11 outubro 2008

Inicio gordo

Viriatos - Académico Viseu 1:4
Golos Académico: Gonçalo Sousa (2 e 47 min), Miguel (43 min) e João Caiado (44 min)
Golo Viriato: Daniel (17 min)

Viriatos: Tiago Marques, Daniel Lemos, André Lopes, Guilherme, David Cruz, Ricardo Gonçalves, Bruno, Rodrigo Rodrigues, Afonso, Marcelo, André Pereira e Diogo Madeira.
Treinador: Filipe Monteiro.
Académico Viseu: Rui Pedro, Denis, Gonçalo, Pipo, João Caiado, Gonçalo Sousa, Miguel Ângelo, Morgado, Guilherme, André Guilherme, Rodrigo e Diogo.
Treinador: Joaquim.

Este era o primeiro jogo do Campeonato de Escolas, e colocava em confronto as equipas dos Viriatos e do Académico de Viseu. Entrou mais pressionante a turma academista que viria a marcar logo aos 2 minutos quando Gonçalo Sousa, entra no lado direito da área contrária e remata forte para o guarda-redes não conseguir agarrar a mesma, deixando-a escapar para o interior da sua baliza. A resposta foi pronta e Marcelo Lopes com remate forte obriga Rui Pedro a defesa atenta.
Era o Académico que mais pressionava e o golo teve perto de acontecer em dois fortes remates de João e Gonçalo valendo no caso o guarda-redes Tiago Marques a evitar o ampliar do marcador. Do lado dos Viriatos a resposta dava-se com rápidos contra-ataques conduzidos por Marcelo e Daniel e aos 17 minutos viria mesmo a resultar quando este último surge sem marcação no interior da área academista e desfere um bom remate para o empate. Este golo foi sentido nas hostes academistas e Marcelo num livre de muito longe tem um bom remate e leva a bola a embater com estrondo na barra da baliza academista.
Chegava-se ao intervalo com um empate fruto de um melhor começo academista mas que a turma local soube responder.
Todavia o Académico entrou mais forte vindo dos balneários e empurrou os Viriatos para o seu terreno mais atrasado e primeiro Gonçalo Sousa e depois Miguel com fortes remates colocaram a prova o atento Tiago Marques. Assistia-se a uma forte pressão academista e aos 38 minutos nova lance de muito perigo para a baliza local, após bom remate de Gonçalo.
"Tantas vezes a cântara vai a fonte que numa fica lá a asa" e foi mesmo isso que aconteceu à passagem do minuto 43 quando Miguel num remate forte que ainda toca na barra da baliza contrária. A resposta seria pronta com remate forte de Marcelo para defesa de Diogo. No lance de contra-ataque conduzida por Pipo e depois por João Caiado, surge o terceiro golo academista, numa boa jogada de insistência.
Tal como anteriormente a resposta da turma dos Viriatos viria a acontecer com remate forte de Marcelo para defesa atenta de Diogo. O resultado viria a ser carimbado de forma magistral com um bom lance de Gonçalo Sousa que com remate cruzado faz um chapeu ao guarda-redes local.
Chegava-se ao final de uma partida com uma vitória gorda academista que fruto de uma 2 parte demolidora conseguiu entrar assim da melhor forma no campeonato.

Melhor em campo: Gonçalo. Não marcou nenhum golo, mas foi daqueles jogadores seguros e que na defesa conseguiu eliminar os ataques contrários, conseguindo sair de cabeça levantada alimentando o meio campo. Numa equipa que esteve bem este é apenas um destaque.
In: acto de beijar camisola. Pode ser algo simples, mas vi isso a acontecer neste jogo por várias vezes após os golos academistas. Mostra que estes jovens campeões gostam e lutam por este clube que escolheram para praticar o que mais gostam. Simples mas muito emotivo!
Out: segunda parte dos Viriatos. Na primeira parte ainda conseguiram equilibrar a partida, onde a frescura fisica os deixou criar alguns lances de perigo. Mas na segunda parte só conseguiram isso atraves de remates de muito longe.


Outros resultados:
Repesenses - Ranhados 3:8
Dinamo Estação - Viseu Benfica 4:4

Clube

J

V

E

D

GM

GS

Pontos

Ranhados11001013
Académico Viseu1100413
Viseu Benfica1010441
Dinamo Estação1010441
Lusitano Vildemoinhos0000000
Viriatos1001140
Repesenses1001380

4 comentários:

Anónimo disse...

Nao seria possivel criar um Topico com as fotografias dos miudos que compoem o plantel?

Um abraço

jorjao disse...

Sinceramente gostaria de fazer isso. Mas para isso precisava de uma ajuda. De alguns dados e fotos de jogadores. Seria engraçado. Sabe essa ideia já me tinha surgido como muitas outras, mas infelizmente por vezes quando se faz muita coisa e por vezes falhamos uma vez. somos logo criticados (ver golos no ano passado, aniversarios dos jogadores) e por isso ter algum receio em arriscar com novas coisas

Anónimo disse...

Caro Jorjão

No que lhe poder ser util, e dentro das minhas possibilidades, pode contar comigo.
Não tenha receio em inovar. Quanto às criticas, aceitar as construtivas e ignonar as destrutivas.
Este blog é a voz do futebol juvenil academista!
Um abraço.

Anónimo disse...

Chamo-me Rui Melo e sou pai do Rodrigo que joga nas Escolas do AVFC. Tenho algumas fotos das escolas que acompanho. Entre outras fotografias, tenho uma de conjunto que tirei ás escolas no início da época 2008/2009, no particular contrra o Arouca e que a disponibilizo a quem demonstrar interesse nela.
Relativamente ao site, gostaria de dar os meus parabéns ao trabalho voluntário e de missão que o Jorge Sá "jorjão" leva por diante e que eu sigo atentamente vai para 2 anos.
Como todos os trabalhos de missão e de serviço nem sempre têm o seu reconhecimento e o seu agradeciomento.
Contudo estou certo que a satisfação interior que o Jorge Sá tem por dar à estampa a alegria, o trabalho e a felicidade que sentem miúdos com 9 e 10 anos ao representarem o AVFC, como seus "ateletas", hão-de superar algumas faltas de consideração e de incentivo que de um ou de outro possam aparecer e serem um motivo para ainda arranjar mais tempo para a esta tarefa se dedicar.
Relativamente à questão dos anivesrsários deixo a minha sugestão: sinto que para um miúdo destas idades é mais importante ver a sua fotografia e um bolo de anos desenhado no seu dia de aniversário, no site das camadas jovens, do que presentes de valor oferecidos por pais e amigos no seu dia de anos. A este propósito penso que não deveria ser esquecido nenhum. Sobretudo aqueles a quem os pais declararam autorizar a publicação das fotografias de seus filhos, declaração essa em poder dos responsáveis do clube.
Termino com uma ideia de um célebre autor português, que todos conhecemos e que agora me ocorreu ao pensamento "quando Deus quer e o homem sonha... a obra nasce". E a obra é este excepcional instrumento electrónico que o Jorge Sá sonhou, sonha e faz nascer. Obra que permite a comunicação a toda a comunidade academista de como o desporto praticado por miúdios é bonito e saudável.