12 setembro 2004

Da goleada iminente à vitória sofrida

Académico de Viseu 1 -0 Famalicão
Marcadores: Mário (87m)
Árbitro: Joaquim Assunção (Aveiro) Assistentes: Manuel Pinto e António Assunção
Académico de Viseu: Márcio, Ricardo, André, Simões, Fábio Santiago, Caldeira, Costa, Fábio Santos, Yanick, Ito e André Rebelo
Substituições: André Rebelo por Mário (45m), André por Calico (50m) e Fábio Santos por Bruno (72 min)
Treinador: José Pipo

Famalicao: João, Hélder, Flávio, Rui, David, Paixoto, Vitor, Joel, Paulinho, João Passos, Pedro Miguel
Substituições: Paulinho por Telmo(45m), Flávio por Tiago Pinto (50m) e Hélder por Jorge (61m)
Treinador: Domingos Pereira

Acção disciplinar:
Cartões amarelos: Peixoto (23m)

Aquilo que parecia ser destinado a uma vitória categórica resultou numa vitória magra.
Após um periodo inicial onde nenhuma das equipas conseguiu o domínio da partida e só aos 20 minutos é que surgiu a primeira verdadeira oportunidade de golo, por intermédio de Ito que se deixa desarmar mesmo sobre a hora do remate. Ito volta a provocar bastante perigo aos 24 minutos quando numa triangulação com Yanick, surge isolado e remata, fazendo a bola rasar o poste.
Passado poucos minutos Ito remata e leva a bola a embater na base do poste da baliza famalicense.
Mesmo no término da primeira parte André Rebelo com um remate aparatoso leva João a fazer uma defesa bastante apertada.
No final da primeira parte o resultado ajustava-se, pois a turma famalicense soube defender da melhor forma e partir para alguns lances sem muito perigo diga-se de contra-ataque. Mas a haver um vencedor esse seria decerto o Académico.
Ao intervalo os terinadores mexem nas duas equipas e será aí que o Académico ganha um maior pendor atacante, quando Mário substitui o muito apagado André Rebelo.
Desta forma com este jogador, o Académico entra melhor e dispõe de 3 oportunidades de golo mas que não soube aproveitar.
Aproveitando o adiantamento academista o Famalicão cria perigo por duas vezes seguidas, por intermédio de Pedro que não soube aproveitar a liberdade que a defesa academista lhe deu.
À entrada dos 15 minutos finais o Académico continua a apertar e dispõe num espaço de 5 minutos de 4 jogadas de enorme perigo, onde por inépcia atacante, sorte e uma enorme actuação de João, o marcador continua por colorir.
Quando já todos pensavam que o empate seria o resultado final, o "joker" Mário à saída da área fuzila a baliza levando bola a anichar-se no fundo da baliza.
Era finalmente aberta uma brecha na forte defesa famalicense. Até ao final restou ao Académico segurar este resultado.
Com tudo isto, o Académico foi um vencedor justo, onde a turma do Famalicão surpreendeu pela sua forte defesa e um contra-ataque muito rápido.
O árbitro embora não prejudicando nenhuma das contendas, conseguiu enervar quer atletas quer publico marcando por vezes faltas inexistentes e deixando por assinalar outras nítidas.
Uma palavra final para os adeptos do Académico. É altura de dar as mãos e apoiar o clube e essencialmente os jogadores e não ir para o estádio e estar a criticar quase 90 minutos os jogadores. É uma equipa nova e que precisa de todo o apoio de forma a crescer a dar muitas alegrias!

Sem comentários: