29 maio 2008

Filhos de um deus menor.

Já há bastante tempo, estava decidido a escrever estas linhas. Mas achei melhor deixar acabar a temporada futebolistica, para depois comentar algumas coisas que achei não terem corrido bem. Se este nosso ano a nível de títulos foi do melhor que me lembro, pelo menos nos recentes anos, o nível de interacção entre direcção e diversos seccionistas não foi o melhor.
Se desde cedo houve confusão em alguns escalões, com decisões polémicas tomadas em cima de joelho, e que prejudicaram o habitual rendimento dos mesmos.
Passou-se por um mau estar entre seccionista e direcção e acabou e isso sim é o que me intriga mais no abandono completo que as nossas camadas foram vetadas na fase final dos Campeonatos.
Quando mais precisam de apoio estes jovens, alguém me pode explicar o porquê de não se afixar um mero cartaz de divulgação dos seus jogos? Se for preciso na sexta feira quando eu vier, imprimo uma resma de folhas e pela madrugada espalho pela cidade, na companhia dos jovens que decerto se disponibilizam a ajudar!
Ou será que somos (permitam-me a inclusão no grupo) mesmo filhos de um Deus menor?
E já agora quando estes jovens ganham os campeonatos e honram o nome do nosso clube, será que não tem direito a um simples mas reconfortante obrigado da direcção pelo brilhante serviço ao clube que fizeram. Não percebo e custa-me entender isso, pois são estas camadas jovens que mostram o nome do nosso clube pelo distrito e principalmente trazem títulos a este clube.
Ou os dirigentes só irão aparecer quando um destes jovens for para algum clube de maior nome e aí se vangloriarem de um (des)investimento na formação?
Acreditem que nestes jovens uma palavra de carinho e conforto é como se fosse ouro e mais importante que muito dinheiro que por vezes se gasta com seniores ou adultos de forma errada. Basta uma palavra aos técnicos, seccionistas semanalmente para se aperceber do que se passa e isso em muitas situações não aconteceu este ano!

Como alguém me disse:
Fomos campeões em 3 escalões assim com alguma desorganização, imagine-se se houvesse!
Comigo contem sempre campeões! Quer chova, quer faça sol, lá estarei...

16 comentários:

Anónimo disse...

Será que as pessoas a quem dirige este desabafo sentido, têm conhecimento de que existe este blog?
Sinceramente, duvido.
Por isso, talvez fosse bom que procurasse editá-lo noutro local que não só este que é dos academistas de coração.
Quanto ao "desabafo" em si: ele é o retrato fiel do sentimento de alguns de nós.
"Não somos um clube de aldeia" mas, no que toca a apoios e dedicação às camadas jovens, temos muito que aprender com "esses Clubes de Aldeia".
"Uma sociedade que não aposta nos jovens não tem futuro". Isto é um dogma. E um adulto que ponha em causa a importância das camadas jovens em qualquer clube, não só não tem futuro como não quer o bem do clube.

Com mágua - Correia

Anónimo disse...

Estes senhores foram os mesmos que mesmo não ligando nenhuma ás camadas jovens deste clube, têm a leviandade e a prepotência de na época passada terem mandado um treinador embora, que sempre apresentou resultados, viu-se ao longo da época o resultado daquilo que semearam e ao que consta irão fazer este ano com o treinador dos juvenis, mais um campeão que vai embora, meus caros amigos academistas não tenham duvida que esta direcção só pensa em seniores e as nossas camadas jovens só têm andado para a frente e até ganham campeonatos muito graças a todos os treinadores, seccionistas (pais), massagista e principalmente os pais deste nossos craques... e não posso deixar de citar uma frase que alguém a muito pouco tempo disse numa das reuniões de direcção - " camadas jovens para quê... ? "

Anónimo disse...

Estes senhores foram os mesmos que mesmo não ligando nenhuma ás camadas jovens deste clube, têm a leviandade e a prepotência de na época passada terem mandado um treinador embora, que sempre apresentou resultados, viu-se ao longo da época o resultado daquilo que semearam e ao que consta irão fazer este ano com o treinador dos juvenis, mais um campeão que vai embora, meus caros amigos academistas não tenham duvida que esta direcção só pensa em seniores e as nossas camadas jovens só têm andado para a frente e até ganham campeonatos muito graças a todos os treinadores, seccionistas (pais), massagista e principalmente os pais deste nossos craques... e não posso deixar de citar uma frase que alguém a muito pouco tempo disse numa das reuniões de direcção - " camadas jovens para quê... ? "

Anónimo disse...

