14 março 2009

Fase final a um passo


Académico Viseu - Dínamo Estação 5:0
Golos Académico Viseu: Rodrigo (20 min), Gonçalo Sousa (36 min), João Caiado (39 e 46 min), Guilherme (46 min)
Académico Viseu: Rui Pedro, Pedro, Denis, Simão Pipo, Gonçalo Santos, João Caiado, Gonçalo Sousa, Guilherme, André Guilherme, Rodrigo, Miguel Ângelo e Diogo.
Treinador: Joaquim e Júlio.
Dinamo Estação: Tomás, Francisco, Diogo Santos, David, Carlos, João, Lucas, Diogo Lourenço, Simão, Samuel, Miguel e João Pereira.
Treinador: António Trindade e Paulo Oliveira.

Este era um derby sempre esperado por ambos os adeptos e jogadores das suas equipas. De um lado a turma academista que se encontrava invicta na segunda fase e que procurava com uma vitória quase que assegurar a presença na fase final. Do outro lado encontrava-se o Dinamo da Estação que com uma vitória poderia acalentar esperanças para lutar pelo primeiro lugar.
Desta forma o jogo prometia e os jovens jogadores tudo fizeram para que este fosse mais um bom jogo. O jogo começou com uma toada equilibrada e ambas as equipas disfrutaram de boas situações para inaugurar o marcador.
Por parte do Académico João Caiado e depois Miguel levam a bola a embater na trave e no poste, respectivamente da baliza de Tomás. Por parte da turma do Dinamo a resposta a estes dá-se na sequência de livres e na boa actuação de Samuel.
O golo viria a surgir à passagem do minuto 20 quando Gonçalo Sousa marca o canto e Rodrigo é mais lesto que Francisco e aparece a cabecear fazendo assim o golo.
No minuto seguinte Gonçalo Sousa marca novamente novo canto e desta vez Miguel Ângelo em boa posição falha o golo quando os adeptos academistas já gritavam golo.
A segunda parte começou de forma equilibrada muito jogada ao meio campo onde o Académico em rápidos contra-ataques guidos por João Caiado levava o perigo. Por parte do Dínamo da Estação o primeiro lance de perigo viria a surgir aos 33 minutos com remate de Miguel para defesa incompleta de Diogo. No minuto seguinte é Carlos que obriga Diogo a defesa atenta.
Aos 36 minutos surge um momento de maior vibração da partida, quando a dupla de arbitragem assinala grande penalidade num lance onde fica a dúvida. Chamado a marcar Gonçalo Sousa consegue ser frio e aumentar a vantagem academista.
Algo contundidos com o golo sofrido a turma forasteira mostrou algumas fragilidades e 3 minutos a seguir a turma academusta numa boa jogada de João Caiado este consegue bater Tomás. Estava feito mais um golo que dava alguma tranquilidade aos academistas.
Era o Académico que estava mais dominante e dois minutos a seguir Miguel Ângelo primeiro e depois João Caiado obrigam Tomás a duas boas defesas. No minuto seguinte Miguel consegue surgir bem no meio da defesa academista valendo o corte providencial de André Guilherme.
Pouco passava dos 45 minutos quando João Caiado bem assistido por Gonçalo Sousa, consegue um remate que só para nas redes da baliza defendida por Tomás.
O resultado final viria a ser carimbado numa jogada de contra-ataque conduzida por Simão Pipo que perante Tomás permite a este a defesa incompleta e a bola chega a Guilherme que remata bem fazendo o golo.
Chegava-se ao final de uma partida com um resultado gordo para a turma academista fruto de uma boa exibição na segunda parte que desta forma quase que assegura a presença na fase final do campeonato de Escolas.

Melhor em campo: André Guilherme. Mostrou-se atento e com uma atitude personalizada não deu tréguas aos atacantes forasteiros. Soube estar onde devia e começou-se a construir desde trás o edificio que resultou na vitória academista.
In: exibição academista na segunda parte. Os jovens academistas conseguiram prosseguir a sua boa exibição da primeira parte elevando-a de nível e assim controlar a reacção que se adivinha por parte do Dinamo. Foram personalizados e marcaram em momentos chaves não dando espaços a reacções.
Out: exibição Dinamo. Foi por certo a exibição menos conseguida do Dinamo da Estação que tive oportunidade de assistir. Com bons elementos e que sabem trocar a bola, poucos lances criaram de perigo essencialmente na segunda parte quando cabia a eles essa missão. Para além disso cometeram alguns erros que se revelaram fatais para os seus intentos.

Outros resultados:
Resende - Castro 0:6

Clube

J

V

E

D

GM

GS

Pontos

Académico Viseu440017912
Castro

4

211187

7

Dinamo estação411212124
Resende40045240

10 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma vez com ajudinha dos arbritos, não tirando o mérito aos jovens jogadores do académico.Um dos arbritos faltava apenas sentar-se no banco de suplentes do académico, que o proprio treinador do academico apitaria o jogo. Mas paciencia. Parabens ao académico pelos joves jogadores que tem e com muito talento. Força Académico.

jorjao disse...

