 setembro 2009

Primeira parte liquida visitantes


Taboeira - Académico Viseu 3:2
Golos Taboeira: Tiago (9 min) e Diogo (12 e 19 min).
Golos Académico: Rui Sérgio (62 e 64 min)

Taboeira: Zé Valera, Ricardo Guimarães, Varela, Miguel, Ricky, Hugo, João Aidos (Ruela, intervalo), Coutinho, Diogo (Gabriel, 60 min), João e Tiago.
Suplentes não utilizados: J. Paulo, T. Almeida, Bernardo e André
Treinador: Manuel António.
Académico Viseu: Pedro, Alexandre, Eduardo (Guilherme, intervalo), Diogo, João Rodrigues, Rui Pedro, Rui Sérgio, Márcio, Flávio, Pipo e Tiago Pinto (Frederico, 61 min)
Treinador: João Costa.

NOTA: Como não me foi possível assistir ao jogo, gostava de vos pedir que caso possuam informações de como correu este jogo enviem para o mail: jorge.miguel.sa@gmail.com! OBRIGADO


Outros resultados:
Repesenses - Oliveirense 1:0
Águeda - Mangualde 0:4
Lusitano Vildemoinhos - Beira Mar 0:7
Tourizense - São Romão 0:2
Marialvas - Estação 4:1

Clube

J

V

E

D

GM

GS

Pontos

Beira Mar1100703
Mangualde1100403
Marialvas1100413
São Romão1100203
Taboeira110032

3

Repesenses110010

3

Académico Viseu1001230
Oliveirense1001010
Tourizense1001020
Estação1001140
Águeda1001040
Lusitano Vildemoinhos1001070

13 setembro 2009

Juvenis goleadores

Silgueiros - Académico Viseu 1:5
Golos Académico: Tiago Almeida 3, Zé Henriques e Rui Pedro.
Académico Viseu: Tiago, Luís Pedro, Nuno, Rui, Paulo Renato, Mauro, Ricardo, Zé Henriques. Guilherme, Tiago Almeida e Mickael.
Jogaram ainda: Renato, Daniel, Diogo Pereira e Rui Pedro.

Os jovens juvenis academistas prosseguiram a sua preparação para o Campeonato Distrital que aí se avizinha. Desta vez deslocaram-se a Silgueiros para defrontar a equipa de juniores local.
Com um ritmo mais elevado foram conseguindo impor o seu jogo e colorir o marcador em tons de goleada onde se destaca o hattrick de Tiago Almeida e o bom golo de Rui Pedro, um guarda-redes com dotes atacantes.

12 setembro 2009

Juniores vitoriosos

Oliveira Frades - Académico Viseu 0:2
Golos: Ferreirinha e Jorge
Académico Viseu: Toni, Sobral, Jorge, Regueira, Melo, Leandro, Ferreirinha, Vitinho, Lobo, Nicolau e Gito.
Jogaram ainda: Cunha, Alécio e o Rebelo.

Os jovens juniores academistas deslocaram-se a Oliveira de Frades para mais um jogo de preparação para o seu campeonato. Com uma equipa equilibrada pressionou a equipa local e conseguiu o domínio do jogo. Viria a marcar na concretização de uma grande penalidade, convertida da melhor forma por Ferreirinha.
Chegava-se ao intervalo com uma vitória parcial academista que premiava o melhor futebol academista. Na segunda parte a toada de jogo manteve-se e o resultado viria a ser carimbado por Jorge na marcação de um livre, num lance onde o guarda-redes local não fica completamente bem na fotografia.
Vitória justa dos jovens academistas que até peca por escasso face às oportunidades desperdiçadas.

11 setembro 2009

Infantis Sorteio

Foi recentemente sorteado o Calendário do Campeonato Distrital de Infantis para a época de 2009/10.
As equipas que fazem parte da série dos Infantis A são:

  • Penalva Castelo
  • Paivense
  • Lusitano Vildemoinhos
  • Viriatos
  • Sátão
  • Viseu Benfica B
  • Académico Viseu Futebol Clube
  • Grupo Desportivo Mangualde B
Desta forma os jovens academistas têm no seu primeiro jogo a 10 de Outubro, um derby sempre apetecível com o Lusitano de Vildemoinhos, uma equipa que já nos habituou a boas prestações nestes escalões de formação.
Fica aqui o Calendário Infantis A.

Por sua vez as equipas que fazem parte da série dos Infantis B são:

  • Casa Benfica de Viseu
  • Travanca
  • Drizes B
  • Repesenses
  • Dinamo Estação B
  • Ranhados
  • Académico Viseu Futebol Clube
  • Lusitano Vildemoinhos B
  • Viseu Benfica
Desta forma os jovens academistas têm no seu primeiro jogo a 3 de Outubro, com a equipa do Drizes B.
Fica aqui o Calendário Infantis B.

Infantis B - Treinos

Já estão abertos os trabalhos dos INFANTIS B academistas.As sessões serão:
  • Terças -> 18:30
  • Sextas -> 18:30 ou 19:45 (alternado de semana a semana)

APARECE CAMPEÃO !

