07 fevereiro 2009

Grande jogo


Académico Viseu - Dinamo Estação 4:3
Golos Académico Viseu: Gonçalo Sousa (5 min), Rodrigo (32 min), João Caiado (39 min) e Miguel Ângelo (42 min)
Golos Dínamo Estação: Francisco (2 e 33 min), Simão (43 min)

Académico Viseu: Rui Pedro, Leonardo, Bruno, Pipo, Gonçalo Santos, João Caiado, Gonçalo Sousa, Guilherme, André Guilherme, Rodrigo, Miguel Ângelo e Diogo.
Treinador: Joaquim e Júlio.
Dínamo Estação: Tomás, Diogo Santos, Francisco, David, Carlos Daniel, Zé Maria, Diogo Lourenço, Lucas, Samuel, Simão, Miguel e Rodrigo.
Treinador: Trindade.

Este é um dos derbys que tem ganho importancia a nível da cidade, tanto a nível emotivo como de qualidade em termos futebolísticos. Como se esperava este jogo deste cedo prometeu e aos 2 minutos o marcador viria a ser inaugurado a favor da equipa do Dinamo da Estação. Foi fruto de um livre bem marcado pro Carlos daniel para o interior da área academista onde Francisco aparece a cabecear sem marcação a fazer o golo.
Após uma entrada mais pressionante da turma do Dinamo com o sempre irrequieto Samuel a levar o perigo à baliza de Rui Pedro, o Académico consegue equilibrar a partida e aos 5 minutos Rodrigo tem uma boa jogada conseguindo descobrir João Caiado que obriga Tomás a defesa incompleta. Na sobre da bola Gonçalo Sousa aparece no sítio correcto a fazer o golo que dava empate.
Era o Académico que pressionava mais e André Guilherme aos 9 minutos fica perto do golo valendo a atenção do guarda-redes forasteiro. Na sequência do canto Gonçalo Sousa marca-o de forma directa quase surpreendendo Tomás. O mesmo jogador obriga o guarda-redes Tomás a nova defesa incompleta após bom remate.
A resposta forasteira dava-se aos 17 minutos com Samuel a ter uma boa jogada individual a conseguir centrar bem e a bola ainda chega a Lucas que em boa posição não consegue dar o melhor seguimento. Era um período de maior fulgor do Dinamo com Samuel a assumir o papel de dinamizar o seu ataque e mais uma vez esteve perto do golo valendo a atenção de Rui Pedro.
O jogo estava aberto e ambas as equipas poderiam ter marcado primeiro do Gonçalo Sousa e depois por Lucas, mas cujos remates passaram perto da baliza contrária.
Chegava-se ao intervalo com um resultado justo face ao que se assistiu ao longo desta parte emocionante.
Tal como na primeira parte o Dianmo da Estação entrou melhor e logo no minuto inicial estev perto do golo com Lucas a não conseguir marcar após uma boa jogada e desmarcação de Samuel. A resposta academista dava-se aos 29 minutos com Rodrigo a ganhar uma bola a defensiva contrária, desmarcando bem João Caiado que remata e Miguel Ângelo na sobra não consegue o golo quando os adeptos academistas já gritavam golo. Contudo este seria o ensaio para o lance seguinte onde num rápido contra-ataque a bola chega a Rodrigo que frente a frente a Tomás leva a melhor fazendo o golo que permitia a cambalhota no marcador. Todavia a resposta seria pronta por parte do Dinamo da Estação com Francisco a conseguir de fora da área surpreender Diogo.
Este golo teve o condão que espicaçar os jovens academistas que aos 35 minutos fica perto do golo com João Caiado a descobrir Miguel Ângelo e este não consegue dar o melhor seguimento ao lance. Dois minutos depois João caiado fica perto do golo com Tomás a ter defesa segura.
Aos 39 minutos Gonçalo Santos descobre Gonçalo Sousa que remata forte e a bola caprichosamente bate em João Caiado que em boa posição empurra a bola para as redes contrárias.
Este era um periodo de maior fulgor academista que viria a marcar novo golo, quando a bola é perdida em terreno proibido por Simão e chega a Miguel Ângelo que remata de primeira ampliando assim o marcador. Mesmo com este golo sofrido a turma forasteira não baixou os braços e viria a reduzir aos 43 minutos onde Simão ganha uma bola a defensiva academista em terreno proibido e perante Diogo remata forte alimentado assim as esperanças a resultado positivo. Com este golo o Dinamo da Estação consegue empurrar o Académico para terrenos mais atrasados e dois minutos a seguir Lucas desmarcado por Diogo não consegue bater o guarda-redes academista.
Com 47 minutos o Dinamo da Estação dispõe de uma oportunidade flagrante para empatar o jogo: uma grande penalidade a punir uma mão de um defesa academista. Chamado a marcar Simão remata fraco permitindo assim a defesa ao guarda-redes Diogo.
Já nos descontos Francisco com remate colocado obriga o guarda-redes academista a brilhar permitindo assim passado segundos os festejos aos seus colegas.
Chegava-se ao final de uma partida frenética cheia de emoção e que mais uma vez premiou o grande número de adeptos presentes, confirmando o grande nível futebolistico que estas equipas imprimem aos seus confrontos.


In: Dínamo Estação e Académico Viseu. Mais um derby de grande emoção e acima de tudo com grandes momentos de futebol que permitem mostrar que o desporto-rei assim vale a pena. Pequenos grandes craques que deram um bom espectáculo a todos aqueles que estavam presentes. Parabens campeões!
Out: arbitragem
. Complicar o que é fácil torna um trabalho mais dificil e alvo de polémicas. Sem grandes lances de dificil juizo, foram a pior equipa no jogo.

Outros resultados:
Castro - Resende 7:1

Clube

J

V

E

D

GM

GS

Pontos

Castro

1

10071

3

Académico Viseu1100433
Dinamo estação1001340
Resende1001170


1 comentário:

Anónimo disse...

Mais uma vez assistimos a um grande jogo de futebol entre duas equipas com grande qualidade.
Quem assistiu ao jogo nao deu o tempo como perdido.
Parabens academico pele vossa persistencia e alguns momentos do jogo tambem saber sofrer.
Uma palavra de apreço para o Dinamo.
Força Academico!!!!