08 fevereiro 2009

Dragão superior


Académico Viseu - F.C.Porto 1:5
Golo Académico Viseu: Pipa (76 min)
Golos F.C.Porto: Filipe Barros (23, 29 e 75 min), Ricardo (40 e 64 min)

Académico Viseu: Rui Pedro, Oliveira, Nicolau, Nogueira, Regueira, Leandro, Dani (Diogo Pereira, 69 min), Hugo (Pipa, intervalo), Romeu (Fábio, 55 min), Diogo e Zé Henrique.
Suplentes não utilizados: Cunha, Nuno, Ricardo e João Coelho.
Treinador: João Gomes e Roger.
F.C.Porto: Rafa, Tiago Borges, Xavier, Hugo (Gabriel, 49 min), Ricardo, Nélson (Amorim, 62 min), Edú, Telmo, Filipe Barros, Gradíssimo e João Beirão (Flávio, 62 min).
Suplentes não utilizados: Richard, David, Voluntário e João Costa.
Treinador: Capucho.

Cartões amarelos:
Académico Viseu: Leandro (19 min)
F.C.Porto: Hugo (18 min)
Árbitro: Iancu Vasilica, Auxiliares: Sérgio Correia, Ruben Clemente (C.A. Vila Real)

O Académico defrontava a equipa do Porto, num jogo de grau elevado de dificuldade. O Porto cedo começou a pressionar o Académico que embora bastante atento as movimentações contrárias dava algum espaço para o futebol portista.
Aproveitando esse espaço dado o Porto asumia o jogo e aos 11 minutos tem a primeira grande ocasião de golo, quando num livre marcado de forma atrasada Filipe Barros aparece sozinho e remata bem para Rui Pedro defender com os pés. Na jogada de contra-ataque Leandro consegue lançar bem Romeu que aproveita o desquilibrio defensivo portista para se abeirar da baliza de Rafa mas falha o golo.
Quem não marca acaba por sofrer e aos 23 minutos Telmo consegue espaço paara atacar pea ala esquerda do seu ataque e centra bem para Filipe Barros aparecer e fazer o golo inaugural. Jogando simples e trocando a bola o Porto viria a marcar novamente seis minutos depois com um cruzamento de Xavier a aproveitar alguns desequilibrios defensivos academistas e Filipe Barros aparece a empurrar para novo golo portista. O mesmo jogador esteve perto de marcar aos 39 minutos com Rui Pedro a conseguir um corte providencial.
Já sobre o apito para o intervalo o Académico viria a sofrer novo golo quando Ricardo na sequência do canto consegue ter uma maior impulsão e aparecer a cabecear sem marcação para o golo. Vitória parcial portista fruto de uma eficácia ofensiva que soube aproveitar os espaços dados pelos academistas.
Tal como na primeira parte o primeiro lance de perigo surgiu para os forasteiros, com Telmo a aparecer em boa posição valendo o corte providencial de Nicolau. Aos 48 minutos novamente Telmo consegue aparecer sem marcação, obrigando Rui Pedro a defesa atenta.
A resposta academista dá-se com um remate de Diogo para defesa atenta de Rafa. Aos 55 minutos cruzamento de Xavier com a bola a tocar em Nogueira e a ir ainda ao poste da baliza academista. Com uma hora de jogo surge uma oportunidade flagrante para o Académico marcar: uma grande penalidade a castigar uma possivel falta sobre Zé Henriques no interior da área de rigor máximo. Chamado a marcar o mesmo jogador remata ao lado não conseguindo desta forma reduzir o marcador.
O jogo estava aberto, com o Porto a conseguir dominar a partida e a ter as melhores ocasiões para o golo que viria a surgir aos 64 minutos quando Telmo marca bem o canto e novamente Ricardo consegue subir ao primeiro andar e fazer o golo de forma fácil.
O quinto golo forasteiro viria a surgir aos 76 minutos com Edu a conseguir entrar bem pela defesa academista e a descobrir Filipe Barros que faz o seu hatrick. No minuto seguinte nova grande penalidade a favor do Académico a castigar lance de falta de Tiago Borges sobre Pipa. Chamado a marcar Pipa consegue ludibriar Rafa, fazendo o golo de honra academista.
Chegava-se ao final de uma partida dominada pelo Porto que soube aproveitar de forma exímia alguns espaços dados pelos jovens academistas.

Melhor em campo: Filipe Barros. Tem faro pelo golo que o leva a estar no sítio certo, no momento exacto. Para além disso consegue criar desequilibrios na frente atacante que o levam a estar sempre em jogo e a criar reais problemas a defensiva contrária. Um desequilibrador nato!
In: eficácia portista. Trocaram bem a bola até desequilibraram e nos minutos certos marcar revelando uma boa e mortífera eficácia.
Out: espaços dados. O Académico deu vários espaços à equipa contrária para jogar e este foi o erro fatal. O Porto foi trocando de forma paciente a bola, conseguindo encontrar espaços para marcar na altura exacta. Espaços fatais que foram bem aproveitados.

Outros resultados:
Naval - Vilar Formoso 4:0
Académica - Marialvas 3:1
Candal - Leixões 0:3
U. Lamas - Feirense 1:0
Pasteleira - Boavista 1:1

Clube

J

V

E

D

GM

GS

Pontos

F.C.Porto

19

1900841054
Académica Coimbra191504371645
Boavista191324491341
Leixões191117272134
Naval199372823

30

Feirense188373524

27

U.Lamas19739253324
Candal197210293623
Pasteleira195410293719
Académico Viseu185013254315
Marialvas194015176212
Vilar Formoso1810189763

3 comentários:

Anónimo disse...

gostei dos nossos rapazes, enquanto puderam bateram-se bem contra uma equipa muito forte, temos materia prima para aproveitar no futuro... a grande diferença esteve na maturidade com que os miudos do porto encaravam o jogo, o numero 8 era um senior a jogar, o central que marcou 1 ou 2 golos a mesma coisa, o ponta de lança muito eficaz, enfim, tem mais soluçoes...

Anónimo disse...

kuantos pontos são precisos para não descer? descem os ultimos 4 directamente?

jorjao disse...

Directamente descem 4. Ficando o 5 para disputar uma liguilha com o 5 ultimo classificado da zona A. Neste momento seria com Braga.