Não concordo. Os arbitros eram fracos errando para os dois lados.
Fazendo uma análise fria erraram para os dois clubes. Foram a equipa mais fraca no jogo mas nenhuma equipa saiu beneficiada.
Pois acima de tudo os jovens academistas marcaram e souberam aproveitar as fragilidades que neste jogo foram em maior número que o habitual do Dinamo.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o jorjao que os arbritos eram fracos, mas não vi os arbritos a baterem nas costas dos treinadores e abraça-los em pleno jogo o que aconteçeu com os treinadores do Académico e não com os do Dinamo. Não tirando o mérito aos miúdos do académico pelo jogo que fizeram que foi aquilo que o Dinamo não fez.

jorjao disse...

Sinceramente acha que isso é relevante. Foram os abraços que resultaram nos golos? Ou o futebol dos jovens que os fizeram.
Nunca vi e espero não ver abraços e cumprimentos de árbitrois a resultar em golos, por isso...

Anónimo disse...

Não fazendo comentários a este jogo porque não o vi, gostaria de dizer isso sim que a grande maioria das arbitrgens que se veem em Fontelo são mediocres para não dizer péssimas. O que mais me intriga não são os chamados erros de apreciação, se é falta se é canto ou não pois isso são questões de promenor e afinal todos nós erramos. O preocupante é a grande maioria que vai apitar jovens em formação não saberem as regras básicas do futebol,e cometerem erros inacreditáveis. Posso dar vários exemplos: AVFC vs CFR, um miudo do CFR faz um lançamento de linha laterar para o guarda-redes e este agarra a bola, o arbitro nada assinala (regra- no lançamento de linha lateral o guarda-redes não pode agarrar a bola com as mãos)os arbitros foram alertados mas fizeram ouvidos moucos. AVFC vs SVB o guarda redes agarra a bola e lança-a para um colega que está dentro da area, o Arbitro pára o jogo alegando que a bola tem que sair da area (regra-num livre dentro da area ou no pontapé de baliza a bola para estar em jogo tem que sair da grande area, se o guarda-redes agarra a bola pode passa-la para onde quiser), aqui este pseudo arbitro alertado para o erro que cometeu reiniciou o jogo com um pontapé de baliza (2º erro na mesma jogada) (regra- o jogo deveria ter sido iniciado com uma bola ao solo).Por aqui me fico mas erros destes passados esta época davam para escrever um livro com o titulo "História tragico-comica na arbitragem infantil".

Anónimo disse...

Há pessoas com grandes ilusoes opticas! Eu nao vi abraços nenhuns! Nao seriam beijinhos?? Ao que se chega!!!!!

Anónimo disse...

Acho que sim que seja relevante, não resultaram nos golos mas sim em faltas e faltinhas contra o Dinamo principalmente junto da grande area do Dinamo, para não falar da grande penalidade. O arbrito do lado de lá marca falta fora da área enquanto o da bancada (o dos abraços) marca penalte e assim ficaram a descutir os dois perante oa miúdos se era fora se era dentro ou se não era nada. Neste caso os abraços resultaram de um penalte em que veio ditar o GOLO e a mudança total do jogo do Dinamo, mais uma vez digo não tirando o mérito aos jogadores do Académico.

Anónimo disse...

Com estes comentarios , ate parece que o academico nao merece a vitoria. Queria saber quantas opurtinidades de golo o Dinamo teve??? Valorizem mais os miudos (ambos os clubes) e deixem se de comentarios infelizes.
Apoiem mais os vossos jogadores porque o merecem sao miudos que trocam muito bem a bola,e quando se perde nao falem so da arbitragem e é desculpa de mau perdedores.
Força Escolas do AVFC!!!!

Anónimo disse...

Vou esclarece-lo em relaçao às faltas à entrada da area: no jogo anterior uma falta inexistente, marcada junto ao banco do Académico deu o golo ao Dinamo! neste jogo ainda no primeiro tempo com resultado em 0-0, foi também marcado um livre a favor do Dinamo, só nao deu golo, porque o GR foi lá "buscá-la" ! Foi mesmo à minha frente. Certo ou errado???

Anónimo disse...

Conclusão da história os arbritos não sabem mais, nunca pôs em causa os jovens jogadores do Académico e tambem cheguei a dizer que os jogadores do Dínamo não fizeram um grande jogo, pelo contrário foi dos piores jogos que vi fazer do Dinamo até esta jornada. O como diz o Srº Anónimo vamos apoiar mais os jovens e deixar de picardias, parabens ao Académico e força Dinamo.