10 setembro 2009

Mais do mesmo!

Durante este tempo que o blog tem de existência fui tomando conta de realidades que vão afligindo a nossa formação.
Vejo um clube na sua formação a ser vetada ao abandono por quem tem de tomar conta dele. Sei que os seniores são o escalão que dá mais visibilidade ao clube nos jornais, mas ao longo de fins de semana são os jovens quem mais espalha e bem o nome do clube. Para já não falar nos títulos que estes jovens vão ganhando em nome deste enorme clube.
Será preciso muito para pedir alguém que tome conta, mas realmente e não só no papel e tome conta de casos que vão aparecendo sempre ao longo das épocas e acima de tudo os resolva?
Um dos casos que gostava de ver corrigido são a inexistência de massagistas em alguns dos jogos. Sei que estes jovens jogam e honram esta camisola negra e muitas vezes fazem eles e os pais sacrifícios que parecem não ser premiados.
Será que não tem direito a uma pessoa que saiba cuidar das maleitas que num jogo podem surgir? Não acho normal sinceramente ficar à espera que chegue alguém largos minutos depois de a lesão ter acontecido? Isso aconteceu mais uma vez este fim de semana (jogo dos Juniores) e penso ser irreal a situação. Já no ano passado vários jogos aconteceram sem massagistas que felizmente não resultaram em lesões. Se não pode haver massagistas, porque não haver uma formação aos técnicos de primeiros socorros ou algo mais intensivo?
Outro dos problemas que sinto é a falta de apoio a jogadores que desta forma saiem do clube ou mesmo não ficarem quando se por acaso houvesse uma palavra ou um apoio ficariam e ajudavam de bom grado. Vejo jogadores que chegam terem que se ir embora pois não têm apoio a nível de habitação e alimentar?
Será que as pessoas que mandam no nosso clube não deviam olhar também para esta realidade?
Penso ser importante meditar sobre isto e acima de tudo porem as mãos na obra pois estes jovens ainda são o futuro do nosso clube e merecem!
Quer queiram ou não o futebol português tem que ir por esse caminho, embora muitos directores pensem o contrário.

Infantis A - Treinos

Já estão abertos os trabalhos dos INFANTIS A academistas.
As sessões serão:
  • Segundas -> 18:30
  • Quartas -> 17:15

APARECE CAMPEÃO !

Nota: Esta equipa irá realizar um jogo treino dia 13 pelas 16:30 com a equipa do BEIRA-MAR. Este será o jogo de apresentação da equipa academista. Apareçam e façam a festa!

RESULTADO Académico Viseu- Beira Mar 5:0

08 setembro 2009

Vitória em derby

Académico Viseu - Repesenses 5:3
Golos do Académico: Guilherme , Zé Pedro , Zé Henrique , Luis Pedro e Guima .

Académico Viseu: Renato ( gr ), Luis Pedro, Ricardo, Rui Loureiro, Paulo Renato, Dani, Zé Pedro, Mauro, Mickael, Zé Henrique e Guilherme Santos .
Jogaram ainda: Rui Pedro, Tiago Fonseca, Guima, Fábio, Tiago, Roberto, Sérgio, Filipe e Guilherme.

Este era um jogo treino entre duas equipas de patamares diferentes competitivos. Os jovens academistas eram do escalão de Juvenis e os repesenses dos Juniores.
Este jogo até começou mal para as hostes academistas, pois logo aos 3 minutos o Repeses colocou-se em vantagem fruto de um autogolo.
Conseguindo imprimir já um bom ritmo e um futebol articulado foi com agrado que se viu a cambalhota no resultado, mas acima de tudo com uma exibição que faz sonhar alto as hostes academistas .
Destaque para a bonita jogada do 4º golo, com a bola a circular sempre ao 1º toque em evolução até à grande área com uma finalização eximia de Luis Pedro.

03 setembro 2009

Calendário Juniores 2009/10

Foi recentemente sorteado o Calendário do Campeonato Distrital de Juniores para a época de 2009/10.
As equipas que fazem parte da sua série são:
  • Sporting Clube Nelas
  • Sport Cabanas Viriato e Benfica
  • Sport Viseu e Benfica
  • Académico Viseu Futebol Clube
  • A.R.D Os Povoenses
  • G.D.C.R.S Vila Silgueiros
  • Grupo Desportivo Campia
  • S.C. Santar
  • C.F. Os Repesenses
  • Clube Desportivo Tondela
  • Grupo Desportivo Mangualde
  • F.C. Ranhados
  • C.A Molelos
  • Mortágua F.C
Desta forma os jovens academistas têm o seu primeiro jogo no Fontelo com o Molelos a 3 de Outubro.
O seu primeiro derby da cidade fica marcada para a 7ª jornada, com o Académico a defrontar a equipa do Ranhados na casa destes.

Fica aqui o Calendário Juniores - Série SUL.