Afinal as criticas que eu ao longo da epoca venho fazendo da falta de condições e de apoio que os jovens tîveram, e das quais fui criticado por ter a coragem de as divulgar, afinal tinham razão de ser. Fico contente por haver mais pessoas envolvidas nesta "luta" para que os nossos jovens tenham na próxima epoca melhores condições e um maior apoio de todos, principalmente daqueles que têm responsabilidades dentro do clube. Da minha parte contem com o meu apoio naquilo que puder e sei que há muito mais academistas com os mesmos sentimentos e dispostos a fazer muito mais por um AVFC melhor.

Anónimo disse...

Ai...Ai..Afinal o Academico é um grande clube, mesmo com toda esta desorganização k se viu esta epoca,continua a ter treinadeiras a fazerem fila na porta do Fntelo para serem treinadores,pois assim não vai a lado nenhum.
SR.Presidente,não se deixe levar por pessoas,k querem ir para o CAF,só para se servirem,o SR.tem de fazer uma triagem dentro do seu clube e ver quem realmente trabalha,dêm mais valor aos vossos jogadores,aqueles k são da vossa formação,não se deixe enganar pelos abutres do futebol(empresarios)k esses têm alguem dentro do clube k tambem come.

Anónimo disse...

Estas "conversas" são tão bonitas quando as pessoas têm a coragem de se identificar!...
Não custa nada! É só chegar ao fim e acrescentar, como eu faço por norma...

Correia

Anónimo disse...

Havia decidido ñ comentar, pork palavra alguma irá alterar os factos; pelo k li, começa a dança das palavras + ou - jucosas mas k nada dizem. Resolvi contar uma mão cheia de pequenos nadas daquilo que vi enquanto o meu filho fez parte do grupo e cada um k retire as ilações k entender por bem.
Sou Nelson Teixeira, pai do Nelson José (Zidane), atleta junior do AVFC até 20-12-07, por vontade da direcção.
DIRECÇÃO:mandou 3 shrs a Lamego recrutar jogadores, oferecendo melhores condições de trabalho e as deslocações. Durante 45 dias, custeei o transporte de 3-4 atletas 2 e 3 vezes por semana entre Lamego e Viseu. Foram 2500 km. Havia-me comprometido fazê-lo gratuitamente durante a pré época até a equipa técnica decidir do valor do atleta; nas vesperas do jogo em Repeses (3ª jornada) abordei o shr dirigente e lembrei-lhe da necessidade do club custear as deslocações. O shr dirig. disse k eu me havia oferecido para prestar este serviço ao club grátis. Lembrei-lhe os factos atrás descritos e o dito shr disse k agora estava a mudar de opinião pork as coisas ñ estavam a correr do meu agrado... obviamente, respondi k isso já era "conversa de garoto" e virei costas. Fui traiçoeiramente agredido na presença de toda a equipa de juvenis e de alguns pais; valeu-me a intervenção do treinador dos juvenis, a quem agradeço. Da direcção, nem um pedido formal de desculpas muito menos o formal inquérito para apuramento de responsabilidades; até parece coisa normal resolver-se problemas nas camadas de formação a murro e pontapé. Sr Monteiro, foi 1 dos 3 elementos presentes em Lamego. Ter-me dito por telefone quando o contactei para emitir a carta desportiva do meu filho em 20 Dez, ñ estar a ver k era o atleta mas k ainda assim era melhor ele aparecer para ser avaliado pelo novo treinador... foi algo k deixou bem patente o seu interesse na defesa dos interesses do club.

Anónimo disse...

Este Pai deveria ter vergonha porque já em Lamego era a mesma coisa,não selembra k esta a penalizar o seu filho, que até não é mau jogador.Força Zidane dis ao teu Pai k em termos de futebol k te deixe em paz.Ribeiro

Anónimo disse...

Sh Paulo Chaves: ñ sei se você era competente mas ñ o deixavam fazer ou se você simplesmente ñ sabia o k fazer mas agora sei entender as palavras da mãe do g.redes do S. Pedrense quando no final do jogo treino lhe disse "Chaves, ainda te vais arrepender". Espero sinceramente k esteja arrependido e k o manifeste públicamente; é o minimo tributo k pode prestar aos atletas k inafortunadamente p/ eles, orientou durante 3 longos meses e explico porquê. Ter colocado em campo, frente ao Estação, um atleta c/ 2 treinos nas pernas, preterindo outros k treinavam todos os dias e chegavam a casa às 10 e 11 da noite para jantar, foi algo k deve ter marcado esses atletas em termos de respeito e solidadriedade para c/ o treinador. Ter parado um treino para dizer aos atletas "andam os suplentes a correr a 100/h e os titulares a 50/h... mas k m... é esta?" não sabia k nos treinos havia titulares, lá + para o fim da época é habitual haver jogadores + utilizados mas foi bem notório k para si havia os titulares desde o primeiro treino e depois os outros... k motivação teriam estes outros durante os treinos, sabendo k as opções para o jogo seguinte já estavam tomadas?Ter dito ao meu filho, quando o meteu em campo a 10mn do final do jogo (Estação)c/ o resultado 1-2 (Zidane, dá uma ajuda na defesa)é sinónimo de ambição. Ter feito toda a pré epoca com dois centrais (Simões e Pais)e depois passar o Simões p/ d.esq de modo a arranjar lugar na equipa a um atleta k só estava de regresso ao AVFC por consideração ao treinador (tambem ouvi esta)é de baralhar a cabeça de qualquer um, principalmente porque o atleta em causa dizia-se médio.Ter ido ao Sanj. e voltar a apostar numa linha avançada manietada no flanco esq. e deixar no banco um atleta motivado c/ o golo marcado ao Lamas e k valeu os 1º 3 pontos em casa é sintomático de kem ñ quer mexer na equipa, reforçando a ideia k já exprimi... eram 11 + os suplentes. Ter deixado no banco o Marcelo, o atleta mais alto da equipa, contra o B.Mar, foi mesmo para perder o jogo, penso eu... posso estar errado.Ter dito ao meu filho, quando lhe comunicou a entrada na UAveiro, quando kiseres aparece... facto k o atleta nunca omitiu ao club e mesmo assim decidiram inscrevê-lo... foram palavras de grande incentivo e consideração, sem dúvida; já para não falar dos comentários k você fez aos calções do atleta... sabendo k os equip. de treino teriam de ser fornecidos pelo club, isto para se verificarem as tais melhores condições de trabalho k você tanto apregou quando esteve em Lamego. Sr Jorge, em tributo ao meu filho, k mesmo depois de saber o pai sovado por reclamar o k fora prometido, kis continuar para mostrar de k fibra se fazem os Homens e ficou à espera até ao último dia legal k alguém credivel e sério o contactasse para voltar ao club e aos companheiros de equipa, rogo-lhe k permita estas palavras serem do conhecimento de kem consulta o blog. Obrigado.

jorjao disse...

As suas palavras ficarão aqui sempre, pois só as corto se houver asneiras e comentários menos próprios.
No resto fico com pena de tudo o que conta, pois não é este Académico que gostava de ter.

Anónimo disse...

Sou presidente de um clube e em ler estas declarações,fiquei com uma vontade de conhecer este Pai e este Zidane,não tanho duvidas depois de estas declarações devem ser um duo maravilha.Sendo o sr.um bom Pai deveria estar calado e ter mais humildade,porque ZIDANES não se encontram ao virar de uma esquina,tenha respeito pelos colegas do seu zidane,em Lamego já era a mesma peixeirada.Ribeiro

Anónimo disse...

jorjão quando ha algum tempo atras vim mostrar o meu descontentamento em relação á indiferença total por parte da direção em relação aos nossos jovens pareceu-me que da sua parte(não aceitava comentarios negativos para estes senhores ) fico contente por dar razão aos pais. que ao longo de toda a época fizeram de tudo um pouco para fazer com que nada lhes faltasse.o sr. jorjão sabe muito bem (porque sempre que pode esteve presente)que por parte da direção nunca houve interesse pelas camadas jovens. o único interesse que têm é pelas prestaçõs pagas ao fim do mês. A SI O MEU OBRIGADO porque com o seu trabalho neste blog deu ás crianças a atenção e o incentivo que eles precisavam para seguir em frente. OBRIGADO E ATÉ SEMPRE. ESCOLAS.

Anónimo disse...

Com um pai destes, este Zidane, não precisa de inimigos!

jorjao disse...

Caro anónimo que diz que eu não aceitava comentários negativos. Nunca me viu a cortar esses comentários, desde que não tivessem palavrões. Sempre critiquei e continuo a criticar as direcções que o clube tiver se estas não derem o apoio justo aos nossos jovens.
De resto obrigado pelas palavras e como eles sabem os verdadeiros artistas, sabem que podem contar com o Jorjão para o que precisarem.

Anónimo disse...

Não cortas apenas asneiras, cortas também quando falam dos teus amigos, o que com o Paulo Chaves, parece não ser o caso... Será que ele foi assim tão teu inimigo, para nunca teres tido qualquer pudor em publicar as maiores barbaridades contra ele? Já contra outros não se passa o mesmo. Mas ele, assim como muitos seus amigos sabem bem disso...

Unknown disse...

Meus amigos? Oh jovem anónimo, do que me posso louvar é ter como amigos todos os que serviram o académico. Caso não saiba existe aqui muitos comentários que voces nem os vem, tal o nivel de barbaridades que dizem. mas enfim. Já agora o Paulo Chaves sabe que pode contar comigo pois nunca lhe fiz mal.. e já agora pode-se identificar ou isso é muito para uma alma tão pobvre?