27 setembro 2008

Nas asas do sonho com Kiko

Francisco Santana mais conhecido por Kiko nos meandros do futebol é um daqueles jogadores que dá gosto ver jogar. Consegue aliar o trabalho de equipa, com os requintes individuais e foi isso que decerto motivou o Benfica a chamá-lo para os seus testes, nos quais se afirmou e conquistou um lugar. Campeão voa nas asas do sonho e conquista tudo o que mais desejas!

Em poucas palavras, como pudemos definir o Kiko como jogador?
Sou um jogador de equipa. Claro que como avançado, gosto de fintar, rematar e fazer golos. Não gosto nada de perder.

Qual o percurso que fizeste até chegares aqui as Escolas do Académico?
Entrei nas Escolinhas do Lusitano uma semana antes de fazer 6 anos. Estive lá 3 épocas. Depois fui para o Académico onde estive 2 anos como Escola.

Durante o tempo que já jogas futebol tiveste bons e maus momentos. Podes dizer um momento para recordar e outro para esquecer?
Um momento para esquecer foi aquele que me fez perder o 1º jogo do campeonato, contra o Penalva. Por causa de um atraso na minha inscrição, foi o único jogo em que não participei. O melhor momento foi aquele em que nos sagramos Campeões na fase final, quando ainda faltava um jogo… A esta sensação junto o que senti por ter sido Capitão desta equipa que fez um grande campeonato.

Que treinador te lembras melhor, por te ter marcado na tua formação?
Tive 4 Treinadores até agora. Todos me marcaram. Aprendi muitas coisas com todos. Foi o Mr. Filipe e o Mr. Arquitecto Faustino no Lusitano. E foram o Mr. Santos e o Mr. Júlio no Académico. O Mr. Santos foi aquele que me pôs a jogar na posição que me leva para o Benfica e o Mr. Júlio pôs-me a jogar no meio campo, onde aprendi outras funções.

Foi um ano de muito trabalho, mas com um desfecho feliz. Como te sentiste ao ser campeão?
Senti-me muito bem. Além de termos sido Campeões, construímos um grupo muito bom com amizades que vão ficar para sempre.

Qual é essa sensação?
A sensação é muito boa… difícil de explicar… e é por isso que ainda é melhor… acho eu.

Que clube foi para ti a revelação e a desilusão do Campeonato?
A revelação foi a equipa dos “Pinguinzinhos”. A desilusão foi a equipa do Mangualde porque tinha sido Campeã na época anterior.

O que achaste do campeonato feito por vocês?
Foi muito bom. Para ter sido melhor faltou ganhar o único jogo que empatámos contra o Dínamo. O resto foi só vitórias…

E para o ano, novo desafio, desta vez vestido de vermelho do Benfica, como achas que vai ser a tua adaptação?
Acho que vai ser boa. Estive lá numa semana de treinos com um jogo no Sábado (ganhamos 5-3 e marquei 2 golos… [risos]). Mas o mais importante foi que fiz já vários amigos. Todos foram espectaculares comigo. Além disso tenho família em Lisboa e a minha mãe vai comigo.

Como foram estes primeiros dias de contacto com um novo clube, nova realidade.
Foram dias muito “porreiros”. Treinámos muito (2 horas cada treino) e jogámos no Sábado contra uma equipa de 2º ano. É tudo muito intenso e algumas coisas são um pouco diferentes. Mas eu gostei muito.

Estar e jogar no Benfica era um daqueles sonhos que tinhas?
Qualquer pessoa que queira ser jogador de futebol sonha sempre em poder jogar num clube grande… e o Benfica é muito grande!...

Que sonho gostavas de concretizar?
Ser jogador profissional.

Um ídolo?
Tenho vários, Cristiano Ronaldo, Drogba… e o Nuno Gomes, acho que sou parecido com ele (risos…)!

Uma palavra para os sócios, adeptos e leitores do blog.
Que apoiem sempre o Académico para que possa vir a ser maior. Aos leitores do blogue desejo que continuem a visitar e a colaborar para que a voz das camadas jovens continue a crescer. Felicidades para todos; para o “Jorjão” e um abraço muito especial para todos aqueles que foram meus colegas no Académico. Obrigado a todos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Os grandes jogadores não se medem só por aquilo que jogam. Todas as outras atitudes dentro e fora do campo de futebol tambem definem uma grande pessoa. O Kiko poderia ser daqueles que quando sobem um degrau na vida esquecem tudo o resto, mas não... Este miudo não deixou de ser o mesmo jogando no academico ou no benfica e prova disso é que na sexta-feira apareceu nos treinos dos colegas dos infantis B, esteve no balneario , brincou ajudou no treino apanhando as bolas que eram chutadas para fora etc. Por isso posso dizer que antes de ser um grande jogador o KIKO já é um grande HOMEM, pois vestindo agora uma camisola bem pesada, mantem a mesma personalidade a mesma humildade a mesma educação que irão fazer deste miudo no fundo aquilo que ele ´já é um "CAMPEAO"

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.