16 agosto 2007

2 Dedos de conversa com o junior Nuno Pais

Nuno Pais, nascido a 1 de Julho de 1990, teve um longo interregno devido a uma lesão grave que se prolongou durante quase 2 anos. Mesmo assim e embora com idade de juvenil conseguiu assumir o papel de defesa central na defensiva dos Juniores.

Qual o percurso que fizeste até chegares ao Académico.
Tive a sorte de sempre ter jogado no Académico. Desde os 9 anos que jogo neste grande clube.

Durante o tempo que já joga futebol decerto já teve bons momentos. De qual te recordas mais?
Desde que jogo já passei por grandes momentos mas aqueles que mais me marcaram foram o 3ºlugar obtido num torneio em França, a passagem à fase seguinte em iniciados e consequente ida à madeira e por fim, mas decerto não menos importante, voltar a ser campeão distrital desta vez na categoria de juniores. Também de grande importância para mim, o torneio Lopes da Silva em que pela selecção de Viseu conseguimos um honroso 6º lugar.

E algum momento para esquecer?
A lesão, sem dúvida! Difícil de aceitar, de recuperar, enfim um enorme calvário…

Que treinador se lembra melhor por o ter marcado ate agora?
Aprendi com todos os treinadores que tive até este momento, mas destaco o mister Chaves e o mister Pipo como treinadores que me marcaram. O Mister Chaves confiou-me a “capitania das tropas” o que me atribui uma maior responsabilidade para com os meus colegas e o mister Pipo foi o meu primeiro treinador..e por sinal ganhámos o campeonato de escolinhas já há uns anitos..o tempo passa e este ano voltamos a partilhar outra conquista! A minha reintegração na equipa depois da lesão é da total responsabilidade do mister Pipo.

Sendo um jogador que assistiu ao término de um clube, como foi sentires o fim do CAF? Que reacção?
O término do clube deu-se enquanto tive lesionado, mas não me passou ao lado..era o meu clube de sempre, o clube que me tinha feito crescer acabara de fechar..foi difícil de aceitar mas rapidamente soube que o ACADÉMICO se iria reerguer e desta vez ainda mais forte.

Qual a tua opinião sobre este novo clube? Ou o espírito do antigo CAF mantem-se?
Mudou o nome ficou o espírito e a alma academista! Somos praticamente os mesmos e por muito que insistam em nos dizer com ar de gozo que somos jogadores do Farminhão pelo menos que essas pessoas acrescentem que o Farminhão foi campeão! Compreendo que nem todos tenham ficado felizes pelo renascer do grande Académico, pois isto apenas demonstra o “bicho” que este clube é para muita gente! Deixem-nos desenvolver o nosso trabalho! Façam a vossa parte deixem o Académico!

Como foi estar sem jogar durante quase 2 anos?
Foi horrível, foi angustiante, foi desesperante..foi tudo! Os treinos semanais, os jogos ao fim de semana tudo findara para mim. Depois do Lopes da Silva consciente de que havia algo de errado com o meu joelho procurei saber do que se tratava afinal…Quando soube foi mau de mais! Era novo de mais para ser operarado e portanto restava-me parar e deixar o tempo correr..Assim foi por muito complicado que fosse de aceitar.

O que pensou nesta fase menos feliz?
Pensei em tudo: desde abandonar definitivamente o futebol ao lutar para mostrar que não tinha “morrido pró futebol”. Felizmente fiz a opção correcta.

Vindo de uma lesão consegui impor-se na defesa academista? Estava a espera que isso acontece-se no seu regresso de forma tão rápida?
O meu grande objectivo quando voltei a treinar era recuperar completamente da minha lesão, nada mais me passava na cabeça. Queria trabalhar, e trabalhar bem para ficar completamente recuperado para a época seguinte. Entretanto foram-se ultrapassando as etapas para a recuperação e o joelho não mostrava debilidades foi entretanto que comecei a alimentar o desejo de poder a voltar a ser opção..e assim foi trabalhei e foi-me concedida uma oportunidade. Sinceramente nunca esperei que surgisse assim tão rapidamente pois afinal estávamos a entrar na fase decisiva da campeonato e eu vinha de uma paragem prolongadíssima, sem ritmo, sem rotinas… A partir daí tudo foram conquistas a nível pessoal.

Após um campeonato sempre a par do Viseu e Benfica qual foi para si o jogo em que a questão de campeão se decidiu?
Sem dúvida no jogo da segunda volta contra o Viseu Benfica em que ganhamos por expressivos cinco a zero.

Nesta mesma fase final tiveram um passo atrás com o empate em casa com o Vale de Açores. Como foi digerir esse resultado?
Não foi fácil. O empate em casa não estava nas nossas contas e os nossos adversários directos não cediam pontos. Foi uma situação difícil de gerir.

Qual a opinião sobre os “rivais” que defrontou nesta fase final? O mais difícil e o mais acessível?
Para mim sem duvida que o mais difícil foi o Lamego uma equipa aguerrida que no seu reduto até com pedras nos tentou derrubar. A lamentar.. A equipa mais frágil talvez tenha sido o Vale de Açores por mais irónico que pareça.

Qual a sensação que sentiram após terem assegurado esse mesmo título?
Uma felicidade enorme! Era o sentimento de missão cumprida.

De fora via-se que o vosso grupo era mesmo um grupo na sua totalidade. Isso foi preponderante para o êxito?
Sem dúvida! Tínhamos um grande balneário. Desde jogadores a equipa técnica todos lutávamos pelo mesmo objectivo.

Para o ano vão disputar a 2 Divisão do Nacional de Juniores, Como achas que vai ser o campeonato?
Certamente que não será fácil, mas pelo menos não seremos alvo nº1 a abater como o fomos na distrital(espero eu).

Que sonho alimenta agora?
Ajudar o Académico naquilo que puder e quem sabe dar o salto.

A nível de futebol qual o seu ídolo?
Ricardo Carvalho e John Terry

Uma palavra final para os sócios, adeptos e leitores do blog das camadas jovens.
Espero que continuem a apoiar-nos e que acreditem em nós, tanto nos momentos difíceis como nos menos difíceis.
Gostava também de agradecer e enaltecer o excelente, não é pouco, o extraordinário trabalho realizado pelo Jorge, o nosso Jorjão! Esta vitória também te pertence!

O nosso muito obrigado pela ajuda que nos deu na realização desta entrevista e votos de sucesso nesta nova época que se avizinha para que os objectivos principais sejam cumpridos.

Um abraço
Jorge Sá

3 comentários:

Anónimo disse...

q grande central é este miudo..nao tivesse tido azar e de certo ja nao estaria por aqui..para alem de defender muito bem joga de cabeça levantada gosta de sair a jogar..desejo te muito boa sorte para a próxima época..abraço
ze luis

Anónimo disse...

" Miudo " Felicidades para ti e para os teus colegas nesta proxima época, as nossas vitórias assim como a nossa amizade ficará marcada para sempre, deste teu Amigo e ex. Mister,

Gr. Abraço

José Pipo

Anónimo disse...

Nuno. Tem cuidado com o teu joelho.Muitas felicidades . Julião