20 abril 2008

Serenata a chuva


Académico Viseu - Repesenses 4:2
Golos Académico: Chaves(6 min), Ferreirinha (9 e 43 min), Zito (57 min)
Golos Repesenses: Miguel Angelo(64 min) e Barata(74 min)

Académico Viseu: Toni, André, Jorge, Nogueira (Sílvio, 75 min), Melo, Chaves, Pipa, Ronaldo (Zito, 53 min), Siogo, Ferreirinha e Quim (Vitor Nuno, 70 min)
Suplentes não utilizados: Luís, Vitinho, Cunha e David.
Treinador: João Gomes.
Repesenses: André, Rocha (Nicolau, 50 min), Mateus, Sousa, Gonçalo, Paulo, Bastardo, Miguel Ângelo, Bettencourt (Tubiko, 59 min), David Fálix (Barata, intervalo), Mathiew.
Suplentes não utilizados: Daniel e Teixeira.

Cartões vermelhos: André (67 min) e Ferreirinha (73 min)
Árbitro: Luis Caiado, Auxiliares: Luis Fonseca e Tiago Rodrigues.

Este era um derby que prometia fortes emoções e onde ambas as equipas queriam uma vitória sobre o seu rival para começar da melhor forma a quase de ditará o campeão distrital de Juvenis. Começou melhor o Académico que logo aos 6 minutos viria a marcar quando Jorge marca bem o livre sobre a direita e Chaves num aglomerado de jogadores consegue encaminhar a bola da melhor forma para as redes repesenses. Carregando os jovens academistas voltariam a marcar onde Ferreirinha com um remate indefensável para André faz um golo de belo efeito elevando assim da melhor forma a vantagem academista.
O Repesenses tenta reagir a estes dois golos e é Mathiew aos 12 minutos que no interior da área não consegue o melhor remate. Já aos 16 minutos é Jorge a rematar forte à baliza de André faltando a melhor direcção. Sobre os 24 minutos Mathiew no interior da área obriga Toni a importante e dificil defesa a evitar o reduzir do marcador para os forasteiros. Era um período com maior ascendente repesenses que aos 36 minutos vê Miguel ângelo a não responder da melhor forma a um livre de Bastardo.
Dois minutos após este lance surge a resposta academista quando André com bom remate obriga o guarda-redes forasteiro a aplicar-se. No seuguimento deste lance Diogo ainda marca mas o auxiliar anula o golo por fora de jogo. Decisão que nos pareceu acertada. Aos 40 minutos jogada de insistência de Diogo, a ganhar o lance nos ares a dois defesas a libertar para Ronaldo que vindo de trás não consegue imprimir à bola a melhor direcção. Já sobre o apito final o Repesenses consegue vantagem numérica no interior da área academista mas David Félix não consegue o melhor remate. Vantagem justa academista que foi a melhor equipa na primeira parte.
Esperava-se que o Repesenses entra-se disposto a conseguir um melhor resultado, mas tal como na primeira parte é a turma local a entrar melhor e Ferreirinha marca bem o livre levando a bola a passar entre André e o poste, num lance onde o guarda-redes repesense pareceu ficar mal na fotografia. A resposta da turma forasteira viria a surgir novamente dos pés de Mathiew que pela ala direita do seu ataque centra bem, mas Miguel Ângelo não consegue chegar a tempo de forma a responder da melhor forma.
Aos 53 minutos é Bastardo a não conseguir o melhor remate à baliza de Toni. Na resposta boa jogada de envolvência academista onde a bola passa por Ferreirinha, Zito e finalmente é André a conseguir rematar mas sem a melhor direcção. Três minutos após este lance surge um momento de magia onde Zito consegue uma boa jogada e ultrapassa a defesa contrária e fazer o golo para gáudio dos adeptos academistas. Este golo parece que foi o condão para acordar os jovens forasteiros que viriam a reduzir aos 64 minutos quando Miguel Ângelo consegue antecipar-se à defesa academista e rematar para o golo que reduzia a vantagem academista.
Três minutos a seguir surge um lance polémico quando Diogo bem lançado por Pipa é derrubado já no interior da área por André. O árbitro marca grande penalidade e expulsa o guarda-redes forasteiro, mas surpreendemente após a ordem de expulsar manda marcar livre mesmo sobre a linh da área. O que o fez mudar a sua decisão? O jogo estava aberto e aos 73 minutos surge novo lance polémico quando Paulo no interior da área academista leva a bola à mão de forma a marcar golo. Contudo o árbitro decide erradamente e de forma incompreensível expulsa Ferreirinha que se encontra longe do lance. Chamado a marcar Barata que entretando se encontrava na baliza após expulsão do seu guarda-redes, remata e a bola acaba por entrar na baliza academista embora tenha ficado por instantes presa por causa da muita água existente. O Repesenses acreditava ainda no reduzir do marcador mas viria a ser o Académico a dispor das melhor oporunidades. Primeiro é Chaves a rematar forte levando a bola a rasar a barra de Barata. Já nos descontos é Zito que ganha o lance a dois defesas contrários mas não consegue o melhor remate para o golo. Sobre o apito final Nicolau não consegue a melhor concretização num bom lance da sua equipa.
Boa vitória academista que foi a melhor nesta grande partida, e que levou de vencida uma forte equipa que especialmente na 2 parte fez tudo para conseguir o melhor resultado.
Arbitragem esteve mal e estragou um enorme jogo.

In: jogo. Que grande jogo os adeptos tiveram oportunidade de assistir! Duas equipas dispostas a entrar da melhor forma na fase derradeira do campeonato. Fizeram tudo para o conseguiram. Emoção, empenho, luta foram os tónicos numa partida regada com um dilúvio que embora tenha prejudicado o jogo de ambas as equipas não foi suficiente para evitar a boa qualidade do mesmo.
Out: arbitragem. Se as duas equipas principais estiveram em bom nível, a terceira, a da arbitragem esteve mal. Se na primeira parte pecou por permitir entradas mais violentas, a segunda acumulou muitos erros. Os mais notórios foram o de transformar uma grande penalidade assinalada na área repesense por si e pelo auxiliar, num livre fora da área. No mesmo lance fica a dúvida na expulsão do guarda-redes forasteiro. Outro dos lances é a expulsão de Ferreirinha que acabou por sair num lance muito polémico e onde não se percebeu o motivo pois até se encontrava longe do pretenso lance. Desta forma esta terceira equipa conseguiu inclinar um campo que futebolisticamente pendia para outro. Considerado o melhor árbitro no distrital, hoje não mostrou essa categoria e esteve longe desses galardões!

Outros resultados:
Cinfães - Cracks Lamego 3:2

Sem comentários: