26 outubro 2008

Empate castigador


Núcleo Guarda - Académico Viseu 2:2
Golos Académico Viseu: Tiago Almeida (1 e 60 minutos)
Academico de Viseu: Tiago (Renato, intervalo), Paulo Renato, Rui Loureiro, Diogo Correia, Micael, Pedro Costa, Guilherme, Mauro, Tiago Almeida, Pedro Ferreira (Gonçalo Gomes, 57 min) e Renato Ferreira (Gonçalo Pipo, intervalo).

Este era um jogo que poderia servir de mola para empurrar a equipa dos iniciados academista para um outro patamar na tabela classificativa.
Responsáveis técnicos e jogadores estavam bem conscientes desta realidade. Talvez por isso , se tenha assistido a uma entrada fulgurante da equipa de Viseu e com isso, estava decorrido 1 minuto de jogo e a melhor jogada do desafio era coroada com um bonito golo .Guilherme é solicitado pela direita do ataque, arranca em velocidade e centra bem para o coração da área, onde de primeira surge Tiago Almeida a facturar o 1º da partida.
Os lances seguintes surgem invariavelmente no meio campo da equipa da casa, mas sem surtirem efeitos praticos.
Aos 13 minutos surge o 1º lance de perigo na área academista, rapidamente resolvido pelo sector mais recuado da equipa. Merecem destaque, aos 15 e 22 minutos lances de grande perigo de sector atacante da equipa viseense.
Até que , sem que nada o fizesse prever, surge o golo do empate da equipa da Guarda, fruto da grande velocidade dos dois avançados da equipa da casa. Tiago nada podia fazer, pois o remate é muito colocado.
Sem quebrar do ponto de vista animico, os jogadores academistas voltaram à carga , e aos 37 minutos, na sequência de 3 remates consecutivos desferidos já dentro da grande área, e a esbarrarem sucessivamente nos defesas da equipa da casa, é assinalada uma grande penalidade por mão na bola dum defesa da Guarda.
Que melhor forma de acabar a 1º parte , com a hipotese de uma vantagem minima. Chamado a converter a grande penalidade, Micael bateu bem para o lado esquerdo, mas o guarda-redes adivinhou o lado para onde iria a bola, e efectuou uma grande defesa.
Terminava assim uma primeira parte onde os jovens academistas mereciam um melhor resultado perante a sua boa exibição.
Para a 2º parte ficaram no balneario, o gr Tiago , entrando Renato , e Renato Ferreira cedeu o lugar a Gonçalo Pipo. Merecem destaque aos 38 e 45 m , dois bons remates à baliza contraria protagonizados por Guilherme e Gonçalo Pipo.
Por esta altura já o jogo estava muito mais dividido, com os jogadores do academico a jogarem duma forma algo displicente e a merecerem constantes chamadas de atenção do seu técnico, que desesperava a cada minuto que passava.
A velha máxima do futebol faria o seu reaparecimento . Quem não marca ... sofre ! Num rápido contra ataque, aos 54 minutos, surge o 2º golo da equipa da casa, deitando por terra qualquer veleidade da equipa forasteira. Não fora uma excelente intervenção do guarda-redes academista Renato, minutos antes e o resultado nessa fase do jogo poderia ter sido dilatado duma forma injusta e irremediavel.
Deve ter pesado, mais uma vez, na cabeça de todos os nossos jogadores, os jogos perdidos duma forma inglória e por resultados tangenciais.
Numa ultima tentativa de dar mais fôlego ao sector atacante, aos 57 m saiu Pedro Ferreira para dar o lugar a Gonçalo Gomes .
Três minutos volvidos, Tiago Almeida (parece estar a ganhar confiança e espaço), passa por dois adversários e em boa posição embora longe fora da grande área , opta por rematar à baliza . Em boa hora o decidiu pois facturou o seu 2º golo na partida , contando é certo com a colaboração do guardião adversário.
A repartição de pontos parecia ser do agrado da equipa da casa, mas insuficiente para a turma de Viseu.
Jogava-se mais com o coração, do que com a cabeça e em cima do tempo regulamentar e após uma defesa incompleta, Gonçalo Gomes surge na pequena área e em cima da linha de golo com a oposição de um defesa remata de forma acrobática fazendo aquele que seria o 3º golo do academico. Mais uma vez a polémica surge, pois o fiscal de linha nada assinalou de irregular, pois o golo é legal, surgindo o árbitro a sancionar uma falta que ninguém sabe explicar .
Erros em demasia, sempre em prejuizo da equipa do academico, pois em todos os 6 jogos realizados este foi o 5º jogo em que fomos seriamente prejudicados, em lances capitais , e com influência nos resultados finais.
Arbitragem com influência no resultado final.

Nota: O meu obrigado ao Sr Coelho, que tem sido um enorme colaborador deste blogue e que sem ele muitas das vezes este ficava bem mais despido. O meu obrigado campeão!

Outros resultados:
Poiares - Oliveirense 3:1
Sp. Covilhã - Beira Mar 1:2

Sem comentários: