06 fevereiro 2008

Erros defensivos fatais

Tourizense - Académico Viseu 2:1
Golos Tourizense: Marco António (43 min) e Tiago (79 min)
Golo Académico: João Aguiar (84 min)

Tourizense: Sérgio Cardoso, Ricardo, Marco, Artur, Donald, Tiago, David, Flávio, Marcos (Cajó, 8 min(Diogo, 65 min)), João Batista e Marco António.
Suplentes não utilizados: Ruben, Rodrigo e Zé Carlos.
Treinador: Jorge Cardoso.
Académico Viseu: Luis Filipe, Dani, Marcelo, Nuno Pais (Zé António, 85 min), Tiago, César, Rafael, João, Mickael (Correia, 65 min), Parma (Ferreirinha, 77 min) e João Aguiar.
Suplentes não utilizados: Toni, David, Ricardo Costa, Melo.
Treinador: Vitor Santos.

Cartões amarelos: Tiago (33 min), Flávio (64 e 70 min), Rafael (66 min) e Ferreirinha (85 min)
Cartão vermelho: Flávio (70 min, acumulação)
Árbitro: João Carlos Brás, Auxiliares: Carlos Silva e Pedro Ribeiro. (C.A. Castelo Branco)

O Académico deslocou-se a Touriz para defrontar a equipa local, num jogo em que ambas as equipas procuravam obter pontos.
Entrou melhor a equipa local e aos 7 minutos Marco António a obrigar Luis Filipe a defesa apertada. Passado 3 minutos o recem-entrado cajo quase que inaugurava o marcador, falhando por pouco na direcção dada ao seu remate. A pressão era grande e aos 18 minutos novo lance de perigo na área academista quando Cajó pronto a rematar é desarmado in-extremis.
A partir dos 25 minutos a turma de terras de Viriato consegue o equilibrio na partida e Mickael num canto quase que surpreende Sérgio Cardoso ao marcar um canto de forma directa. Na resposta a este lance, a turma local quase marca quando primeiro Mário e depois Flávio levam a bola a rasar o poste da baliza defendida por Luis Filipe. Aos 42 minutos surge a melhor oportunidade de golo academista quando César sobe pela pela ala direita do ataque e o sempre irrequieto João Aguiar consegue cabecear com perigo. Todavia quem não marca arrisca-se a sofrer e foi o que viria a acontecer quando após um canto marcado por Tiago, Marco António é deixado sozinho e cabeceia de forma imparável para a baliza academista. Um erro defensivo que custou um golo com que se chegou ao intervalo. Era um resultado justo por o maior ascendente local e que os jovens academistas não conseguiram contrariar.
Todavia os balneários fizeram bem aos academistas que entraram com uma postura mais atacante e poderiam ter empatado à passagem do minuto 54 quando Rafael marca o livre de forma atrasada para César bater bem e leva a bola a embater com estrondo na base do poste da baliza de Sérgio, que nada podia fazer. Logo na resposta Luis Filipe tem uma boa defesa a impedir o ampliar do marcador. Aos 20 minutos Rafael remata fraco à baliza local. A partida estava equilibrada embora os academistas já se encontrassem desde os 70 minutos em vantagem numérica por expulsão de Flávio. Ambas as equipas queriam marcar, o que esteve perto de acontecer aos 75 quando Artur surge bem perante o guarda-redes academista, valendo o corte providencial do mesmo. O golo viria a acontecer aos 79 minutos em nova falha da defesa academista quando Dani e Marcelo não conseguem aliviar da melhor forma a bola e Tiago mais lesto aparece bem e faz o golo que dava mais tranquilidade aos homens da casa. Mas com esse golo os academistas reagiram e empurraram os homens de Touriz para a sua defesa. esta maior pressão viria a resultar quando o irrequieto consegue ludibriar o seu defesa, no caso Marco e roda bem e faz um golo de belo efeito.
Com o golo marcado e com mais um elemento os jovens academistas pressionaram ainda mais e quase que estiveram a marcar quando Tiago marca bem o livre para o interior da área, onde vale Sérgio Cardoso a evitar o cabeceamento de João Aguiar. Já sobre o apito final novo lance tirado a fotocópia deste ultimo, com os mesmos intervenientes mas desta vez o árbitro assinala falta sobre o homem local.
Chegava-se ao final da partida com um resultado que castiga os homens de Viseu por os erros defensivos que cometeram e que a este nível são tal como neste jogo aproveitados. De resto uma boa entrega academista que merecia outro resultado e onde so mesmo estes deslizes não deixou sonhar com os pontos.
Embora os jogadores não complicassem a sua missão, o trio de arbitragem comandado por João Brás fez uma excelente exibição. Sempre bem colocado e lesto a marcar os lances, teve somente um lance de dúvida quando expulsa Flávio por alegada tentativa de enganar num lance no interior da área academista. Melhor colocado decidiu pela não marcação da grande penalidade. Se mesmo entre os adeptos do mesmo clube houve duvidas quanto mais para o árbitro que quanto a mim decidiu bem. Este trabalho mostrou que ainda existem árbitros capazes de mudar o cenário na arbitragem caso tenham sorte de serem reconhecidos pelas entidades competentes. E este trio é um deles.

Melhor em campo: Marco. O defesa e capitão tourizense foi intransponível. Não deixou que o ataque academista pisa-se ramo verde pelo seu lado e assim não permitiu aos homens de Viseu outro resultado. Ainda se atreveu no ataque onde devido à sua altura se impôs no jogo aéreo.
In: Arbitragem e entrega de ambas as equipas. Sobre a arbitragem so uma palavra IMPECÁVEL, o melhor elemento em campo. Não complicou e com um trato amável soube levar por bom caminho o seu trabalho.
Por outro lado, num jogo nem sempre bem jogado valeu pela entrega emprestada por os jogadores de ambas as equipas que permitiram o suspense até ao apito final do árbitro. Hipóteses de golo, entrega e empenho resultaram num jogo cheio de suspense que não deixou os adeptos sair antes do tempo.
Out: Lavar de roupa suja. Por mais que um grupo se tente unir, parece que existem pessoas que so ficam bem em lançar intrigas, boatos e mesmo veneno. Um grupo começa pelos jogadores, passando por técnicos e dirigentes e claro pelos familiares e adeptos dos mesmos. Assim quando um desses elos se dispõe a colocar veneno nestas ligações o grupo tende a quebrar e ai os jogadores são os mais atingidos. A essas pessoas peço para reflectir pois não é assim que o Académico consegue a união que tanto precisa. E foi mesmo triste e estranho algumas cenas!

Outros resultados:
Sanjoanense - Arrifanense 1:3
U. Lamas - Núcleo Guarda 3:0
U. Coimbra - Oliveirense 3:0
Beira Mar - Feirense 1:2
Repesenses - Estação 5:2



Clube

J

V

E

D

GM

GS

Pontos

Sanjoanense191405401942
Feirense191252421341
U. Coimbra1911354121

36

Beira Mar1911264723

35

Arrifanense19955282432
Tourizense19946282631
Oliveirense198110242725
Estação198110403625
Repesenses197210263123
U. Lamas196211182820
Académico Viseu194213173214
Núcleo19111716874

5 comentários:

Anónimo disse...

pede-se aos Homens de silgueiros q assistem aos jogos q fiquem em casa ou q comecem a ler o livro do mourinho para perceber q o futebol e um jogo colectivo e nao um jogo rafaelivo.

Anónimo disse...

Ai agora a culpa é dos Homens de Silgueiros? Então ninguem vê que no meio deste grupo nunca ouve união? A culpa sim é da direcção que nas alturas em que as águas se agitaram nunca quizeram saber,exemplo mais recente o caso Tiago,agora que autoridade têm os treinadores com este jogador? O Frances tambem é culpado e muito...Homens a meter sempre picádas não devem estar no futebol.FORÇA ACADEMICO

Anónimo disse...

Neste clube muitos são os que falam, mas pouco os que jogam!

Fala menos e joga mais!

Anónimo disse...

Este anonimo devia ter mais respeito quer pelo Rafa quer pelos pais dele, que sempre acompanharam o nosso academico e sempre souberam respeitar todos os atletas, directores e treinadores, por isso tá mas é caladinho e deixa lá a azia que isso com kompensan passa...

jorjao disse...

Pessoal:
Como disse no post temos que nos unir e não andar aqui em blogs, sites a dizer mal uns dos outros.
Quis alertar para a necessidade da união, o que parece que anda mesmo arredada.
PENSEM naquilo que querem fazer! mas UNAM-SE!!!