01 março 2008

Vitória em lume brando


Académico Viseu - Santar 6:0
Golos Académico Viseu: Chaves (16 e 80+4 min), Zito (25 e 52 min), Melo (39 min) e Sílvio (45 min)

Académico Viseu: Toni, David, Jorge, Nogueira, Melo, Chaves, Zito (Diogo Rego, 56 min), Sílvio, Pipa, João Coelho (Diogo Cunha, intervalo) e Ronaldo (Ferreirinha, intervalo)
Suplentes não utilizados: Luis, André, Marco e Diogo.
Treinador: João Gomes.
Santar: Paulo Lopes, Rodrigo, Renato (Bernardo, 62 min), Fábio, Mauro, Rui, Gonçalo, Gonçalo Cunha, Paulo (Pedro Pereira, intervalo), Luís e João Lopes (Ricardo Costa, 64 min)
Suplentes não utilizados: João Oliveira, Pedro Rodrigues e Rafael.
Treinador: Orlando e Zé Augusto.

Este era um jogo onde se antevia um desnível entre as duas equipas e foi o que no final aconteceu com uma goleada no marcador.
O Académico entrou mais pressionante na partida e Zito aos 7 minutos, bem lançado por Pipa remata forte à baliza defendida por Paulo Lopes.O ritmo não era muito grande, mas mal acontecia um aumento neste as oportunidades de golo surgiam para os jovens academistas. Prova disso foi aos 14 minutos quando Sílvio ganha bem o lance e sprinta rumo à baliza forasteira, rematando bem mas Paulo Lopes consegue a primeira das boas defesas que realizou ao longo da partida. Passado dois minutos novo lance de muito perigo para a baliza santarense, quando Pipa entra bem na área e não sendo egoista passar para Sílvio que desperdiça uma boa oportunidade.
Aos 16 minutos surgiria o golo quando Chaves aparece a cabecear uma bola e às 3 tabelas fazer o golo inaugural da partida. Só dava Académico e 5 minutos depois Sílvio obriga Paulo Lopes a nova defesa apertada a evitar o ampliar do marcador.
Com 23 minutos da partida surge um dos poucos remates do Santar quando Gonçalo Cunha remata forte mas sem a direcção da baliza de Toni. Dois minutos depois Sílvio lança bem o ataque academista, onde Ronaldo e Zito aparecem isolados e este último chega primeiro e faz o golo que dava maior tranquilidade aos academistas. O mesmo jogador teria nos pés o terceiro golo da partida quando Sílvio o liberta mas remata fraco para as mãos do atento Paulo Lopes.
Com 35 minutos a melhor jogada forasteira, quando Gonçalo Cunha entra na área academista, e Melo adivinhando o lance consegue o corte de forma lesta.
Já sobre o apito para o intervalo viria a surgir novo golo academista. Acontecia após um lance polémico, onde o árbitro castiga a equipa do Santar com um livre a castigar um atraso para o guarda-redes Paulo Lopes. Do livre indirecto, Pipa dá um toque e Melo remata forte para o 3º golo academista.
Primeira parte jogada a um ritmo brando, onde o Académico foi mostrando a sua superioridade e a materializou com 3 golos.
A segunda parte começou com novo golo academista quando aos 45 minutos Zito liberta bem para Sílvio aparecer e fazer o golo. No minuto seguinte uma das melhores jogadas envolventes do Académico, quando Sílvio, Zito e Jorge trocam bem a bola entre si, faltando o remate eficaz à baliza forasteira. No canto Sílvio centre bem e Jorge aparece a rematar de 1ª, e leva a bola de encontro a Paulo Lopes. Era um período de maior pressão academista que viria a resultar em novo golo quando aos 52 minutos Sílvio centre bem e Zito mais lesto que a defesa contrária, aparece a bisar.
Cinco minutos depois Diogo Rego recém entrado tem uma boa jogada individual e depois liberta para Ferreirinha rematar sem a melhor direcção. Ferreirinha aos 61 minutos marca bem um livre sobre a direita e Paulo Lopes responde da melhor forma. No minuto seguinte Nogueira, em claro crescendo de forma, consegue um corte providencial quando 3 atacantes do Santar se aproximavam da baliza defendida por Toni.
O sentido era só a baliza do Santar e primeiro Ferreirinha e depois Diogo Rego tiveram oportunidades de golo que não o conseguiram concretizar. Já sobre o apito final Pipa cabeceia e a bola chega a Diogo Chaves que faz o seu segundo golo.
Foi um jogo "cozinhado" a ritmo brando e onde os academistas foram marcando dando um colorido ao marcador que todavia poderia atingir um maior desnível não fosse as falhas de finalização academistas e as defesas do melhor jogador santarense: Paulo Lopes.
Arbitragem deixou jogar. Teve dois lances complicados para ajuizar e nos dois pareceu ter errado. O primeiro é o lance em que assinalou livre indirecto na área forasteira, quando nos pareceu ter sido um corte. O outro, a partida já se encaminha para o seu final quando Diogo rego nos pareceu ser derrubado dentro da área ficando grande penalidade por assinalar.

Melhor jogador em campo: Chaves. É uma das formiguinhas que trabalha ao longo de todo o jogo e fica fora dos focos da atenção. Mais uma vez esteve intratável no meio campo e desta vez conseguiu ainda colorir a sua exibição com dois golos que assim elevaram ainda mais o seu estatuto.
In: Pressão academista. Souberam pressionar o adversário e não deixaram os avançados do Santar meter pé em ramo verde. Com esta pressão empurraram a equipa forasteira para terrenos atrasados. Várias oportunidades foram criadas faltando a melhor finalização em vários e que poderiam ter dado para registar uma goleada ainda mais gorda.
Out: Fragilidade forasteira. Dizer que Toni, o guarda-redes academista foi um mero espectador, não foge muito da realidade. O Santar rematou por 2 vezes à baliza de Toni, embora sem conseguir atingir este alvo com perigo.

Outros resultados:
Viseu Benfica - Cabanas Viriato 0:1
Penalva Castelo - Ranhados 3:0
Mortágua - Nelas 1:1
Repesenses - Molelos 2:1
Mangualde - Lusitano Vildemoinhos 0:1
Folga: Tondela

Clube

J

V

E

D

GM

GS

Pontos

Académico Viseu212010831361
Repesenses201631521551
Penalva Castelo201154352238
Lusitano Vildemoinhos2110110403131
Viseu e Benfica21948474231
Mangualde20848383428
Molelos2174103745

25

Tondela207211363623
Mortágua206592249

23

Cabanas Viriato205510253820
Ranhados204412285216
Santar204214306814
Nelas201811295711

Sem comentários: