12 outubro 2008

Lamentável espectáculo

Académico Viseu - U.Lamas 1:2
Golo Académico: Oliveira (36 min)
Golos U.Lamas: Benny (9 e 37 min)

Académico Viseu: Cunha, André, Jorge, Oliveira, Nogueira, Dani, Pipa, Vitinho, Romeu (Zito, intervalo), João Coelho (Fábio) e Sílvio (Nicolau, 62 min).
Suplentes não utilizados: Toni, Regueira, Marco e Zé Pedro.
Treinador: João Gomes e Roger.
U. Lamas: Hélio, Cristiano, Ricardo, Tiago, Bruno, Costinha (Rúben, 74 min), Joel (Dani, 66 min), Xavier, Benny, Fábio e João (Renato, 55 min)
Suplentes não utilizados: André, Ferradaz, Rodolfo e António.
Treinador: Nuno Bastos.

Cartões amarelos: Oliveira (37 min), Cristiano (61 e 80+2 min), André (62 min), Renato (71 min), Dani (77 min), Xavier (80 +1 min)
Cartões vermelhos: Jorge (68 min), Cristiano (80+2 min, acumulação), Cunha (90+5 min) e André (após apito final)

Árbitro: Carlos Brás, Auxiliares: Luis Ferreira e Pedro Ribeiro (A.F. Castelo Branco)

Foi triste aquilo que se assistiu nos minutos finais do jogo e se arrastou para bem depois do apito final do arbitro. Não consigo compreender como é que na pratica de um DESPORTO se consegue chegar a tal ponto. Sim desporto e não guerras como infelizmente pude assistir entre jogadores, adeptos, dirigentes de ambas as equipas. É lamentável que pessoas adultas incitem "adolescentes ou pré-adultos" à violência e o resultado seja aquele que se viu.
Para mim nem em guerra se faz isto quanto mais num desporto que todos estes jogadores gostam. Caberá a cada um dos elementos que teve neste campo por a mão na sua consciência e ver se procedeu bem, pois muita coisa esteve mal. Os pais tem aqui um papel importante e não devem ser eles a dar o mau exemplo para que a cabeça quente dos jogadores exploda! Simplesmente lamentável!
Voltando ao jogo e isso sim o mais importante este começou com uma cabeçada de Benny que levou muito perigo à baliza defendida por Cunha. A resposta academista surge no minuto seguinte por intermedio de uma arrancada de Sílvio que centra bem para Romeu aparecer e rematar sem a melhor direcção. O ritmo era alto e Benny aos 4 minutos é bem assistido por Joel e obriga Cunha a defesa atenta.
O primeiro golo da partida viria a surgir pelos pés do inevitável Benny que consegue aproveitar uma falha de comunicação entre Oliveira e Cunha e fazer o golo.
Com o golo o Académico parece ter despertado e aos 16 minutos Vitinho consegue entrar na defesa lamecense e cruzar bem para Romeu aparecer mas sem conseguir dar o melhor seguimento ao lance. Aos 23 minutos é Silvio que bem lançado por Pipa remata forte mas sem a melhor direcção. No lance de resposta Nogueira tem um corte providencial quando Fábio e Benny apareciam já em boa posição para levar o perigo à baliza academista.
A partida toma de seguida uma toada mais equilibrada e só aos 36 minutos é que se assiste a mais um importante episódio na partida. João Coelho marca bem um canto para Oliveira aparecer bem e cabecear rumo às redes forasteiras.
A festa academista decorria e já novo lance viria a surgir na área academista quando Benny consegue rodar perante alguma apatia da defesa academista e é tocado por Oliveira. Chamado a marcar Benny marca de forma exímia e coloca os forasteiros novamente em vantagem.
Chegava-se ao intervalo com uma vitória parcial da equipa mais matreira, que castigava o nervosismo e alguma fragilidade defensiva academista.
A segunda parte começou com o Académico a tentar obter o empate e Zito em bom remate esteve perto de o obter, falhou a melhor direcção. O Académico tentava pressionar mas coube ao U. Lamas aos 49 minutos a melhor oportunidade de golo, quando numa jogada de contra-ataque conduzida por Fábio que atrasa bem para primeiro Benny e depois Joel obrigarem Cunha a duas boas defesas de forma a evitar o ampliar do marcador.
A resposta academista viria surgir à passagem do minuto 58 quando Zito obriga Hélio a boa defesa evitando assim o tento da igualdade. O Académico tentava reagir, mas sofre um duro revés com a expulsão de Jorge. Mesmo reduzido a 10 elementos o Académico pressiona mas havendo mais espaços o U. lamas quase marca por intermédio de Dani que não foi tão lesto como Cunha que consegue desta forma evitar o 3 golo forasteiro. Já mais com o coração do que com a cabeça, no minuto final de compensação Zito marca bem um livre mas nenhum dos seus colegas consegue o melhor desfecho do mesmo.
Com o final da partida chega o negativo da partida e que custa entender.
Arbitragem sem grandes erros técnicos mas onde a maior pecha se situa a nível disciplinar, onde mostrou não ter um critério coerente em duas situações iguais em muitos casos e não soube agarrar um jogo que os adeptos e especialmente jogadores o tornaram super complicado.

