01 junho 2009

II Torneio Internacional Viseu

Académico Viseu - Repesenses 4:0
Golos: Oliveira, Ricardo e Romeu 2

Académico Viseu - Viriatos 2:0
Golos: Zé Henrique e Paulo Renato

Académico Viseu - Aucamville 1:0
Golo: Zé Pedro.

Académico Viseu: Rui Pedro, Luís Pedro, Oliveira, Rui, Nuno, Mauro, Ricardo, Zé Pedro, Romeu, Zé Henriques, Diogo Pereira, Renato, Pedro Costa, Mickael, Pedro Ferreira, Tiago, Guilherme Santos e Paulo Renato
Treinador: João Costa.

Os jovens academistas entraram da melhor forma na fase de grupos, com uma vitória dilatada frente aos vizinhos e rivais Repesenses. Foi um jogo de um só sentido, onde os academistas com um jogo fluido conseguiram liquidar as esperanças contrárias.
No segundo jogo era mais um jogo de derby, desta vez com os Viriatos, equipa bem constituida fisicamente mas que sucumbiu face a boa valia técnica academista.
Finalizando esta fase de grupos, o jogo que se revelou mais duro (em todos os sentidos) para as hostes academistas. O jogo decidia os primeiros lugares do grupo e como se esperava foi um jogo equilibrado que foi resolvido com um grande golo de Zé Pedro. Todavia este jogo viria a acabar da pior forma, com violência entre jogadores, numa situação onde o futebol saiu prejudicado.
Com três vitórias os jovens academistas atingiram o topo do seu grupo.

Meias finais:
10:10 - Viseu Benfica- Aucamville
10:45 - Académico - Rio Ave 1:1 (3:2 grandes penalidades)
Golo Académico Viseu: Oliveira

Este foi um jogo marcado pelo equilibrio em que ambas as equipas procuravam obter a vitória que lhes assegura-se a presença na final do seu escalão.
Prova deste equilibrio foi o resultado ao final da partida que se cifrou num empate a uma bola.
Na lotaria das grandes panalidades a sorte sorriu aos jovens academistas que assim ganharam o duro acesso à final a ser jogada com a equipa da casa, o Viseu Benfica.


15:00 - Rio Ave - Aucamville
17:00 - Viseu Benfica - Académico Viseu 0:0 (4-2 penaltys)
Este era um derby bastante aguardado pelos adeptos e jogadores de ambas as equipas. Jogado sobre om calor abrasador, este foi bastante equilibrado e onde embora ambas as equipas tivessem procurado o golo não conseguiram bater as defensivas contrárias.
Desta forma chegou-se ao final do tempo regulamentar tendo que a decisão do vencedor ser pela sempre cruel lotaria das penalidades.
Foram mais eficazes os jovens benfiquistas que levam assim o título. Todavia este segundo lugar academista mostra o bom trabalho que os treinadores e jogadores continuam a fazer na formação academista. A apoiar ainda mais!!

10 comentários:

Anónimo disse...

Quero aqui deixar mais uma vez uma palavra de repudio pela atitude de algumas pessoas ligadas ao nosso AVFC (leia-se tambem jogadores)pelos actos menos dignos num torneio que tem como objectivo fazer o fecho de uma epoca e ao mesmo tempo uma festa do futebol. Infelizmente esta é a 3ª vez que acontecem cenas de violência envolvendo atletas do nosso AVFC, e está na altura e de uma vez por todas acabar com estas cenas tristes e indignas para uma Cidade como Viseu e para o clube mais representativo da nossa Cidade

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
jorjao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
jorjao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Não vou entrar em diálogo, apenas referir, algumas situações concretas (que não são feitas pelo comentário anónimo). Os jogadores franceses a partir do momento que passaram a estar em desvantagem no marcador começaram a usar de alguma agressividade na disputa dos lances, a rirem-se e a provocarem os jogadores que estavam no banco de suplentes (intervi nessa altura dizendo-lhes que jogassem futebol). Como se não bastasse, num desses lances houve uma agressão ao nosso jogador e tornaram o espectáculo do futebol numa mini batalha. Nesse mesmo momento toda a gente que estava no banco entrou em campo com o propósito de parar tal situação, inclusivamente o presidente do Viseu e Benfica e outras pessoas ligadas à comissão. O mesmo presidente chamou a atenção os atletas franceses que estavam ali para jogar futebol. O jogo recomeçou (alertei para que o jogo terminasse naquele momento) e passado pouco tempo numa situação normal (na minha opinião) novamente um nosso atleta foi agredido. Nova batalha, mas aqui com a agravante de um “senhor”, penso ser o presidente da equipa francesa, ter entrado em campo não para voltar a parar a violência mas sim para agredir a soco os atletas do académico (inadmissível).
Em conversa com o presidente do Viseu e Benfica foi referido que no dia seguinte iria ao nosso balneário com o presidente do clube francês pedir desculpa (se nós fomos os causadores, como refere o comentário do anónimo, desculpas de quê?).
Essa situação infelizmente não veio a acontecer, mas houve da nossa parte, treinadores, dirigentes e jogadores, o compromisso de não reagirmos a qualquer tipo de provocação que pudesse surgir.
Foi com tristeza que constatei a falta de educação dos jogadores e alguns adultos da equipa francesa a fazerem claque pelas equipas que jogavam contra nós, inclusivamente dizendo “olés”. Contudo enchi-me de orgulho dos nossos atletas porque souberam ser sempre “grandes” e respeitar a camisola do clube nunca respondendo a estas provocações.
Não estou a defender a violência (falámos disso dentro dos balneários) mas não posso pedir-lhes que vejam um colega a ser pontapeado e que não entrem em seu auxílio.
No meu entender, os atletas, treinadores, directores e pais do académico deram uma demonstração de civismo do qual eu me orgulho (na final do torneio existiram três claques, uma a incentivar os atletas do académico, outra a incentivar os atletas do Viseu e Benfica e uma outra a provocar os atletas do académico com “olés”, quem seriam?).
Uma visão dos acontecimentos
O treinador
João Costa

jorjao disse...

Obrigado João pelo esclarecimento das situações.
Um grande abraço.

Anónimo disse...

Quando os comentários não agradam é fácil removem-se haja coragem e digam não só meias verdades até porque houve um pai de um miudo do nosso clube que agrediu com uma lambada um miudo do tal clube Françês. Ao treinador Sr joão Costa quero deixar-lhe uma palavra de apreço pelo exelente trabalho que realizou esta época mas não posso concordar que diga se um miudo do nosso AVFC é agredido os colegas tambem têm legitimidade para fazer o mesmo, e se esses colegas colegas pusessem agua na fervura não seria mais correcto? Quanto ao Sr jorge V. Exa refugia-se na sua pseudo-autoridade para apagar comentarios que ao contrário dos seus não são facciosos. Se ainda ao menos V. Exa percebesse alguma coisa de futebol talvez nos pudessemos encontrar e discuir um pouco de futebol. Agradeço que mais uma vez não publique este meu comentário e não responda com lamentos de coitadinho coisa que mais uma vez lhe digo é a sua imagem de marca.

jorjao disse...

Não entro mais em dialogo consgo. Fique bem. Quem me conhece realmente que avalie