19 abril 2009

Acreditar até ao fim


Académico Viseu - Pinguinzinhos 6:4
Golos Académico Viseu: Aníbal (35 e 50 min), Tiago Vaz Pinto (41 min), Rafael Silva (55 e 60+3 min), Miguel Ângelo (59 min)
Golos Pinguinzinhos: Bruno (1 e 48 min), Hugo (37 e 46 min)
Académico Viseu: Fábio, Bernardo, Gonçalo, Eduardo, Paulo, Rafael Barreiros, Anibal, Miguel Ângelo, Pedro, Rafael, Tiago Vaz Pinto e Gonçalo Braguez.
Treinador: Júlio e Joaquim.
Pinguinzinhos: Carlos Bastos, Bernardo, Ivo, Rodrigo, João Pedro, Rúben, Diogo Varanda, Bruno, Gonçalo, Hugo, Diogo Lopes e Marcelo.
Treinador: André Mota.
Arbitragem liderada por Luis Caiado.

Este era o primeiro jogo da fase final do Campeonato de Infantis e frente a frente estavam duas das melhores equipas distritais do mesmo escalão.
Começou melhor a turma forasteira que com um futebol bastante fluido se viria a colocar em vantagem no marcador quando Bruno aproveita as liberdades dadas e após uma defesa incompleta de Fábio aparece e faz o golo.
Na resposta aos 3 minutos Anibal tem uma boa jogada individual entrando na área após conseguir ludibriar os defesas mas perde algum tempo para o remate final. Aos 8 minutos é a vez de Fábio brilhar quando Gonçalo tem um grande remate e o guarda-redes academista consegue defender bem para canto. No seguimento do mesmo Gonçalo remate forte mas desta vez sem a melhor direcção no seu remate.
O jogo era jogado a grande nível mostrando o bom valor de ambas as equipas e aos 18 minutos é Rafael Silva que fica perto do golo quando remata bem levando a bola a rasar o poste da baliza de Carlos Matos.
Três minutos a seguir boa ocasião para os Pinguinzinhos quando primeiro Bruno e depois Gonçalo tem bons remates valendo a atenção de Fábio e Tiago Vaz Pinto. Aos 23 minutos é a vez do Académico criar perigo quando numa boa jogada entre Pedro e Anibal, este último obriga o guarda-redes forasteiro a esticar-se para evitar o golo do empate.
O Académico assumia agora o jogo e empurrava os Pinguinzinhos para a sua defesa mas de onde saiam em rápidos contra-ataques guiados pelos seus dois melhores jogadors: Bernardo e Bruno.
Chegava-se ao intervalo com um resultado a ditar uma vantagem da turma forasteira e onde as emoções se previam grandes para os ultimos 30 minutos.
Tal como aconteceu na primeira parte a primeira ocasião de golo caberia aos Pinguinzinhos quando Bernardo sobe pela ala direita do seu ataque e com algumas liberdades consegue entrar pela área contrária levando a bola a rasar o poste da baliza academista. Contudo o golo viria a surgir para o Académico quando Aníbal ganha na insistência a dois adversários e já no interior da área remata forte fazendo o golo do empate.
Ainda os adeptos academistas festejavam o empate e novamente se viriam em desvantagem no marcador quando Hugo aparece solto no interior da área após um canto e faz o golo de forma fácil.
Era um período de muito nervosismo e onde a bola não parava e aos 40 minutos Rafael Silva tem uma boa oportunidade para voltar a dar o empate a turma local. Era uma grande penalidade a castigar falta de Diogo Varanda, mas Rafael Silva embora ludibriando o guarda-redes forasteiro bate ao lado da baliza contrária. Contudo o mesmo jogador viria a redimir-se quando consegue no minuto seguinte um passe milimétrico para Tiago Vaz Pinto que sozinho sem marcação não falha fazendo o golo do empate. Este lance foi contestado pelos adeptos forasteiros mas aqui parecem nao ter razão para o mesmo pois havia um jogador mais atrasado a colocar em jogo o atacante academista.
Aos 46 minutos Bernardo que se assumia como o jogador mais influente na turma forasteira coloca à prova Fábio. No minuto seguinte e num bom passe de Bruno para as costas da defensiva academista onde surge Hugo e remate forte colocando novamente os comandados de André Mota em vantagem no marcador.
Este era um período de tudo ou nada e os jovens academistas procuravam o golo subindo as suas linhas, mas num contra-ataque a régua e esquadro Bruno consegue fazer novo golo para gáudio dos adeptos forasteiros.
Contudo o espírito de luta dos jovens academistas não os deixaram colocar os braços em baixo e aos cinquenta minutos bem desmarcado Anibal no interior da área consegue rodar e ganhar posição para um remate que leva a bola a anichar-se nas redes contrárias.
Estava de novo aberta a luta pela vitória final e dois minutos a seguir boa jogada de envolvimento de Gonçalo e Bruno, com este a obrigar Fábio a brilhar e a manter viva a luta pelo resultado.
Com 55 minutos surge o golo do empate quando Rafael Barreiros muito ao seu estilo insiste numa jogada e leva a bola a chegar a Rafael Silva que em boa posição remate de forma indefensável.
O jogo aproximava-se do seu final e a emoção aumentava e aos 58 minutos surge mais um caso numa das áreas quando após livre de Bruno a bola chega a Hugo que consegue fazer o golo. Todavia o árbitro anula prontamente o lance por fora de jogo. Mais lestos que os adversários os jovens academistas são matreiros e lançam um rápido contra-ataque com a bola a chegar a Miguel Ângelo num passe de Rafael Barreiros que já no interior da área desfere um remate cruzado sem hipóteses para Carlos Bastos.
No ataque seguinte nova situação muito duvidosa na área academista com o árbitro a castigar falta de Tiago sobre o atacante forasteiro. Lance muito duvidoso pois não parece ter havido motivos para tal marcação. Chamado a marcar Hugo algo nervoso desperdiça a ocasião flagrante.
O jogo mantinha-se numa enorme toada de emoção e quando os Pinguinzinhos davam tudo no seu ataque por intermédio de Bernardo e Bruno, uma perca de bola em zona fatal faz os jovens academistas lançarem um rápido contra-ataque onde Rafael Silva perante o guarda-redes forasteiro mostra-se frio e carimba o resultado final.
Grande jogo numa partida jogada a alto nível por duas equipas com grandes artistas de futebol e que deram provas de serem das melhores deste campeonato.
Dupla de arbitragem com lances polémicos onde nos parece que houve erros em demasia para o nível dos árbitros em questão.

