01 março 2008

Vitória difícil num terreno irregular

Penalva Castelo - Académico Viseu 1:2
Golo Penalva Castelo: Daniel Pina (4 min)
Golos Académico Viseu: Pipo (50 seg) e Márcio Almeida (53 min)
Penalva Castelo: 76 - Pedro Martins; 2 - Rodrigo Campos; 3 - Filipe Girão; 4 - Nuno Correia; 5 - Miguel Pereira; 6 - Daniel Pina; 7 - Ricardo Lopes; 12 - Daniel Almeida; 8 - Rafael Pina; 9 - José Sousa; 10 - João Correia; 11 - Tiago Almeida.
Académico: 1 - Rui Almeida; 3 - Diogo Correia; 4 - Márcio Almeida; 5 - Renato Ferreira; 6 - Guilherme Moita; 7 - Rafael Carvalho; 8 - Rafael Silva; 12 - Mário Loureiro; 9 - Aníbal Pinto; 10 - José Pipo; 11 - Hugo Aparício.

Árbitros: Paulino Morais; João Figueiredo.

Foi, de facto, uma vitória muito difícil de conseguir nesta contenda no Campo da Cerca em Penalva do Castelo.
Logo na primeira jogada do desafio, os penalvenses mostraram quais eram as suas intenções - resolver cedo a partida. Partindo da posse de bola, num ápice chegaram à grande área academista e só a saída atenta do Rui impediu que os avançados concretizassem. Na sequência da jogada, aparecem estatelados os dois avançados o que originou protestos nas hostes penalvenses. Quem não esteve com meias medidas foi a defesa academista. Depressa despachou a bola que em dois ou três toques chegou à grande área adversária onde Pipo, sereno, desviou do caminho um adversário e rematou com êxito. Estavam passados apenas 50 segundos de jogo.
Este golo madrugador não foi um bom tónico para os academistas que não conseguiam ganhar o domínio do meio campo. O terreno não ajudava e os miúdos do Penalva, mais habituados aos ressaltos e efeitos que a bola ganhava, acreditavam que nada estava perdido e, num contra-ataque, conseguiram isolar o Daniel Pina que atirou certeiro. Foi aos 4 minutos de jogo e estava feito o empate. A partir daqui só deu Penalva. Ninguém no Académico conseguia dominar a bola e fazer aquilo a que já nos tinham habituado - jogar apoiado.
E o Académico só não saiu ao intervalo a perder, porque Rui esteve muito bem, nomeadamente num pontapé livre que desviou, in extremis, por cima da barra.
Esperava-se uma segunda parte mais dominada pelo Académico, até porque os miúdos do Penalva Castelo "tinham dado o litro" na primeira parte. E assim aconteceu! Logo aos dois minutos Rafael Silva, no seu lado, dominou bem com a esquerda passou para o pé direito e atirou forte para uma boa defesa do Pedro Martins. Agora o jogo só tinha o sentido da baliza caseira. E não chegam os dedos de uma mão para contar as oportunidades desperdiçadas pelo Renato, Rafael Silva, Rafael Carvalho e Aníbal. Aproveitar uma ou duas teria dado alguma tranquilidade à equipa e proporcionado outro desempenho. Só o golo da vitória, apontado por Márcio aos 53 min, veio dar alguma serenidade. Mas ainda estávamos longe do fim. Apesar de faltarem 7 min, o jogo só terminou passados 12 min. 5 min de desconto de tempo, porquê?
Só se foi pelo tempo que o árbitro perdeu, "numa atitude pedagógica" a solicitar, primeiro ao Daniel Pina e depois ao Diogo Correia, que pedissem aos respectivos treinadores que os substituissem. Se no caso do Daniel houve palavras menos próprias para com o árbitro, até se justifica "tal atitude", Quanto à do Diogo não vejo o porquê. O miúdo cortou a bola e na sequência derrubou o adversário; de imediato como se impunha, pediu desculpas ao adversário. Como justificar a atitude do árbitro, que até nem estava a dar nas vistas?! Enfim!!

Outros resultados:
Pinguinzinho - Mortágua 2:0

Clube

J

V

E

D

GM

GS

Pontos

Académico Viseu3300929
Pinguinzinho3201446
Penalva Castelo

3

012351
Mortágua3012271

Sem comentários: