08 novembro 2009

Empenho e maior potencial dita goleada



Mangualde - Académico Viseu 0:19
Golos Académico Viseu: Hugo (2, 49 e 59 min), Marcelo (3, 40 e 52 min), Rui Pedro (11, 13 e 39 min), Rafael Barreiros (12 e 38 min), Gonçalo Sousa (15, 23, 29 e 55 min), Zé Pedro (22 min), Rui Silva (43 e 50 min), Henrique (54 min, p.b)
Mangualde B: Ismael, José Campos, Pedro, Filipe, João Miguel, Xavier, Fábio Francisco, Rúben, Lucas, Henrique, Pedro e Pedro Costa.
Treinador: António
Academico Viseu: Miguel, Carlos Santos, João Diogo, Marcelo, Rui Silva, Rafael Barreiros, Hugo, Zé Pedro, Rafael Nunes, Rui Pedro, Gonçalo Sousa e Francisco.
Treinador: Júlio.
Árbitros: Helder Ferreira e Gonçalo Ferreira.

Os infantis A academistas deslocaram-se à vizinha cidade de Mangualde para defrontar a equipa B infatl mangualdense.
Começou mais pressionante o Académico que viria a marcar logo à passagem do minuto dois quando Rafael Barreiros abre bem para Hugo que entra pela esquerda da grande área e remata forte para o golo inaugural.
No minuto seguinte a mesma dupla viria a levar o perigo à baliza mangualdense e desta vez Ismael consegue a defesa incompleta e ao segundo poste Marcelo mais lesto que o seu adversário empurra a bola para novo golo.
Aos 11 minutos boa jogada individual de Hugo a conseguir libertar-se de dois defesas contrários e a centrar bem para Rui Pedro aparecer e fazer novo golo.
O Académico carregava e no minuto seguinte Marcelo marca bem o canto e Rafael Barreiros no interior da área remata forte batendo Ismael.
O primeiro lance de perigo para a turma local acontece à passagem do minuto quinze quando José Sousa aparece bem perante Miguel e obriga este a boa defesa. Todavia no minuto seguinte a vantagem academista viria a ser ampliada quando Francisco sobe bem pela ala esquerda do ataque e centra atrasado para o interior da área onde aparece Gonçalo Sousa a fazer o golo.
Aos 22 minutos nova jogada de envolvimento entre Francisco e Gonçalo Sousa com este último a ler bem o jogo e a centrar no momento exacto para Zé pedro fazer o sétimo golo academista. No minuto seguinte Henrique tem a melhor hipótese de golo para a turma local, mas em boa posição não consegue dar o melhor rumo ao seu remate. A resposta é pronta e Gonçalo Sousa em bom lance indivual ultrapassa Pedro e fuzila Ismael.
Já sobre o apito para o intervalo o mesmo jogador viria a marcar quando é lançado por Marcelo e perante Ismael remata forte, fazendo o golo em lance que todavia Ismael fica mal na fotografia pois não se atira a uma bola que passa perto dele.
Chegava-se ao intervalo com uma vitória parcial academista fruto da diferença de ritmo e potencial de ambas as equipas, onde a pressão academista levou a esta goleada.
A segunda parte começou com a mesma toada da primeira mas onde o Mangualde conseguia defender melhor e eliminar as investidas e somente aos 38 minutos é que Rafael Barreiros consegue com um remate forte bater o desatento Ismael.
Este golo teve o condão de abrir novamente o muro mangualdense e no minuto seguinte Marclo tem boa jogada fazendo um bom cruzamento para o interior da área contrária, onde aparece Rui Pedro a fazer o golo. A mesma dupla viria aos 40 minutos a criar perigo e desta vez seria Marcelo que aparecia a encostar para novo golo academista.
Aos 43 minutos Rui Silva consegue após várias tentativas de alvejar a baliza contrária o merecido golo. O Académico continua a pressionar e aos 49 minutos Hugo ganha um lance na luta ombro a ombro perante Pedro e este ultimo agarra o jogador academista. Chamado a marcar a grande penalidade Hugo faz novo golo para os academistas. No minuto seguinte Rui Silva remata forte para golo em lance que Ismael deixa a bola escapar-lhe entre as mãos.
À passagem do minuto 54 Francisco tem boa jogada individual e remata forte para defesa de Isamel que leva a bola a embater em Henrique que trai de forma inglória o guarda-redes mangualdense. No minuto seguinte João Diogo ganha uma bola perdida e descobre bem Gonçalo Sousa que faz o seu quarto golo na partida.
No ultimo minuto do tempo regulamentar é Hugo que remata forte e carimba o resultado com que se chegava ao apito final. Nos descontos boa ocasião de golo para o Mangualde quando Fábio Francisco num livre bate forte mas um pouco ao lado da baliza de Miguel.
Vitória sem contestação da equipa academista que mostrou o seu potencial face a uma equipa mangualdense mais débil e sem os meus argumentos fisicos e técnicos.

Melhor em campo: Marcelo. Três golos, outras tantas assistências fazem deste jogador e sobretudo da sua boa exibição o melhor em campo. Numa equipa onde foi dificil escolher o melhor o trabalho de Marcelo a defender, atacar e a descobrir os colegas fazem deles um jogador a ter na retina.
Out: fragilidades mangualdenses. A turma mangualdense denotou algumas lacunas na defesa e no ataque que embora se podem explicar a diferença de idades entre ambas as equipas não pode ser só explicado por isso. Todavia acho que seria importante remodelar esta competição de forma a haver uma competição conforme as idades promovendo uma "luta" mais justa e mais motivadora para os jovens jogadores.
In: ritmo academista. Mesmo frente a um adversário mais frágil e sem o mesmo potencial, mostraram atitude e entrega a um jogo que foi tomando níveis de maior facilidade com o aumentar do resultado. Os academistas nunca baixaram o ritmo atacante e querendo sempre mais obtiveram uma gorda goleada.

Outros resultados:
Viseu Benfica B - Penalva Castelo 3:5
Sátão - Paivense 4:1
Viriatos - Lusitano Vildemoinhos 3:5

Clube

J

V

E

D

GM

GS

Pontos

Académico Viseu550055315
Lusitano Vildemoinhos54012911

12

Penalva Castelo540115812
Sátão53022789
Viriatos5203917

6

Paivense51049123
Mangualde51043553
Viseu Benfica50054370

1 comentário:

Anónimo disse...

Estou totalmente de acordo com o seu comentário. Espero que a competição de infantis seja remodelada totalmente para o ano criando um campeonato de infantis sub12 e outro de sub13, acho que seria tudo mais equilibrado e mais justo para os miudos. Para uns é desmotivador competir perder todos os jogos e quase sempre por goleadas e para quem goleia é tambem desmotivador porque já sabem que vão ganhar a unica questão que colocam é por quantos e sua evolução como jogadores de futebol é mais lenta. Na minha opinião tambem o campeonato de sub 13 deveria ser dividido sómente em 2 séries no máximo 3 séries para que estes pudessem competir mais tempo e ter até ao fim do campeonato jogos muito mais equilibrados.