Out: comportamento dos pais, arbitragem. Por vezes continuam a ser o mal deste futebol jogado com tanta emoção e querer por jovens jogadores. Querer tornar os mesmos em guerras, em insultos e em provocações como hoje ouvi e senti só prejudica quem verdadeiro gosta do futebol e acima de tudo a quem devia-se servir de exemplo. Ouvir jogadores a pedir para pais se acalmarem e se calarem pois enervavam-se é disso exemplo. A arbitragem esteve mal errando para ambos os lados, onde alguns lances tiveram um juízo errado e que desta forma aind aumentou mais o nível de guerrilha que envolveu este jogo. A melhorar!
In: futebol de ambas as equipas. Antes do jogo um dos exemplos que pensei que gostava de ver novamenter era o ultimo jogo do Chelsea-Liverpool. Por sorte os jovens de ambas as equipas mostraram toda a sua emoção e arte e venderam cara a derrota, mostrando que o futebol é mais belo no interior do campo e sem guerras que infelizmente se assistem. Foram um exemplo para os adultos e aqui deixo os meus parabéns a ambas as equipas!

Clube

J

V

E

D

GM

GS

Pontos

Académico Viseu1100643
Repeses

0

00000

0

Pinguinzinhos1001

4

60


2 comentários:

Anónimo disse...

Força academico!!!! parabens a tds os jogadores e apoiantes do academico e vamos ser campeoes::)
Nhoka grande golo, ganhast a aposta.

Anónimo disse...

espero que sejamos pela 2ºvez consecutiva campeoes:D

FORÇA ACADEMICO


ASS: Moita