08 março 2008

Sofrida mas bem merecida

FootLafões - Académico Viseu 0:2
Golos Académico: Hélder (10 e 29 min)

FootLafões: Bernardo Moreira, Rafael Paiva, Rodrigo Rocha, Rui Cardoso, Paulo Mendes, Rui Pereira, Rodrigo Soares, Artur, Bruno, João Rodrigues, Diogo Costa e Vitor Almeida.
Treinadores: José Miguel e Carlos Daniel.
Académico Viseu: Bruno, Rúben, Tiago, João Diogo, Chico, rafael, Kiko, Pipo, Pedro, Gabi, Hélder e Alexandre.
Treinador: Júlio e Joaquim.
Árbitros: Nuno Miguel Vaz e Bruno Pedro.

Este era o primeiro jogo da poule final para se apurar o campeão das Escolas. Defrontava-se a equipa do FootLafões e do Académico. Ambas as equipas entraram na tentativa de marcar o golo e seria Gabi a ter o remate inaugural logo no primeiro minuto. Na resposta Rui Cardoso em boa jogada individual leva o perigo à baliza defendida por Bruno. A equipa do FootLafões tinha uma entrada mais pressionante e Rui Cardoso em destaque, teve mais um lance onde o perigo esteve perto da baliza academista.
Aos poucos o Académico vai equilibrando e aos 10 minutos consegue o golo inaugural quando Hélder sobre a ala direita entra na área e remata cruzado a fazer um bom golo. No minuto seguinte seria Gabi a alvejar com perigo a baliza de Bernardo. Aos 17 minutos seria novamente Rui Cardoso a rematar forte à baliza academista. Na resposta Pipo leva a bola a rasar o poste da baliza local.
A melhor oportunidade de golo para o FootLafões aconteceria à passagem do minuto 11 quando Rodrigo isolado, perde tempo e deixa que Rúben faça um corte providencial evitando assim o golo do empate. No minuto seguinte Bruno responde com uma boa defesa a um livre de Rui Pereira. Já sobre o apito para o intervao Chico quase que amplia o marcador quando se antecipa ao guarda-redes local e cabeceia levando a bola a rasar a trave local.
Primeira parte em toada equilibrada onde os academistas saiam para os balneários em vantagem fruto de uma boa eficácia.
O Académico entrou melhor na segunda parte e logo no primeiro minuto Pedro abre bem para Hélder que falha o golo quando os adeptos já o gritavam. No minuto seguinte Gabi remata com perigo à baliza de Bernardo. Na resposta a este lance Rodrigo Soares liberta bem para Rui Cardoso que remata com muito perigo à baliza academista. No minuto seguinte viria a surgir o golo academista quando Pedro tem novo centro teleguiado e Hélder lesto consegue antecipar-se e cabecear para as redes contrárias.
Com uma boa entrada na partida o Académico conseguiu ampliar o marcador e desta forma assumir o dominio da partida. Com este golo a partida ficou mais morna e só aos 40 minutos é que o FootLafões consegue uma oportunidade para reduzir quando Rodrigo Rocha em boa posição remata forte mas sem a melhor direcção. A equipa local tentava reduzir o marcador mas as melhores oportunidades surgiram na sua baliza. Primeiro Pedro em novo bom cruzamento para Chico cabecear e quase fazer o golo. No minuto seguinte seria Pipo a rematar forte levando a bola a rasar o poste local. Já sobre o apito final seria Rodrigo Soares a tentar reduzir o marcador mas sem o conseguir.
Vitória sofrida mas justa dos academistas que com uma atitude personalizada conseguiram levar de vencida uma equipa bastante aguerrida e que tudo fez para obter outro resultado. Com esta vitória o Académico assume a liderança nesta fase derradeira que os pode levar à conquista de um titulo.
Embora muito contestada pelos adeptos da equipa local, a equipa de arbitragem não teve erros que influencia-se o resultado final.

Melhor em campo: Pedro. Jogou e fez jogar! Tanto a defender como a atacar foi um dos elementos que mais se destacou. Revelou-se um tampão na defesa e depois com centro teleguiados conseguiu desta forma uma boa exibição.
In: Apoio academista. Embora distanciados de cerca de 2 dezenas de quilómetros de casa, os academistas jogaram com um apoio como se um jogo caseiro se trata-se. Incansáveis quase desde o apito inicial, a cantar e a apoiar os adeptos academistas mostraram a força que todos juntos podem ter na motivação dos nossos campeões. Parabéns e como diziam a vitória também foi para vocês.
Out: apoio local. Ao contrário dos academistas, os adeptos locais dedicaram o seu tempo a criticar as decisões do duo de arbitragem sem um apoio directo aos seus jogadores. Foi triste pois os jogadores sentiram esta falta e não o mereciam.

Sem comentários: