14 outubro 2007

Iniciados com a corda toda


Académico Viseu - U.Coimbra 5:1
Golos Académico: Diogo(13 min), Cruz (17 min), Oliveira (32 min), Guilherme (69 min) e Ricardo (70+4 min).
Golo União Coimbra: Zé Mário (60 min)

Académico Viseu: Rui Pedro, Luís Pedro, Oliveira, Lima, André, Dani, Diogo (Romeu, 35 min), Ricardo, Cruz (Zé Pedro, 54 min), Guilherme e Nuno (Maurício, 65 min).
Suplentes não utilizados: Tiago, Mauro, Gustavo e Luís Cunha.
Treinador: João Costa.

União de Coimbra: Diogo Cunha, Miguel, Alexandre, Nuno Baptista, Diogo Nujo, Nuno Correia, Tiago Rosa (Zé Mário, intervalo), Bruno (Raúl Garcia, 57 min), Seguro, João Gomes (Pimentel, 26 min) e Rafa.
Suplentes não utilizados: Pardal, Zé Silva, Wilson e Alexandre Ferreira.
Treinador: Ricardo Oliveira.

Cartões amarelos: Rafa (30 min), Nuno Baptista (35 min) e Miguel (64 min).
Cartão vermelho: Romeu (51 min).
Árbitro: Arnaldo Araújo, Auxiliares: José Vicente e José Teixeira (C.A. Vila Real)

Mais um derby foi jogado no 1º Maio, que desta vez beirão, que opunha a equipa do Académico de Viseu e o União Coimbra. Foi um jogo viril e onde o Académico mais brigão, forte e onde a eficácia esteve em grande e que desta forma conseguiu levar de vencida uma bem organizada equipa unionista.
Desta forma o Académico logo nos minutos iniciais mostrou os seus intentos quando primeiro Guilherme e depois Nuno obrigaram Diogo Cunha a defesas apertadas. Aos 9 minutos a equipa forasteira levou o perigo à area academista onde faltou o remate final de Nuno Correia. Após mais um lance de perigo por parte do Académico, a equipa local viria a inaugurar o marcador por intermédio de Diogo que apareceu bem sobre a direita do seu ataque e faz um golo de belo efeito o qual foi dedicado aos colegas de clube de pré-época. Logo de seguida e aproveitando uma desatenção da defensiva coimbrã Cruz ultrapassa Alexandre e à saída de Diogo Cunha leva a bola a rasar a base do poste. Se nesta ocasião este irrequieto atacante não marcou, no lance seguinte iria marcar, num lance dividido com o guarda-redes forasteiro. Foi um lance duvidoso onde o árbitro achou por bem validar o golo após um choque entre o avançado e o guarda-redes.
Era um período de grande fulgor academiste e aos 26 minutos novo lance de perigo onde Ricardo centra bem e Guilherme responde bem com uma cabeçada falhando só a direcção certeira para o golo. Embora tenha respondido com dois lances onde Bruno brilhou a obrigar Rui Pedro a defesas apertadas, o União de Coimbra viria a sofrer mais um duro revés quando o árbitro assinala grande penalidade num lance onde Rafa faz falta sobre Nuno. Chamado a marcar Oliveira marca irrepreensívelmente e dilata o marcador.
Chegava-se ao intervalo com uma vitória robusta que premiava a acção determinada e brigona com que os jovens academistas encararam este jogo.
A segunda parte trouxe-nos outra atitude da equipa unionista e acabaria por ser Bruno a ter o primeiro lance de perigo, onde faltou uma melhor direcção para reduzir a desvantagem. Com uma melhor entrada o união de Coimbra obrigou o Académico a recuar no terreno, mas este respondia com rápidos contra-ataques. Num destes lances Romeu surge bem na área contrária e cabeceia sem oposição, valendo a atenção de Diogo Cunha. Na resposta aos 14 minutos Zé Mário, um elemento que veio dar novo fulgor ao ataque, entra pela defensiva academista e obriga Rui Pedro a defesa apertada para canto. No seguimento deste Nuno Correia quase que reduz.
Era um período de maior pressão unionista que teria mais um capítulo quando Romeu é expulso num momento de precipitação, onde tem uma entrada muito dura sobre um adversário.
Com esta expulsão o União acreditou mas seria Guilherme numa jogada individual que teve nos pés o ampliar do resultado. Na resposta a este lance Zé Mário novamente pela esquerda aproveita uma defesa incompleta de Rui Pedro e faz o golo que reabria a discussão pelo resultado final. Mas com uma boa reacção o Académico viria a marcar quando numa boa jogada entre Ricardo e Guilherme, este ultimo faz um chapéu de belo efeito. Era a certeza de uma vitória que viria a ser carimbada da mesma forma, desta vez por Ricardo num novo chapeu ao esforçado Diogo Cunha.
Vitória que não dá azo a contestações de uma equipa que lutou sempre por uma vitória que desta forma o fez subir na tabela classificativa
Trio de arbitragem com alguns lances de desatenção entre si, e que permitiu alguma virilidade que por vezes roçou alguma violência. Embora bastante contestado, nenhumas das decisões foi fulcral para o resultado final.

Melhor jogador: Guilherme. Sendo este o seu primeiro ano neste escalão, conseguiu agarrar a titularidade e neste jogo mais uma boa prestação, onde a raça, velocidade e intensidade fez com que a defensiva unionista estivesse sempre atenta. A sua actuação foi premiada com um golo de belo efeito que foi a cereja no topo do bolo.
In: Jogo academista, cheio de intensidade e querer que levou a uma vitória merecida, que teve dois momentos sublimes que foram os golos de Guilherme e Ricardo.
Out: Momento menos feliz de Romeu, que numa jogada sem perigo provocou a sua expulsão e que fez os seus golos terem um esforço suplementar para obter a vitória.

Outros resultados:
Poiares - Taboeira 1:1
Sanjoanense - Repesenses 2:1
Beira Mar - Núcleo Guarda 2:0
Oliveira Hospital - Anadia 2:2
Oliveirense - Marialvas 6:0

Clube

J

V

E

D

GM

GS

Pontos

Oliveirense540120212
Núcleo Guarda540115512
Repesenses531115310
U. Coimbra530217129
Beira Mar5230309
Taboeira5140537
Sanjoanense5212447
Académico Viseu5212897
Poiares5122585
Marialvas5104718

3

Anadia5014218

1

Oliveira Hospital50142211

1 comentário:

Anónimo disse...

this goal is dedicated for all players of"lusitanasportsfc" with who i was and for the coaches john fred and jack