06 julho 2007

Conversando com o capitão Pipa

Manuel Pipa, nascido a 4 de Junho de 1992, é um jogador dos Iniciados do Académico de Viseu. É o fantasista da equipa que consegue distribuir o jogo para os seus colegas atacantes sendo um dos esteios de uma equipa que conseguiu o seu objectivo principal que era o acesso aos Nacionais. Recentemente foi chamado à equipa da selecção de Viseu, o que mostra o seu real valor


Qual o percurso até chegares ao Académico.
Nunca tive um percurso até chegar ao Académico, decidi que queria jogar futebol e logo de imediato escolhi o CAF, a melhor escola de formação de Viseu na altura. E o resultado vê-se agora, com os belíssimos jogadores que tem formado.


Durante o tempo que já jogas futebol decerto já tiveste bons momentos. De qual te recorda mais?
Sem dúvida, a época de 2º ano de infantil, com o mister João, um campeonato conseguido com uma vitória por 7-1 e um percurso até lá, sem uma única derrota.

E algum momento para esquecer?
Sim, além de não ter sido o meu escalão e além de ter tido a honra de ajudar nos juvenis nesta época, acho que o objectivo e obrigação era subir as Nacionais, mas tudo começou logo mal e já era tarde.

Que treinador te lembras melhor por te ter marcado ate agora?
Para mim, ainda não houve um único mau treinador que me tenha treinado, a mim e aos meus colegas. Campeões de escolas com o mister Vitinho, boa época com o mister Mirandez, onde acho que foi aí que dei “ o salto “ enquanto jogador, e depois para aprofundar tudo o que aprendi, mister João, com quem ganhei dois títulos.
Sendo um jogador que assistiu ao término de um clube, como foi sentires o fim do CAF? Que reacção?
Como todas as semanas, os jogadores preparavam-se para mais um treino, e naquela altura estávamos em 4º no campeonato Nacional, quando vimos que se reuniram muitas pessoas da direcção do clube. Comunicaram-nos o sucedido, e ninguém queria acreditar, em redor via todos os meus colegas chorar. Dirigimo-nos até la fora, com a angustia e a frustração de não termos sido os culpados de nada. Mas mesmo assim cantávamos pelo CAF, todos abraçados, todos a saltar.

Qual o jogo ou jogos que custou mais a pontuar?
Este ano sem duvida, frente ao Viseu e Benfica, equipa que lutou muito para fazer sofrer o CAF.
Após um campeonato sempre a par do Viseu e Benfica qual foi para ti o jogo em que a questão de campeão se decidiu?
O ultimo contra o Viseu Benfica, decerto. Grande jogo, muita garra, muito querer.
Qual a opinião sobre os “rivais” que defrontou nesta fase final? O mais difícil e o mais acessível?
Mais difícil, como durante toda a época, o Viseu Benfica. O mais acessível foi o Cinfães, equipa que pouco percebe de “ bom futebol “.

Sendo o capitão de equipa, o que achas que um jogador precisa de ter para assumir esse papel tão importante?
Primeiro, muita responsabilidade, tem de ser o jogador que mais quer ganhar, que consegue obter a correspondência dos colegas quando dá uma “ ordem “ e principalmente, grande confiança por parte do treinador e colegas.
Qual a importância que um capitão deve ter na equipa e no grupo?
O capitão deve ser aquele que nunca desiste, em nenhum momento, o que consegue transmitir a ideia do mister para dentro do campo, aquele que tem de conseguir unir o grupo quando algo menos bom se passa.

Sendo das equipas que mais gente levava aos estádios pode-se dizer que esse apoio foi fundamental para a concretização dos vossos objectivos?
Sim sim, ao contrário de outros escalões, sempre tivemos o apoio de pais e adeptos, o que nos dava uma maior vontade de ganhar por este Académico que amamos.

Para o ano vão disputar o Nacional de Iniciados, Como achas que vai ser o campeonato?
Eu não vou fazer parte desse grupo, mas acho que não vai ser nada fácil para os meus colegas iniciados, uma vez que é o campeonato Nacional, mas têm um bom grupo de trabalho para aperfeiçoar.

Que sonho alimentas agora?
O meu sonho é chegar a profissional de futebol, tenho cumprido grandes objectivos como estar na selecção nacional, ter convites para me mostrar por parte de clubes grandes como Sporting e Benfica e tudo graças a formação que o CAF me proporcionou.
A nível de futebol qual o teu ídolo?
Não tenho um ídolo, mas tenho admiração por todos aqueles que passam momentos difíceis na vida, para não falar apenas no futebol, e que nunca desistem e conseguem alcançar o seu sonho. Tudo é possível…uma mensagem para todos os meus colegas. Basta querer.
Uma palavra final para os sócios, adeptos e leitores do blog das camadas jovens.
Queria apenas dizer que representar o académico é uma honra para nós, é o clube que amamos desde pequenos, pelo qual lutamos desde pequenos. Acreditem em nós, apoiem-nos, porque decerto vamos mostrar a força do Académico nesta próxima temporada.
ACADEMICO NO CORAÇÃO.

O nosso muito obrigado pela ajuda que nos deu na realização desta entrevista e votos de sucesso nesta nova época que se avizinha para que os objectivos principais sejam cumpridos.

Um abraço
Jorge Sá

6 comentários:

Anónimo disse...

pipaaa =)

po ano la estamoss na destrital =(.

akele grand abraço *

Anónimo disse...

ass: ferreirinha

Anónimo disse...

G'andaaaaa MANEEELLLL!!! =D



Ass. João Aguiar

Anónimo disse...

sim sim o miudo pipa ta lá xD

:P


:)



Nuno Pais

Anónimo disse...

obrigado puto!e grande adjunto lol

Anónimo disse...

E bem e bem menino jesus! ;)
ass: david