Melhor em campo: Benny. É daqueles jogadores que joga e faz jogar muito e acima de tudo cansa a defensiva contrária. Jogador rápido e lesto levou muito perigo à baliza academista e soube premiar a sua exibição com dois golos de deram a vitória final.
Out: violência. Se é certo que os jogadores lamecenses tiveram muitas atitudes provocatórias (sorrisos, gestos), onde Fábio foi uma das figuras principais, os adeptos academistas têm que ser capazes de ser superiores a tais atitudes e mostrar isso com saber estar e ser superior. Entrando no jogo todos ficam a perder principalmente o futebol e depois assistimos a cenas que lembram um futebol que pensava à muito arredado.

Outros resultados
Naval - Pasteleira 2:2
Feirense - Académica 0:3
Vilar Formoso - Candal 2:3
F.C.Porto - Leixões 3:0
Boavista - Marialvas 6:0

Clube

J

V

E

D

GM

GS

Pontos

F.C.Porto440014212
Académica Coimbra440010112
Boavista43011539
Pasteleira4211657
Feirense420266

6

Naval412165

5

Leixões4112364
U.Lamas4103273
Académico Viseu4103363
Candal41035103
Vilar Formoso41034113
Marialvas41032143

5 comentários:

fonseca disse...

nao ha nada que justifique estes actos lamentaveis mas queria deixar aqui dois comentarios
1 - considero que a arbitragem foi muito fraca, nao que tenha influenciado o resultado, mas permitiu que os animos se exaltassem ao permitir um anti jogo inaceitavel
2 - os srs PSP da nossa cidade decidiram dar o seu espectaculo tambem, primeiro respondendo "resolvam-se que nao tenho nada a ver com isso" para a plateia qdo o ambiente estava explosivo, depois, mostrou a sua "garra" ao expulsar um adepto que aparentemente queria acalmar um jogador da casa e por ultimo outro Sr PSP resolveu mostrar a sua autoridade atraves do cacetete. Lamentavel...

Anónimo disse...

Por certo que só se perderam as que caíram no chão. Se faz é porque faz, se não fez é porque não fez. Tenham vergonha e portem-se como homenzinhos.

Anónimo disse...

pois é Sr.Jorjao nao teve coragem de publicar a opiniao que era praticamente geral nas bancadas, so que inflizmente a continuarmos assim para o ano vai ter que ir fazer resumos novamente para a distrital, eu acho que em certas alturas os bois devem ser chamados pelos nomes, porque se calhar ha jogadores que precisam de um puxao de orelhas para acordarem para a realidade, porque daqui a umas jornadas pode ser tarde.
mas pronto voce la sabe e eu so tenho que respeitar.
mais uma vez obrigado por ouvir o meu desafafo

jorjao disse...

Antes demais caro anónimo.
Tenha n coisas para fazer que nao me diexam estar 24 horas aqui atento ao blog. Como ve o seu post apareceu quando eu pude. Por isso as vezes as pessoas também devem tentar perceber este lado e mandar um mail ou assim a saber e nãi criticar logo.
Sobre fazer resumos do distrital, não me cai os parentes na lama e faço-o com muito orgulho. Acima de tudo e sei que os jogadores estao arrependidos do que se passou e é com os erros que se aprende.
Por isso as vezes basta um mail ou assim para verem algo, pois quem vive a 200 Kms de Viseu e trabalha, acreditem que NÃO se tem 24 horas para estar sempre sobre o BLOG.

Anónimo disse...

obrigada por me elegerem o melhor em campo...
obrigada e os insidentes nao deveriam ter acontecido, so nao percebi porque cuspiram o nosso jogador...